outubro 28, 2006

Publicidade ambígua

A publicidade é uma forma de argumentação que tenta persuadir o receptor a comprar um bem ou a utilizar um serviço.
Há casos pontuais de publicidade em que se usa uma imagem e/ou frase ambíguas para despertar a curiosidade (normalmente seguida pelo esclarecimento do que se pretende transmitir. Mas fora essas excepções, publicidade não deve rimar com ambiguidade.
Os logotipos (de empresas ou produtos), como são uma «cara» que se mantém - espera-se sempre - por bastante tempo, devem por isso ser escolhidos com especial cuidado.
Um exemplo de logotipo que se presta a ambiguidades é este, de um restaurante em Janeiro de Cima (perto do Fundão):
É restaurante Fiado ou restaurante Fado? Penso que seja restaurante Fiado, mas a extensão do que deverá ser o «i» confunde a leitura. Isto é agravado no caso deste anúncio, porque até está a promover «noites de fado».

4 comentários:

  1. Dava jeito era promover "noites de FIADO". Até sabia bem uma deslocação ao Fundão, em jeio de passeio, para uma bela noite de fiado.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Bem pensado, Alegrão. Eu também alinhava nessa. Até lhes levava um manguito do Zé Povinho (dos mais baratos) para lhes oferecer :-)

    ResponderEliminar
  3. Se dúvida que mentes fechadas e conservadoras encontrem dificuldades na interpretação de diferentes linguagens gráficas contemporâneas. Pior ainda, é falar de uma marca que nem sequer conhece a aplicação real da sua comunicação nas mais variadas vertentes.Sem dúvida que é um cliente fácil de convencer...
    Com tantas aberrações gráficas na sua região como ousa falar de um tabalho tão interessante quanto o que foi desenvolvido para este restaurante!

    ResponderEliminar
  4. Por norma não respondo a comentários anónimos. O seu português também não é muito claro, mas se percebi, acha que este grafismo está claro. É uma opinião. Respeito-a. Agradeço que respeite a minha. E que leia com atenção o que eu escrevi. Vê ali algum ataque pessoal? No seu texto vejo... e não gosto.

    ResponderEliminar