maio 12, 2010

Abençoada matemática que não é uma batata

"As estatísticas são muito claras e apontam para que apenas 0,03% dos casos [de pedofilia] ocorram na Igreja."
Cardeal Saraiva Martins
numa entrevista ao jornal i
publicada em 6 de Maio de 2010

Vamos lá então fazer continhas.
Há em todo o mundo 1 papa, 192 cardeais, 5.002 bispos e 409.166 padres da Igreja Católica (fontes: «The Pontifical Yearbook 2010» via EWTN.com; e Wikipedia) - total: 414.361.
A população mundial é actualmente de cerca de 6.800.000.000 habitantes.
Ou seja, a estrutura básica da Igreja representa 0,006% da população mundial.
Como "0,03% dos casos [de pedofilia] ocorrem na Igreja", 0,03% a dividir por 0,006% é 5. Ou seja, haverá o quíntuplo de incidência de casos de pedofilia na Igreja em relação à média mundial?

8 comentários:

  1. Ah ganda Paulo!!!

    (Nota: só agora é que reparei no "Dra. Ana Andrade" aqui ao lado)

    ResponderEliminar
  2. Ó Paulo, dás-me licença que use este texto num exame de Pensamento Crítico?

    ResponderEliminar
  3. Mas isso pergunta-se, Ana?
    Leva tudo o que couber nO saco.
    E gostava de saber a reacção da malta. É que já tive várias críticas por dizerem que eu estava a assumir coisas que não devia. Quando me limito a fazer cálculos com o que diz o cardeal. Ele sim, assume muita coisa...

    ResponderEliminar
  4. Ana, depois dava para me enviares um enunciado do exame?
    Para guardar e mostrar depois aos netos?...

    ResponderEliminar
  5. É já a seguir!! :)

    Muito obrigada!!

    ResponderEliminar
  6. Já tentei enviar 3 vezes (para o teu endereço telepac) e vem-me sempre devolvido... És capaz de me enviar um mail qualquer, para eu te mandar a coisa como resposta, a ver se funciona? :S

    ResponderEliminar
  7. O gajo manda dizer que esse endereço está desactivado. Agora é jpcpmoura@gmail.com

    ResponderEliminar