tag:blogger.com,1999:blog-10778439.post7012772865170575025..comments2023-11-03T09:35:34.472+00:00Comments on Persuacção - a força dos argumentos: O abandono definitivo do TGV ou um Pais adiado a caminho da implosão.Paulo Mourahttp://www.blogger.com/profile/17483762214641773299noreply@blogger.comBlogger42125tag:blogger.com,1999:blog-10778439.post-73946669181402577812012-08-26T22:04:36.859+01:002012-08-26T22:04:36.859+01:00Chega, Maurício! Já há muito que ultrapassou todos...Chega, Maurício! Já há muito que ultrapassou todos os limites de razoabilidade!<br />Fechei os comentários.São Rosashttps://www.blogger.com/profile/01338303809096286104noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10778439.post-35838943488689302412012-08-26T20:01:24.274+01:002012-08-26T20:01:24.274+01:00O Dário Silva,de Oliveira do Douro,é de Aventar pa...O Dário Silva,de Oliveira do Douro,é de Aventar para o lixo um descendente de ferroviário,já afastado que gosta de combóios,e tira umas fotos,mas professor mal educado,mandei-o pescar no rio DouroÉ fruta do chão,e não andem á procura de comentários,desse individuo,que deve perceber de juntas de frequesia.Os comentários da seita aão lixo do contentor.Resumindo não presta nenhum.Agora atacam sem dados um ex ferroviário com destinções,a quem pediram colaboração.Brinquem uns com os outros devem ter muito vagar.Ofendam as vossas familias.Oa do Aventar são iguais á Seita!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10778439.post-1926873944780138552012-07-19T14:25:54.329+01:002012-07-19T14:25:54.329+01:00Temos dito. Assunto encerrado.Temos dito. Assunto encerrado.São Rosashttps://www.blogger.com/profile/01338303809096286104noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10778439.post-23320797077448576442012-07-19T09:14:53.889+01:002012-07-19T09:14:53.889+01:00Eu também acho muito bem que o senhor anónimo, per...Eu também acho muito bem que o senhor anónimo, perito em comboios de cordel e de bitolas tolas de régua na tola não comente neste blogue. Aliás não fez qualquer comentário a não ser repetir umas coisas vagas sobre trajectos de linhas sem qualquer ideia de fundo, abrangente e enriquecedora. <br />Depois fala em que as questões deste tipo deveriam ser deixadas para peritos. Ora se ele é um perito e não consegue dizer mais do encher uma caixa de comentários com considerações confusas sobre as diferenças entre diversas bitolas, vou ali e já venho com a sua sapiência sobre o assunto em que se diz ser super-conhecedor.<br />A sua indexação de conhecimentos sobre todo o universo ferrovíario a partir da sua posição de ex-chefe de estação é tão verosímil quanto a do porteiro Pereirinha que foi porteiro do prédio de um cunhado meu em Setubal durante trinta anos mas poucou ou nada sabia de portas e fechaduras a não ser que serviam para abrir e para fechar...<br /><br />O que o senhor anónimo <i>ex-chefe-engenheiro-engenhocas-caçador-de-minhocas-que-tudo-sabe-e-os-outros-são-uma-data-de-tontos-que-deveriam-estar-calados </i>repetiu até à náusea e que ninguém <i><b>" sensurou "</b></i> foram banalidades que se esgotam - a qualquer interessado - num breve consulta de qualquer manual técnico ferroviário e mais rapidamente até nos tempos de hoje na internet onde desde as abordagens mais ligeiras até as mais técnicas são possiveis.<br /><br />Pois é. É duro de ouvir. <br />Afinal o senhor, que andou no meio de comboios, que mandou parar comboios e dar ordem de partida aos mesmos, pouco foi mais do que o porteiro Pereirinha, e lamento dizer-lhe até pelo respeito que a idade merece, que se aquilo que o senhor levou até ao enjoo foi conhecimento de comboios, então pouco mais do que nada percebe, pois a qualquer um de nós nos basta ler meia página de um manual atrás referido para termos os mesmos dados de que o senhor tanto se fanfarroneia ser sabedor. <br />A sua presunção de "estatus" através destes meios, é até triste e pacóvia e só uma paciente condescendência foi sua cúmplice na sua Quixotesca abordagem, pois outros não tiveram nem metade da pachorra e rapidamente o relagaram ao silêncio.