outubro 28, 2006

Mudança da Hora - uma bela ideia ou uma chatice?

No dia 29 de Outubro tem início o período de Hora de Inverno. Assim, às 2h00 do dia 29 (madrugada de domingo), os relógios são atrasados de 60 minutos.

Desde sempre esta temática da mudança da hora (hora de Verão / hora de Inverno) me despertou muita curiosidade. Pessoalmente, penso que traz mais inconvenientes que vantagens. Mas o facto é que, se existe muita documentação sobre este tema, principalmente anglo-saxónica (procurem estudos sobre «DST - Daylight Saving Time»), não encontro nenhuma página em português que trate esta problemática com a abrangência que permita uma avaliação racional do problema.
Sabe os argumentos que levam ao procedimento de mudança de hora? Eu não. E é um tema interessantíssimo para estudar no âmbito da argumentação racional. É o que vou tentar fazer (com a vossa ajuda e participação): com base numa estrutura argumentativa, recolher dados, justificações, restrições, fundamentos e refutações, de forma a que possamos chegar a conclusões (com qualificadores e excepções) por nós próprios, de forma racional.
Vamos a isso?

12 comentários:

  1. Num país como o nosso só razões económicas justificam a mudança da hora!

    ResponderEliminar
  2. E a minha questão é precisamente essa: se as razões económicas se devem sobrepor, nestes casos, às razões do bem estar das pessoas. Eu sou claramente adepto do primado do bem estar.

    ResponderEliminar
  3. Não sei se sei responder ao teu desafio... Toda a vida me sujeitei a esta dança da mudança da hora e sempre tal me desagradou.

    Os argumentos que já ouvi invocados não colhem e, nos tempos em que estamos, ainda colhem menos do que há alguns anos atrás.

    Adequação ao "ritmo" da restante Europa? Então como negociaríamos com o Japão? Ou como sobreviveriam os Açores, coitados, com a diferença permanente da hora?

    Aproveitar a luz do dia para economizar energia? Tretas, pois o resultado prático, no nosso país até parece ser o contrário.

    Agora que essa mudança perturba o meu equilíbrio psicossomático e até metabólico,disso não tenho dúvidas.

    Por outro lado, com a "síndrome do dia seguinte", amanhã tenho por certo que metade dos compromissos vão enfermar de "desfasamento temporal" por distracção. E nesta metade, grande parte é constituída por aqueles a quem até deu jeito a desculpa...

    Pois é assim: tenho cá para mim que este diktat civilizacional não faz sentido nenhum e deve ser apenas alimentado por algum organismo constituído por seniores a quem se esqueceram de avisar das outras mudanças do mundo.

    Tudo isto, claro, sem perceber nada do assunto e, portanto, como soe dizer-se, salvo melhor opinião.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  4. Estamos ambos a olhar para esta história como bois para um palácio (e, se somos bois, outros serão burros?!...)

    ResponderEliminar
  5. Sou completamente contra a mudança de hora e não é de hoje. Portanto, a desculpa não é por estar a ficar cota e deixar de me habituar às mudanças.

    Cada pessoa tem um bio-ritmo i.e. não estamos sempre bem humorados ou cheios de energia o tempo todo desde que acordamos até que nos deitamos. Há umas curvas que oscilam entre picos de energia e baixas de energia. Há pessoas que funcionam melhor de manhã, outras à tarde e há ainda quem trabalhe melhor à noite.

    A mudança de hora vai transtornar este bio-ritmo duas vezes por ano. Temos que reorganizar o cérebro e o corpo de forma a mudar a hora de acordar e deitar, o que nem sempre é fácil, como por exemplo, para as pessoas que sofrem de insónias e têm ordens do médico para se deitarem à mesma hora. Ganhar ritmos estáveis de sono. A mudança de horário vai perturbar este ritmo.

    Outro motivo por que sou contra é a hora das refeições. Temos que habituar o estômago a comer mais cedo 1h ou mais tarde. Também vai transtornar a nossa saúde.

    Relativamente à mudança de horário de invero, toda a gente sabe que depois do Verão muita gente sofre duma espécie de depressão pós-férias e passar de repente de ser noite às 19h para as 17h ainda deprime mais as pessoas.

    Depois, continuo a não entender em que parte se poupa energia se às 16h30 em dias de muita chuva já não se enxerga nada dentro dos edifícios. Poupa-se em quê? Penso que o Governo e a EDP é que ganham em se gastar mais energia com o acender precoce das luzes!!!

    Outro motivo por que não concordo com a mudança de horário é que acendendo mais cedo as luzes gasta-se mais energia e consequentemente poluimos mais o ar, o que vai fazer aumentar o buraco da camada do ozono, aumentar o aquecimento global do planeta, fazer subir o nível das águas, etc etc

    E pronto, aposto que se procurasse outras razões ainda encontraria algumas mas o comentário já vai longo.

    Beijinhos, Paulo. Espero ter contribuido para a discussão :)

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que a mudança de hora não te retirou nadinha da tua capacidade intelectual, Jacky. Um beijo também para ti.

    ResponderEliminar
  7. Eu vou ser prática. Não sou contra nem a favor destas mudanças. É basicamente conforme me convém...

    Se não muda a hora: já me pesa de manhã ter que me levantar com as galinhas, se ainda por cima está escuro e tenho que andar a tropeçar nelas, fico desorientada; e para quem tem crianças, ouvir uma birra "a meio da noite" deve ser mais dramático que quando o sol já brilha; por outro lado, o dia fica mais comprido e em vez de de me ir enfiar em casa com o feeling que o serão já começou, ainda me dá para uma comprita ou outra ou para um fim de tarde numa simpática esplanada a ver o sol a pôr-se no rio.

    Se muda a hora: acordo sem me lembrar de galinhas, desperto mais bem disposta com o sol matinal e parece-me que a primavera não chegou a ir embora; por outro lado, ao cair da tarde, escurece cedo e quando se chega a casa, em vez das compras ou do fim de tarde na esplanada, entra-se no aconchego do nosso lar sempre com a sensação que lá falta uma árvore de Natal ou um bocadinho de neve a emoldurar a porta...

    Há apenas, para mim, uma verdadeira vantagem, mesmo que momentânea com estas trocas e baldrocas: a magnífica sensação da mudança da hora de inverno para a de verão: de um dia para o outro a vida fica mais colorida; mas depressa me habituo e me "moldo" à mudança.

    Ele há coisas boas e más, pois há, pois há...mas a verdade é que depende sempre do meu estado de espírito...

    P.S. Em todo este comentário parto do princípio que vai estar sempre um lindo dia de sol, (o que aliás até é frequente neste nosso Portugal)porque quando chove, who cares?...

    ResponderEliminar
  8. Já estou aqui um bocadinho tarde...Posso comentar já a mudança de hora para o Inverno.
    Se é mais rentável à economia ou não não sei. O que eu acho é que é um exagero puro falar-se em mudança de bioritmo por causa de dois dias por ano...
    As pessoas dão cabo do seu bioritmo várias vezes por ano, a fazerem noitadas a almoçar às 4 da tarde, ou nem almoçarem etc...
    Para além de que são poucas as pessoas que fazem qualquer coisa sempre à mesma hora...

    ResponderEliminar
  9. Já agora quanto ao primeiro comentário do Paulo, o bem estar das pessoas depende da economia também ;)

    ResponderEliminar
  10. É uma opinião, anónimo (gostava que te identificasses).
    Mas não se discute se a economia é precisa para o bem estar das pessoas. Mas, claramente, o bem estar não se limita às questões económicas.
    Sobre essas noitadas, deves estar a falar de estudantada em época da Queima das Fitas, não do pessoal que trabalha...
    Se formos por aí, alguém que trabalha por turnos já comentou aqui que isto não o afecta nada. Pois... é melhor começarmos todos a trabalhar por turnos... para aumentar o nosso bem estar ;-)

    ResponderEliminar
  11. Nunca tinha usado estes blogs, o meu Nome é João Ribeiro, 20 anos e sou de Lisboa. Encontrei este blog quando estava à procura de uma explicação para o triângulo "mágico". Finalmente percebi :)

    Talvez seja falta de sensibilidade minha, mas a mudança da hora nunca me afectou em termos de sono ou de estômago. Mudo de hábitos bastante facilmente. Afinal uma hora é só uma hora. Quanto à luz do dia, os dias ficam mais compridos/mais curtos à mesma não há nada que o possamos fazer :).

    E se as pessoas não se queixam do bioritmo nas férias (ou mesmo nos fins de semana) , quando passam a acordar às 11/12 em vez de às 6 ou 7 da manhã...e a tomar refeições a horas muito mais desfazadas, porque aqui a diferença de horários passa largamente a 1 hora.

    O que há é uma diferença de disposição das pessoas quando estão em férias ou a trabalhar..e as pessoas quando andam a trabalhar andam muito mais rezingonas e refilam por tudo e por nada. :)

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  12. Olá João, fico feliz por te ter ajudado a esclarecer esse «problema» do triângulo mágico. Quanto à tua indiferença perante a mudança de hora, é a mesma que eu tenho perante o tabaco. Não fumo, mas compreendo os que fumam.

    ResponderEliminar