junho 28, 2017

O meu voto, outra vez, em favor do Salvador

A verdade é que vou tendendo a gostar, cada vez mais, do Salvador Sobral.
 
O comentário por ele produzido no concerto de ontem Juntos Por Todos e que - como tanto gosta de se dizer - está a «inflamar as redes sociais», reza mais ou menos assim: «Eu sempre que faço qualquer coisa vocês aplaudem. Vou mandar um peido para ver o que é que acontece», logo a seguir a um curtíssimo improviso que nem lhe saiu muito bem, denota tão-só que estamos em presença de alguém que aparenta ter os seus atributos no sítio e sabe - pasmem, ó gentes! - pensar com a própria cabeça.
 
Daí, a minha chapelada. 
 
E o Salvador Sobral não fez, como se apregoa, um «comentário humorístico». Fez, sim, um comentário crítico, de inegável frontalidade e muito a-propósito. Para além do foguetório acrítico institucionalizado, é bom ouvir uma voz com alguma lucidez que apele, pelo contrário, a um saudável espírito crítico e, já agora, fundamentado, em vez do aplauso imbecilóide ou apatetado a que estamos tão (mal) habituados.
 
Os espíritos tão cordatos e politicamente correctos que se indignam ou exasperam com esta atitude corajosa não passam disso mesmo: tão cordatos e politicamente correctos, que enjoam. 
 
Nada será definitivo, mas este Salvador, não o sendo da pátria, pelo menos ajuda-nos a preservar alguma racionalidade, no meio de tanta patetice, tanta louridão e tanta lantejoula mediática. 
 
Bem haja.

Pós-de-escrita - Talvez se o Salvador se tivesse referido a um sonoro traque, a uma conspícua ventosidade, a uma inocente flatulência ou, até, a um imponderável pum, as hordas censórias se mantivessem mais apaziguadas. Agora, um peido, na presença de tão eméritos representantes da nação? Enfim, não sei se gostaria de lhe estar na pele, ao longo dos próximos dias... 

E é vê-los, a todos e a todas, tão puros quão linguisticamente bem comportados, e que nem soltam nem largam, fisicamente, ventosidades que tais, os pobres, tão aprumados. No limite, exalam tão-só algum suspiro deliquescente... Sendo que neles o suspiro terá orifício alternativo.    
 

5 comentários:

  1. Tanta virgem [M/F] por aí, carais!...

    ResponderEliminar
  2. Verdade. E quando leio alguns comentários desaprovadores da tirada do Salvador vindos de malta do Norte onde só o Falcão das Bouças diz de forma desabrida algumas coisas, fico sem saber o que queria dizer aquele grupo do Norte com a parte da letra da canção que resava " Não há cu que não dê traque"...

    ResponderEliminar
  3. Eu seria capaz de dizer o que ele disse, naquela circunstância? Não me parece. Mas sou capaz de mandar levar na peida a quem não tolera isto e excomunga o gajo, deitando-o para a fogueira da inquisição mediática.

    ResponderEliminar
  4. Vim espreitar... e saio daqui com um enorme sorriso nos lábios! Bigada Charlie ;-)

    ResponderEliminar
  5. Vim espreitar... e saio daqui com um enorme sorriso nos lábios! Bigada Charlie ;-)

    ResponderEliminar