<br />Descortino até, após ter lido alguns comentários seus noutros blogues, que deve haver alguma pertubação de personalidade que o leva à necessidade de ter que arranjar forma de rebaixar os que consigo trocam opiniões, coisa que de forma alguma o eleva como muito subjectivamente deve julgar.<br /><br />Pois bem, para o seu caso há excelentes profissionais, uns usam comprimidos, outros a técnica do sofá sobre o qual o senhor poderá destilar longamente sobre as suas mágoas e recalcamentos que repetidamente, mais pelo comboio dos torresmos do que por TGV, de forma contínua à superficie lhe afloram, e acredite. tanto mal lhe fazem...<br /> <br />A vida é uma aprendizagem permanente. Todos, eu incluído, temos muito a aprender sobre muita coisa e também também comboios e sabêmo-lo. Mas o senhor, sim você, <b>Sr Ex-Chefe de Estação</b>, também o senhor tem muito a aprender sobre o tema, ou será que tem alguma dúvida????<br /> Só que enquanto nós o sabemos, o senhor parece tê-lo esquecido. Há coisas que a par da sabedoria, vem com a idade. Mas eu não o <i> sensuro</i>: há quem disso se esqueça....Charliehttps://www.blogger.com/profile/15560899977450707994noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10778439.post-38740304559956485372012-07-18T13:52:36.006+01:002012-07-18T13:52:36.006+01:00Acho bem! Sinceramente, desejo-lhe muita saúde e a...Acho bem! Sinceramente, desejo-lhe muita saúde e anos de vida. Mas não volte a comentar aqui.São Rosashttps://www.blogger.com/profile/01338303809096286104noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10778439.post-57411951766710372592012-07-18T13:01:20.183+01:002012-07-18T13:01:20.183+01:00São Rosas:De combóios nada percebem,são umas nulid...São Rosas:De combóios nada percebem,são umas nulidades,nunca deviam fazer comentários.Os temas TGV combóios são para alguns profissionais.Os temas das escolas são outros muito diferentes.Não devem comentar o que não sabem nada.Os seus comentários,uma nulidade completa.Fez bem em retirar os meus comentarios do seu blogue.Não sabia que era a chefe da sensura nos comentários,como nos velhos tempos da PID.A Seitinha,pode ficar descansada,que não vão apagar comentários meus.Tenho visto as brincadeiras duns com os outros,isso é tudo lixo!Foi pena terem utelizado os meus comentários num blogue.Nunca nais entro nos blogues da Seitinha.Morreram.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10778439.post-28874056814805734722012-07-18T09:01:04.189+01:002012-07-18T09:01:04.189+01:00São Rosas.O meu blogue não o consigo encontrar:htt...São Rosas.O meu blogue não o consigo encontrar:http://cid-575e35e78debe441.spaces.live.com/ Nas aulas sempre gostei dos professores que repetiam.Quando me ofendem,ponho de lado.Como teve o cuidado de ir á procura,de ataques passados á dois anos.Foi tempo perdido mencionar os dados.Foi á procura de lixo de á dois anos,obrigado pelo seu cuidado.Ex chefe de estação e de combóios na estrela de Évora.Mauricio Arrais.Mauricio Arraisnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10778439.post-4461405922038472062012-07-17T14:54:14.780+01:002012-07-17T14:54:14.780+01:00Maurício, já chega (e sobra). Passarei a apagar, s...Maurício, já chega (e sobra). Passarei a apagar, sem mais aviso, comentários repetidos ou que não tenham nada a ver com a temática do que é publicado.São Rosashttps://www.blogger.com/profile/01338303809096286104noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10778439.post-68251013858631280492012-07-17T14:06:03.529+01:002012-07-17T14:06:03.529+01:00Sandrinha:HONRA E GLÒRIA.De Portugal eram naturais...Sandrinha:HONRA E GLÒRIA.De Portugal eram naturais.Os Arrais navegadores afamados.Foram guerreiros,fidalgos e cavaleiros reais.Muitos dos nossos antepassados.Mauricio Arrais.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10778439.post-4982000099755086522012-07-16T13:53:54.125+01:002012-07-16T13:53:54.125+01:00Procurei esse blogue que indica e não o encontro. ...Procurei esse blogue que indica e não o encontro. Tem o link?<br />Quanto à repetição dos seus comentários, gosta mesmo disso, Maurício. Pelos vistos aqui já os repetiu do blog Aventar... e teve respostas de que não gostou:<br /><br />http://aventar.eu/2010/06/11/oaris/São Rosashttps://www.blogger.com/profile/01338303809096286104noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10778439.post-60179719464473928702012-07-16T13:10:46.466+01:002012-07-16T13:10:46.466+01:00Charlie,a São Rosas não gostou de eu repetir vária...Charlie,a São Rosas não gostou de eu repetir várias vezes,mas eu sou assim sempre gostei de repetir,é bom.Serve para avivar memórias !Tenho o blogue a HISTORIA DOS ARRAIS NO MUNDO,que pode englobar no blogue.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10778439.post-8105528926992684312012-07-16T09:03:26.263+01:002012-07-16T09:03:26.263+01:00Creio que o sr Maurício já explanou bem o seu pont...Creio que o sr Maurício já explanou bem o seu ponto de vista.<br /> <br />Os trajectos seguidos pelo TGV tem muito a ver com as características do terreno e toda a gente sabe que é incomparávelmente mais barato construir e até corrigir o traçado de uma via férrea em terreno plano como é o caso do Alentejo. Por outro lado, a filosofia do TGV é o da ligação entre grandes urbes e a grandes distâncias, um transporte cuja velocidade de ligação não se compadece com paragens constantes. O TGV é um comboio que só faz sentido se ligar passageiros entre Lisboa Elva-Badajoz- Madrid no espaço de duas horas e picos. O mesmo vale para um eventual traçado Lisboa- Coímbra- Porto- Vigo. O mesmo traçado pode ser utilizado nos intervalos para transporte de mercadorias mais pesadas, mas as ligeiras tipo encomendas expresso viajam sem qualquer problema por estes meios tal como se faz em espanha frança. Mas isto faz parte do bom senso e boa gestão e não se está aqui a inventar a pólvora, não é? Já sabe isto tudo de forma sobeja e senhor já o disse repetidamente.<br /><br />Uma vez que o senhor já explicou por diversas vezes o seu ponto de vista e eu já fiz o mesmo não irei dar continuidade a este tema, a não ser que algo de novo se possa acrescentar. <br />Por isso, não me leve a mal, mas darei a partir de agora o assunto neste blogue por encerrado, e eu não responderei mais pois corro o risco de repetição e começar a discorrer em círculo, repetindo uma e outra vez o mesmo. <br /><br />Quanto à sua observação final....<br /><br />A minha "fiscal", a São...é ela sim a dona do blogue, eu sou apenas convidado.<br />Seja como for, muito obrigado pelas suas preciosas observações e aguardo os seus comentários se no futuro se fizer outro post sobre o tema.Charliehttps://www.blogger.com/profile/15560899977450707994noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10778439.post-86258987626339901262012-07-15T20:50:16.710+01:002012-07-15T20:50:16.710+01:00Charlie:Estou tramado fiz algumas repetições,no co...Charlie:Estou tramado fiz algumas repetições,no comentário.A sua fiscal não deixa passar nada.Ela tambem aproveitou o ,,,meu comentário,para o blogue .Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10778439.post-37935762802219829902012-07-15T20:23:35.674+01:002012-07-15T20:23:35.674+01:00Charlie:Em Portugal os combóios estão atrasados 30...Charlie:Em Portugal os combóios estão atrasados 30 anos,pelo menos.Encerraram 800km de linhas,algumas as mais rentáveis,sem consultar as estatisticas mensais das estações.O Alentejo que era o celeiro de Portugal,enviou toda a farinha de trigo, para os alemães fazerem a guerra,e tambem todo o volframeo,para o armamento.A Espanha ainda contribuiu mais.O Hitler,pagou cerca de 800 toneladas de ouro em barras a Portugal roubado a judeus e outros.Em 1980 já eu estava reformado,as linhas deviam ter sido renovadas.As linhas do Sul e Sueste eram PATRIMÒNIO DO ESTADO,assim como as linhas de via reduzida.Nos comentários anteriores já disse