outubro 30, 2006

Mudança da hora - a favor ou contra?

Estes foram os primeiros comentários recebidos. Envie-me também a sua opinião para jpcpmoura@gmail.com ou comente no final deste post. Estou a construir uma página com as ideias mais relevantes relacionadas com a mudança de hora. A sua opinião conta. Não se atrase :-)

"Num país como o nosso só razões económicas justificam a mudança da hora!" Rafael
E a minha questão é precisamente essa: se as razões económicas se devem sobrepor, nestes casos, às razões do bem estar das pessoas. Eu sou claramente adepto do primado do bem estar.
PM

"Não sei se sei responder ao teu desafio... Toda a vida me sujeitei a esta dança da mudança da hora e sempre tal me desagradou.
Os argumentos que já ouvi invocados não colhem e, nos tempos em que estamos, ainda colhem menos do que há alguns anos atrás.
Adequação ao «ritmo» da restante Europa? Então como negociaríamos com o Japão? Ou como sobreviveriam os Açores, coitados, com a diferença permanente da hora?
Aproveitar a luz do dia para economizar energia? Tretas, pois o resultado prático, no nosso país até parece ser o contrário.
Agora que essa mudança perturba o meu equilíbrio psicossomático e até metabólico, disso não tenho dúvidas.
Por outro lado, com a «síndrome do dia seguinte», amanhã [dia 30, primeiro dia da hora de Inverno] tenho por certo que metade dos compromissos vão enfermar de «desfasamento temporal» por distracção. E nesta metade, grande parte é constituída por aqueles a quem até deu jeito a desculpa...
Pois é assim: tenho cá para mim que este diktat civilizacional não faz sentido nenhum e deve ser apenas alimentado por algum organismo constituído por seniores a quem se esqueceram de avisar das outras mudanças do mundo.
Tudo isto, claro, sem perceber nada do assunto e, portanto, como soe dizer-se, salvo melhor opinião.
Um grande abraço."
OrCa
Estamos ambos a olhar para esta história como bois para um palácio (e, se somos bois, outros serão burros?!...)
PM

"Sou completamente contra a mudança de hora e não é de hoje. Portanto, a desculpa não é por estar a ficar cota e deixar de me habituar às mudanças.
Cada pessoa tem um bio-ritmo i.e. não estamos sempre bem humorados ou cheios de energia o tempo todo desde que acordamos até que nos deitamos. Há umas curvas que oscilam entre picos de energia e baixas de energia. Há pessoas que funcionam melhor de manhã, outras à tarde e há ainda quem trabalhe melhor à noite.
A mudança de hora vai transtornar este bio-ritmo duas vezes por ano. Temos que reorganizar o cérebro e o corpo de forma a mudar a hora de acordar e deitar, o que nem sempre é fácil, como por exemplo, para as pessoas que sofrem de insónias e têm ordens do médico para se deitarem à mesma hora. Ganhar ritmos estáveis de sono. A mudança de horário vai perturbar este ritmo.
Outro motivo por que sou contra é a hora das refeições. Temos que habituar o estômago a comer mais cedo 1h ou mais tarde. Também vai transtornar a nossa saúde.
Relativamente à mudança de horário de inverno, toda a gente sabe que depois do Verão muita gente sofre duma espécie de depressão pós-férias e passar de repente de ser noite às 19h para as 17h ainda deprime mais as pessoas.
Depois, continuo a não entender em que parte se poupa energia se às 16h30 em dias de muita chuva já não se enxerga nada dentro dos edifícios. Poupa-se em quê? Penso que o Governo e a EDP é que ganham em se gastar mais energia com o acender precoce das luzes!
Outro motivo por que não concordo com a mudança de horário é que acendendo mais cedo as luzes gasta-se mais energia e consequentemente poluimos mais o ar, o que vai fazer aumentar o buraco da camada do ozono, aumentar o aquecimento global do planeta, fazer subir o nível das águas, etc. etc.
E pronto, aposto que se procurasse outras razões ainda encontraria algumas mas o comentário já vai longo.
Beijinhos, Paulo. Espero ter contribuido para a discussão :)"

Jacky
Ainda bem que a mudança de hora não te retirou nadinha da tua capacidade intelectual, Jacky. Um beijo também para ti.
PM

outubro 28, 2006

Mudança da Hora - uma bela ideia ou uma chatice?

No dia 29 de Outubro tem início o período de Hora de Inverno. Assim, às 2h00 do dia 29 (madrugada de domingo), os relógios são atrasados de 60 minutos.

Desde sempre esta temática da mudança da hora (hora de Verão / hora de Inverno) me despertou muita curiosidade. Pessoalmente, penso que traz mais inconvenientes que vantagens. Mas o facto é que, se existe muita documentação sobre este tema, principalmente anglo-saxónica (procurem estudos sobre «DST - Daylight Saving Time»), não encontro nenhuma página em português que trate esta problemática com a abrangência que permita uma avaliação racional do problema.
Sabe os argumentos que levam ao procedimento de mudança de hora? Eu não. E é um tema interessantíssimo para estudar no âmbito da argumentação racional. É o que vou tentar fazer (com a vossa ajuda e participação): com base numa estrutura argumentativa, recolher dados, justificações, restrições, fundamentos e refutações, de forma a que possamos chegar a conclusões (com qualificadores e excepções) por nós próprios, de forma racional.
Vamos a isso?

Publicidade ambígua

A publicidade é uma forma de argumentação que tenta persuadir o receptor a comprar um bem ou a utilizar um serviço.
Há casos pontuais de publicidade em que se usa uma imagem e/ou frase ambíguas para despertar a curiosidade (normalmente seguida pelo esclarecimento do que se pretende transmitir. Mas fora essas excepções, publicidade não deve rimar com ambiguidade.
Os logotipos (de empresas ou produtos), como são uma «cara» que se mantém - espera-se sempre - por bastante tempo, devem por isso ser escolhidos com especial cuidado.
Um exemplo de logotipo que se presta a ambiguidades é este, de um restaurante em Janeiro de Cima (perto do Fundão):
É restaurante Fiado ou restaurante Fado? Penso que seja restaurante Fiado, mas a extensão do que deverá ser o «i» confunde a leitura. Isto é agravado no caso deste anúncio, porque até está a promover «noites de fado».