outubro 24, 2007

Mudança de hora - avançamos com uma petição?

Mais um comentário recebido sobre este assunto, agora que estamos a menos de uma semana da mudança para a hora de inverno:

"Sou a favor de uma petição contra mudança da hora. É simplesmente deprimente sair do trabalho ou da escola já de noite. Isto quer dizer que as consequências sao tao negativas para miúdos como para graúdos. Falo por experiência própria!
Sim, ficamos com mais horas de luz para produzirmos, e o tempo de lazer e de felicidade? Querem ver as estatísticas sobre as situações de stress, de depressões e de outras patologias dos nossos dias. Viajei muito pelo Europa e asseguro-vos que não temos nada a ver com eslavos ou nórdicos que adoram acordar cedo. Temos ritmos de vida culturais diferentes e isso reflecte-se a nível biológico. Penso que a maioria dos Portugueses concorda comigo. E desde já vos digo, não me importo nada de ir trabalhar de noite, desdamente que tenha uma hora luz que me permita gozar o descanso com outras pessoas e fora de casa."

Marco Rosa

Agradeço-lhe a achega que nos dá. E se me explicar como se pode avançar com uma petição, terei todo o gosto em iniciar esse processo.
Entretanto, remeto-vos para o link ali ao lado, com uma análise argumentativa desta problemática da mudança de hora.
PM

9 comentários:

  1. E que destaque! Ainda não recuperei e já lá fui há mais de meia hora...

    ResponderEliminar
  2. 100% a favor da petição!

    ResponderEliminar
  3. Resta saber como se faz uma petição...
    Alguém sabe?

    ResponderEliminar
  4. Pergunta à São Rosas , ela está em tudo o que é peditório e abaixo assinado.
    Ai se você a conhecesse.
    Que figura de mulher!
    Tal como o senhor, não se dá nada bem com as essas manobras em que de repente pegam num país por inteiro e o atiram para o fuso horário ao lado.
    Se conseguir através dela obter algum resultado positivo no que concerne ao abaixo assinado, pode desde já contar com o preenchimento duma alínea sob a minha responsabilidade.
    Bem haja Sôtôr,
    Seu servidor
    Charlie

    ResponderEliminar
  5. E não é que lhe perguntei e ela já sabe isso tudo? A Constituição, as leis e regulamentos, as petições on-line, o formulário no site da Assembleia da República para entrega das petições... enfim, tudo. Agora, é só fazer o texto da petição. Vamos ver se consigo fazer um texto suficientemente claro, objectivo... e persuasivo ;-)

    ResponderEliminar
  6. Bem pelos vistos a petição não foi avante. Também concordo que em Portugal a mudança de horário não faz sentido nenhum.

    Gostaria de fazer uma petição mas não faço a mínima ideia por onde começar.

    ResponderEliminar
  7. Olá. Deduzo que tenha sido quem me enviou hoje um e-mail sobre este assunto. Como lhe respondi, pode ser que agora avance. Vamos ver.
    Obrigado pelo "toque de campaínha".

    ResponderEliminar
  8. Petição Criada por João Paulo Calheiros Proença de Moura em 29-10-2010

    http://www.pnetpeticoes.pt/hora

    a mudança de hora (“Hora de Verão”) deve deixar de ser efectuada em Portugal.

    ResponderEliminar