o mais importante.Já mencionei nalguns comentários,as grandes linhas,com as auto estradas ao seu lado,numa concorrencia de morte.Foram milhões de euros espalhados por vales e montes sem nessecidade.Agora não tem dinheiro,para o TGV.Fizeram a aposta errada na Rodóvia,em vez de renovarem a REDE FERROVIÀRIA,como fizeram muitos paises.Como julgo que sabe as nosssas linhas tem bons perfis.Julgo que o LUSITÀNIA EXPRESSO,saindo de Lisboa Oriente pela fronteira de Marvão,com unidades de dois pisos,talvez triplas,pode circular a uma velocidade média de 220km/h,o que já é muito bom.O combóio de alta velocidade é um erro circular pelo Alentejo via Caia,muitos quilómetros a mais,e sem movimento de passageiros.A fronteira para passageiros e mercadorias deve ser a de Marvão e não a do Caia,com muitos quilómetros a mais.È preciso ver as distàncias,e não fazer aquilo que Bruxelas manda.As linhas do Alentejo,são as indicadas para os combóios de mercadorias, de Sines e Setubal,via Portalegre,Marvão.As carruagens,devem ser todas de dois pisos e os vagons todos com a caixa maior.As bitolas é uma istória,em que a França e Alemanha,enrolam Portugal e Espanha.Não é preciso a ponte faraónica.Os comb+oios de mercadorias,todos em dupla tração.A febrica de travessas de betão do Tramsgal,está encerrada por falta de encomendas da REFER.Tenho dito.ex chefe de estação e de combóios da estrela de Evora.Mauricio Arrais.Abrantes,Mauricio Arrais.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10778439.post-5546266563175151422012-07-15T13:04:06.965+01:002012-07-15T13:04:06.965+01:00Os tempos são os de potenciar a economia pela flui...Os tempos são os de potenciar a economia pela fluidez dos escoamentos de pessoas e produções. Aí sim o comboio rivaliza em comodidade e rapidez com qualquer outro meio de transporte, sendo o mais económico e ecológico de todos!<br />E dado isto, estamos perante uma situação em que mais uma vez importa sairmos da nossa pequenez e à distancia olharmos para o mapa da Europa. Um exercício difícil ao que parece, após tanta asneira de que os nossos eleitos não se podem orgulhar. <br />Olhe-se para Madrid, uma megalópole metropolitana, uma imensa área consumidora situada no meio da Península que conta com mais de cinco milhões de almas. Visto o mapa ao longe, temos a dois dedos o maior porto de águas profundas da Europa, o primeiro ancoradouro Europeu para os navios chegados do Atlântico. <br />De que estamos à espera para ter uma linha rápida que deixe pelo serviço prestado os dividendos de que desesperadamente precisamos?<br />Os receios pacóvios que Paulo Portas ventilou sobre os Madrileños que<i><b> " assim viriam todos os dias às nossas praias de lisboa" </b></i>é ou não é uma perfeita tonteria e estupidez? <br />Tomara que viessem todos os dias milhares deles com os bolsos cheios de euros para gastar, que mesmo por poucos que fossem devido à crise, seriam sempre bem vindos. <br />Dos receios parvos do Paulo Portas, não enfermaram os Espanhóis que não hesitaram em ligar o seu país a França. e o projecto é o de substituir a prazo e progressivamente TODAS as linhas existentes no território Espanhol pela única bitola Europeia, e que é precisamente a do TGV. As razões desta atitude casam aliás com a do projecto da moeda europeia. Embora esta esteja a passar um período complicado com as contradições dos ajustamentos das economias dos diversos países, não há nenhum que queria mudar para as velhas moedas. Talvez devesse ter havido um prazo maior de adaptação, mas o facto é o de que a moeda única veio para ficar.<br /> O mesmo se passa com o TGV, serodiamente "enterrado para sempre" pelo nosso infeliz e tristão primeiro ministro. :(<br /><br />Sintetizando, o TGV é algo que mais tarde ou mais cedo terá de ser construído.- Os arautos das desgraças, os Velhos do Restelo irão continuar a bradar Apocalipses. Os mesmos que diziam ir ser um fracasso a Expo 98, os mesmos que diziam que o Alqueva precisaria de 100 anos para encher, e que se calaram quando a barragem encheu no primeiro inverno após a sua conclusão.