janeiro 25, 2009

Mais um contributo para a discussão sobre a mudança da hora

Tempo só para mim
Miguel Esteves Cardoso no «Público» de 23 de Janeiro de 2009

"Sou daqueles chatos que abominam a mudança de hora, seja para mais ou para menos, sem perceber como se pode ganhar ou perder uma hora.
Dentro de mim, estou convecido, correm as horas com que nasci e nada há que as possa atrasar ou adiantar ou trocar à minha revelia.
As notícias sobre o tempo - seja o que chove; seja o que passa - são cada vez mais deprimentes. Mas no PÚBLICO de ontem tocou-se no fundo. Diz um estudo na revista Nature - cada vez mais sensacionalista - que as próprias estações do ano estão a antecipar-se dois dias.
Teremos assim a Primavera a arrancar já no dia 19 de Março. É um dos aliciantes, como a hora que se «ganha» no Inverno. Mas não se diz que o Verão vai acabar (e o Inverno começar) mais cedo. Está quieto. E aqueles dois últimos dias da Primavera e do Outono, que são tão agradáveis, viste-los.
Claro que não acredito nem por um momento que as estações estejam a antecipar-se e queiram pôr termo à longa e sólida relação que têm com os equinócios e os solstícios.
Desconfio é que se está a criar um clima conducente a mais intromissões humanas. Já devem estar a formar-se comissões para descontar e somar dias às estações: «Este ano, por causa dos efeitos do XYZ, o Outono só vai começar a 2 de Outubro. Em contrapartida, o Inverno vai durar até Maio de 2010. É favor acertarem os relógios e os calendários.»
Se calhar, é altura de cada um de nós reivindicar o direito a ter o seu próprio tempo."


Bem hajas, Carlos Carvalho, pela pista.

Sem comentários:

Enviar um comentário