A matemática (álgebra e geometria) não está imune a falácias.
O matemático grego Euclides escreveu um livro sobre este tema (chamar-se-ia "Pseudaria", isto é, Livro de Falácias, segundo Proclus e "Pseudographemata" segundo Efésio) que, infelizmente, não chegou aos nossos dias.
O exemplo mais comum de falácia matemática é a «prova» que se segue de que 1 = 2.
Seja a = b. Então:
O passo incorrecto é o (4), em que é feita uma divisão por zero (a - b = 0), operação não permitida em operações algébricas.
Raciocínios falaciosos idênticos podem ser usados para «mostrar» que qualquer número é igual a outro número.
Fonte: MathWorld
Esta 'pseudoprova' não deveria começar com "seja a=b"?
ResponderEliminarOps! Deveria, se essa parte do texto não tivesse desaparecido quando incluí a imagem da «demonstração»
ResponderEliminarObrigado pelo alerta. Já está corrigido.
Off-topic: acabei de imprimir a introdução do seu livro. Numa primeira abordagem, gostei imenso do que li. Estou a terminar o "Economista Disfarçado", provavelmente diferente da sua obra, não sei.
ResponderEliminarJá procurei o "Persuacção" numa livraria , mas sem sucesso. Vou tentar noutro local. Estou curiosa. Efeito "persuacção", parece-me ;)
Não é por ser o autor, mas o livro aborda de facto um tema - a argumentação racional - que tem estado arredado do ensino da gestão em Portugal.
ResponderEliminarE resulta do cruzamento de teoria com uma experiência que tenho, ao longo de mais de 20 anos, na área de gestão.
Se não gostar, devolve-me o livro e eu devolvo-lhe o dinheiro. Que tal?
O livro está à venda em todas as livrarias que tenham livros técnicos, nomeadamente da Sílabo. Sugiro que visite uma FNAC ou uma Bertand.
Se não encontrar, posso enviar-lhe um exemplar à cobrança (com um autógrafo «grátis, mesmo grátis, à borliú...»). Basta clicar no link ali ao lado «encomende aqui» e preencher o formulário.
Um Excelente 2007 para o Persuacção!
ResponderEliminarBlog Gestao / Marketing
Obrigado, Bruno.
ResponderEliminarTambém para si, que seja um óptimo ano.