<br />Os cães ladram mas os comboios passam, de carruagens em fila, como nas caravanas, sejam quais forem as bitolas.Charliehttps://www.blogger.com/profile/15560899977450707994noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10778439.post-53753341556757014052012-07-15T13:03:33.163+01:002012-07-15T13:03:33.163+01:00Meu caro leitor e comentador, ora anónimo ora reve...Meu caro leitor e comentador, ora anónimo ora revelado Maurício.<br />Não me outorgo o direito de considerar-me perito em ferrovias embora sendo descendente de um avô ferroviário. A parentalidade não dá graus automáticos de conhecimentos. <br />A verdade contudo é que a demasiada proximidade com os factos pode fazer-nos perder a vista geral, tal como num quadro ( o velho exemplo). Ver melhor é ver mais longe. <br />Como entenderá, sou como o senhor o é na sua área, perito na minha profissão mas isso não me deve levar ao ponto de postar num blogue genérico profundidades técnicas e pormenores de uma natureza tal que o grande público consideraria herméticos e desinteressantes. <br />Daí que se discuta e publique neste blogue, as questões e opiniões com carácter de fundo, tentando ser simples e abrangente. <br />E assim, dentro destes preceitos irei dar-lhe- não a noção técnica, que dessa o senhor é mais do que entendido-, mas a estratégica dos diferentes perfis europeus das linhas ferroviárias, além de repetir noutros moldes o que penso sobre o TGV. <br />A questão das bitolas, adoptadas em medidas diferentes por todos os países da Europa, copiadas de serviços mineiros ou quaisquer outros, deveu-se fundamentalmente à desconfiança entre os Estados componentes deste velho continente. Após as invasões Napoleónicas, os governantes viram no transporte ferroviário,um meio potencial terrível de ocupação <i> Blitzkrieg</i> ou seja operação guerra-relámpago, em que um pais podia ser rapidamente ocupado por parte de outro. As tropas a bordo de um comboio poderiam invadir qualquer território em poucas horas se as linhas fossem de bitola contínua e não mudassem nas fronteiras. <br />Foi isto que levou à adopção de diferentes bitolas. Com medidas diferentes de vias e material circulante, dificilmente o factor surpresa poderia ser um activo estratégico em qualquer plano militar a partir da utilização desse meio.<br />Regressando aos momentos actuais e ultrapassados- quer pelos avanços tecnológicos com novos meios de transporte quer pela alteração dos ambientes políticos-, vemos como o valor estratégico e militar deste meio de transporte se esgotou. <br />Os terrores que no sec XIX e ainda na primeira metade do XX, os poderes tinham em relação aos eixos ferroviários e as suas vulnerabilidades em caso de conflito latente ou aberto não mais fazem sentido. Pode dizer-se até que o comboio, militarmente, é um meio vulnerável e obsoleto, fácil de sabotar ou de abater por aeronaves.Charliehttps://www.blogger.com/profile/15560899977450707994noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10778439.post-70660659168086224262012-07-11T15:46:16.633+01:002012-07-11T15:46:16.633+01:00Carissimo Charlie,julgo conhecido da~São.Quero cor...Carissimo Charlie,julgo conhecido da~São.Quero corrigir a percentagem de segurança da bitola ibérica 1,668m,sobre a europeia 1,435m,que calculo em perto de 13%,97 por cento.Mauricio Arrais.Abrantes.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10778439.post-30156202584111399962012-07-10T15:29:12.735+01:002012-07-10T15:29:12.735+01:00Charlie:Desculpe não reparei que era seu o blogue....Charlie:Desculpe não reparei que era seu o blogue.Cometeu uns erros a classificar as bitolas.A europeia 1,435m é a velha copiada em Inglaterra,numa mina de carvão,para as vagonetes em 1814 .A ibérica 1,668m é a nova bitola e a mais segura no Mundo.A bitola da India é mais larga 1,676m,mas não é tão segura nas travessas.Com ministros falhados tenho andado a perder tempo com comentários.Gastaram o dinheiro que não timham,agora não se podem renovar as linhas internacionais.Os franceses e alemães é que deviam mudar para a bitola ibérica1,668m,tem fábricas de carris a Krupp e tambem de rodados.Assim é que era correto.Mauricio Arrais.Abrantes.Mauricio Arraisnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10778439.post-68945758423174386772012-07-10T13:53:09.089+01:002012-07-10T13:53:09.089+01:00Eu é que agradeço.Eu é que agradeço.São Rosashttps://www.blogger.com/profile/01338303809096286104noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10778439.post-70252283290882800122012-07-10T10:51:08.941+01:002012-07-10T10:51:08.941+01:00São Rosas:Tambem nunca adiantou nada de válido,par...São Rosas:Tambem nunca adiantou nada de válido,para o combóio TGV,em Portugal.Não deve ter conhecimentos,válidos sobre caminhos de ferro.O melhor em minha opinião é não comentar,e perder tempo.Tenho que escrever primeiro ,um esboço do comentário para não repetir.Obrigado pelo seu reparo.Ex chrfr de estação e de combóios na estrela de Évora.Mauricio Arrais.Abrantes.Mauricio Arraisnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10778439.post-49907565304465777212012-07-06T22:53:28.375+01:002012-07-06T22:53:28.375+01:00Maurício, não vejo o que adianta estar a repetir a...Maurício, não vejo o que adianta estar a repetir a mesma ideia diversas vezes.São Rosashttps://www.blogger.com/profile/01338303809096286104noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10778439.post-86675826360223391442012-07-06T16:00:11.376+01:002012-07-06T16:00:11.376+01:00Sãozinha,que é feito de Charlie?Nunca mais deu uma...Sãozinha,que é feito de Charlie?Nunca mais deu uma ajuda para o TGV em via única para Madrid,a 200km/h.O nosso LUSITÂNIA EXPRESSO,a circular na bitola ibérica ,1,668m em via única para Madrid,é mais seguro do que os combóios que em França e Alemanha,circulam á mesma velocidade em via dupla bitola vélhinha 1,435 m do ano 1814,copiada duma mina de carvão onde circulavam vagonetas a 9km/h.em Inglaterra.Estamos no ano 2012,os combóios circulam a 570km/h.Não se pode comparar uma locomotiva com uma vagonete de carvão.A estabilidade da bitola ibérica,é maior do que a europeia cerca de 11%,6,por ser mais larga 0,233m.O ponto centrifugo do veiculo fica mais afastado,da cabeça dos dois carris.Não será assim Sãozinha Rosas?Ou a fisica é uma batata.Avocação do Snr Charlie,não são os combóios.Ex chefe de estação e de combóios na estrela de Evora.Mauricio Arrais.Abrantes.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10778439.post-77051567404282890882012-07-05T21:24:16.220+01:002012-07-05T21:24:16.220+01:00Maurício, já tinha escrito isso várias vezes.Maurício, já tinha escrito isso várias vezes.São Rosashttps://www.blogger.com/profile/01338303809096286104noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10778439.post-59082203567871167522012-07-05T21:07:39.853+01:002012-07-05T21:07:39.853+01:00O combóio LUSITÂNIA EXPRESSO,saindo de Lisboa Orie...O combóio LUSITÂNIA EXPRESSO,saindo de Lisboa Oriente,centro da cidade,pelo centro de Portugal,em bitola ibérica 1,668m,em, direção a Marvão,Madrid,Hendaia,circulando em via única de Entroncamento a Marvão,é um combóio,com mais segurança,dos que em França e Alemanha circulam em via dupla.Os combóios em Portugal devem ser todos com carruagens de dois pisos.para reduzir a metade os combóios em circulação.O combóio não deve ir alem de Hendaia,por motivo.escala serviço pessoal de trens.Não é preciso a ponte.Ex chefe de estação e de combóios da estrela de Evora.Mauricio Arrais.Abrantes.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10778439.post-19043340831750676132012-06-27T19:18:27.175+01:002012-06-27T19:18:27.175+01:00Boa tarde, Maurício Arrais. A sua posição sobre es...Boa tarde, Maurício Arrais. A sua posição sobre este tema é clara. Mas não nos compete fazer mais do que já fizemos: divulgar a sua opinião.São Rosashttps://www.blogger.com/profile/01338303809096286104noreply@blogger.com