agosto 10, 2006

Bom verão e boas férias para todos!


"Estimado Paulo Moura,

É para, mais uma vez, felicitá-lo pelo seu livro «Persuacção». Como sabe, li-o no ano passado. Ao fim de um ano, começo a sentir os efeitos da leitura. Já começo a interagir com os colegas perguntando de que premissas partem para a conclusão que apresentam. De facto, a maior parte da nossa argumentação é falaciosa porque quando argumentamos, argumentamos a quente, à luz das experiências e dos valores de cada um. É difícil pararmos para pensar e ter o cuidado de apresentar um argumento forte. Bom, é esta a minha opinião.

Bom Verão e Boas Férias.
Emanuel Pinho"
(recebido por e-mail)

E é também a minha opinião. Tudo seria bem diferente - para melhor, julgo eu - se todos se preocupassem em argumentar de forma racional.

3 comentários:

  1. Alguns conseguem argumentar de forma racional naturalmente. Reuniões com pessoas assim são sempre mais produtivas e menos estressantes. Mas você já percebeu que NA MAIORIA DAS VEZES aquela idéia genial, a salvação da lavoura vem justamente da pessoa que não faz isso naturalmente. Estou falando daquele que age no ímpeto da emoção, MAS aprendeu a se controlar e encontrou um ponto de equilíbrio nas duas formas de ser. :) Abraço do Beto.

    ResponderEliminar
  2. Comentário interessante.

    Por vezes estamos condicionados por determinadas crenças e paradigmas sobre os quais não temos qualquer base de sustentação.

    Abordando esta temática deixo um link com um texto humorado que demonstra de uma forma simples como muitas vezes surgem paradigmas, que originam comportamentos que por vezes nem sabemos qual a sua razão de ser.

    Abraço


    http://gestaomarketing.blogspot.com/2006/08/como-nasce-um-paradigmaum-grupo-de.html

    ResponderEliminar