O Pedro Laranjeira lança este grito de revolta em nome das mulheres.
A histerectomia, remoção total do útero, é a prescrição mais habitual dos médicos quando uma mulher se queixa dos sintomas gerados por fibromiomas, tumores benignos que se desenvolvem nas paredes do útero. Neste livro, o Pedro Laranjeira alerta as mulheres para a existência de uma alternativa a essa "cirurgia irreversível, que elimina definitivamente os miomas mas impede a mulher de poder voltar a ter filhos": o tratamento por embolização.
"Em Portugal (dados de há dois anos, em hospitais públicos do continente) submeteram-se à histerectomia 11.359 mulheres, das quais 4.756 o fizeram devido à existência de miomas, ou seja... inutilmente!
No mesmo período, trataram-se por embolização, com sucesso pleno, 208 mulheres."
Percebe-se bem a revolta do Pedro Laranjeira quando tomamos conhecimento do problema e constatamos que a medicina nem sempre toma as melhores opções no interesse último da pessoa doente.
abril 19, 2009
Os maus argumentos da má medicina
abril 13, 2009
Bem haja, professor Rogério!...

Em 1986, eu e o meu irmão compilámos e publicámos em livro diversos apontamentos dele sobre episódios da sua vida como professor (com o sentido de humor e preocupações sociais que sempre demonstrou) e poemas (de fé e de amor).
Juntámos a isso tudo um texto «em jeito de biografia» em que cruzámos uma sequência cronológica de alguns dos passos da vida do professor Rogério com algumas histórias engraçadas que o nosso Pai frequentemente nos contava.
O livro, «Bem haja, professor Rogério», está disponível para quem o queira encomendar. Basta enviar-me um e-mail e eu darei todos os detalhes.

a capa

a contracapa
Subscrever:
Mensagens (Atom)