"Para
Autoridade Tributária
Exmos. Senhores
Sou Paulo Moura, assessor da administração da empresa XXXXX (NIF XXXXX).
1) Esta manhã, tentámos por várias vezes telefonar para o número da AT para comunicação de documentos de transporte. A mensagem que obtínhamos era que "o número de contribuinte indicado não é válido". Tentámos com outros números de contribuinte e funcionava. Agora, experimentámos de novo com o nosso número de contribuinte e já funciona. O que se passou?
2) O número da AT para comunicação de documentos de transporte (21 049 39 50) parece ser um número de telefone de Lisboa, não gratuito. É assim? Qual é o custo das chamadas para esse número, para empresas fora de Lisboa? Se houver um custo de chamada telefónica para rede fixa, consideram isso razoável (as empresas pagarem para vos fornecerem informação, em alguns casos por indisponibilidade do Vosso webservice) e justo (empresas de Lisboa pagarem uma chamada local e todas as outras pagarem uma chamada nacional)?
3) Entre ontem e hoje (até ao momento), temos já vários documentos de transporte, emitidos informaticamente, para os quais deveríamos ter recebido, por Webservice, os códigos da AT. Desses:
• 35 tiveram o código da AT atribuído;
• 2 tiveram um código de erro (33) sem mensagem;
• 1 teve a mensagem de erro "-6 - A data de início de transporte não pode ser anterior à data actual" (teremos que pedir ao nosso fornecedor de software para que a data/hora seja actualizada quando se cria o documento, já que nos informam que a tolerância, que inicialmente era de 30 segundos, passou para 5 minutos, o que pode não ser suficiente para documentos com muitos produtos... e, em alguns casos, a obtenção do código, só por si, pode demorar mais do que um minuto);
• 11 com a mensagem "9999 - the operation has timed out" que atribuímos a problemas no vosso servidor (mas não podemos adivinhar pois V. Exas. não disponibilizaram um manual ou lista com a explicação de cada erro);
• 2 com a mensagem "9999 - failed to process response headers"?!
• 6 com a mensagem "mismatched tag, expected hr at offset 244 of"?!
• 5 com mensagem "0 - rejected by policy"?!
Ou seja, em menos de 2 dias úteis, temos 27 documentos que necessitaremos de comunicar à AT até 15 de Outubro.
Só vejo uma hipótese minimamente aceitável para fazer essa comunicação: a AT aceitar o envio do ficheiro SAF-T (ou com conteúdo idêntico), com estes documentos, até 15 de Outubro, independentemente de terem data/hora anterior ao envio. Se tal não acontecer (ou uma outra alternativa equivalente), V. Exas. estarão a causar ainda mais problemas às empresas do que aqueles que este sistema, só por si, já implicou e vai continuar a causar. Sugiro mesmo que o baptizem de «Complicadex»! Se V. Exas. tivessem consciência do que estão a prejudicar as empresas e a economia, só poderiam tomar uma única decisão racional: acabar com isto, que mesmo antes de nascer já estava torto!
Cumprimentos,
Paulo Moura"
Diz um velho e sábio provérbio de que quando se quer estar em toda a parte, não se está em parte nenhuma.
ResponderEliminarSó quem nunca perparou uma carga para efeitos de transporte é que pode ter ideias cagadas deste tipo. Quando o objectivo é a descarga e entrega em diversos pontos, então é ainda mais complicado.
Os gajos são tão complicadinhos com o medo de as empresas os estarem a "enganar" que acabam por ser mesmo enganados por que não há cu que aguente tanta estupidez. Assim, se esta treta não se resolver, o que se seguirá é uma outra forma de fraude que irá utilizar a informática como arma.
Está previsto e nem é preciso esperar muito.
Parábola do governante pós-moderno:
ResponderEliminarCerto dia, um chico-esperto pegou num país; virou-o ao contrário e sacudiu bem, a fim de lhe saírem, por vómito, todas as maleitas de que enfermava.
Mas como se esqueceu, previamente, de confirmar se havia buraco de saída, a única coisa que conseguiu foi amontoar tudo, a esmo, criando a maior confusão.
Eis o estado actual desse país.
E não sei se melhorará tão cedo...
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