Na secção «Correio do Leitor» da revista Visão de 30 de Março de 2017, foi publicada esta carta de um leitor a respeito da mudança de hora:
Hora da Europa
"Porque não aproveitar a oportunidade de no mês de Outubro não se alterar a hora e ficarmos, tal como Espanha, com a hora da Europa? Um dos argumentos dos discordantes é o de que quem começa a laborar às 8 horas, no inverno, tem de trabalhar e ir para a escola com luz elétrica por ainda ser noite. Mas para obviar esse obstáculo não seria possível criar, de analogia com outros países, um horário de trabalho de verão e outro de inverno, este último com início às 9 horas?"
Joaquim Alberto Martins, Lisboa
Desconheço que países praticam horários de trabalho diferentes no Verão e no Inverno. Alguém me consegue esclarecer?
Quanto à sugestão que este senhor dá, não concordo. O resultado prático seria o mesmo da mudança de hora, com as suas duas quebras por ano, a martelo, da sequência natural do tempo.
Esta treta, a da idiotice da mudança da hora, quando um dia acabar vai deixar tanta perplexidade nos que estudarem depois este fenómeno à posteriori, que eles vão julgar estarem perante uma inventona.
ResponderEliminarParece que estou a ver dois estudiosos daqui a cem anos a comentarem incrédulos quando folhearem uns artigos que o tempo guardou, ( até podem ser os nossos aqui neste espaço):
" - Já viste, pá? Imagina que há cem anos os desgraçados tinham que ir para a cama uma hora mais cedo, e comer sem ter fome, levantar-se cheios de sono, para depois, já habituados, terem de aguentar mais uma hora acordados, terem de esperar mais uma hora com fome em vez de ir almoçar, serem obrigados a dormir mais uma hora todos os dias... que tinham retirado ao sono umas horas antes".
-" Epá! Não me digas! Isso era de loucos!"
Nãããã.... respondo eu do ministério do tempo, cem anos antes.-" é mesmo coisa de políticos."
Nem me digas nada...
Eliminar