março 31, 2007

A partir de agora há uma nova Perspectiva...

... e eu tenho orgulho em participar nessa nova revista, dirigida editorialmente pelo Pedro Laranjeira.

Rita Egídio, João Malheiro e Alice Sousa, Directora Geral da revista, na festa de lançamento

Foto: César Soares /(numa excelente) Perspectiva

A «Perspectiva» foi apresentada no dia 30 ao público na Sociedade Portuguesa de Autores.
O press release descreve o que se passou lá... e justifica a minha ausência:
"É uma revista mensal de grande informação que conta com um quadro de colaboradores permanentes de grande experiência e reconhecido talento.
Destacamos algumas figuras bem conhecidas do público, como é o caso de Fernanda Freitas, do Programa Sociedade Civil, da RTP 2, Susana Fonseca, ambientalista e Vice-Presidente da Quercus, também colaboradora regular da RTP e que manterá uma página de perspectiva verde, Nuno Eiró, cronista regular com artigos de opinião, bem como três especialistas nas lides do futebol, eles próprios nomes polémicos dos media, que são Eduardo Madeira, a defender as cores do Sporting, Manuel Serrão, pelo azul Portista e João Malheiro a comentar em tons de vermelho-Benfica.
Cientistas, técnicos, médicos, escritores, artistas, professores e repórteres de muitas origens e saberes fazem também parte regular dos quadros de colaboradores da PERSPECTIVA.
Com carácter independente e generalista, aberta a todas as correntes de opinião, a nova revista sairá na última Sexta-Feira de cada mês, através do jornal «Público».
O número inaugural teve uma tiragem de 100.000 exemplares, o que faz deste título, à partida, um dos órgãos de maior circulação no panorama nacional da imprensa escrita.
A cerimónia de apresentação foi acolhida pela Sociedade Portuguesa de Autores, cujo Vice-Presidente, José Jorge Letria, louvou a iniciativa, que classificou como um acto de coragem e caracterizou como uma aposta destinada ao triunfo, num país «que vive uma situação de grande confusão em relação aos media, onde muito gato se vende por lebre» realçando «o que é dito no editorial como projecto de aposta na diferença». A terminar, José Jorge Letria afirmou que «o público passará a ter na sua mão uma publicação equilibrada, tanto do ponto de vista gráfico como dos conteúdos, que, portanto, vai certamente fidelizar leitores e cumprir a sua missão».
Todos os colaboradores estiveram presentes, com excepção de Manuel Serrão, que se encontrava na Rússia, e do cronista Paulo Proença de Moura, na ocasião em Paris.
Esteve ainda presente Pedro Mariano, que passará a assinar uma página sobre Turismo.
Fernanda Freitas e Susana Fonseca foram duas das muitas pessoas que ali deixaram o seu testemunho, num encontro que terminou com um momento muito apreciado por todos os presentes, oferecido pelo poeta José Fanha, responsável por uma página regular de Poesia e busca de novos talentos, já a partir do próximo número, que encerrou a apresentação com um poema que encantou a sala.
Intervieram também alguns dos protagonistas de artigos e reportagens que fazem o primeiro número, como um cientista português de renome internacional, uma especialista em tecnologia para deficientes e o Comandante Vicente Moura, Presidente do Comité Olímpico de Portugal. Atenta ao conteúdo de natureza desportiva prometido para este primeiro número, a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto fez deslocar à cerimónia o Assessor do Secretário de Estado e o seu Director de Comunicação.
Foi servido um Porto de Honra e prometida a presença, a partir de hoje na Imprensa portuguesa, de uma nova PERSPECTIVA".

Recomendo especialmente no primeiro número a leitura do artigo sobre José Afonso e a sua canção «Grândola Vila Morena», num momento vivido e contado pelo próprio Pedro Laranjeira. Parece que estávamos lá...
E o Raim é, como já sabia há muito, um mestre da ilustração.
Entretanto, já regressei de Paris, Pierre Oranger ;-)

4 comentários: