outubro 28, 2015

A matemática não é uma batata.


A declaração da OMS sobre os riscos do consumo de carnes vermelhas e processadas veio levantar um certo alarmismo sobre o assunto e a iliteracia alfanumérica veio à tona com diversas análises, todas erradas. A questão é simples: segundo a OMS, tal consumo pode aumentar em 18% a incidência de cancro do cólon. Surgiu então a ideia de que 18% dos consumidores frequentes destes produtos poderiam contrair tal doença, o que era quase 1 em cada 5, algo assustador. Mas não tem nada a ver com isso.
Na realidade, mesmo aceitando esse número, o que se diz é que a taxa de incidência pode ser aumentada em 18%. Ora, em Portugal, a incidência de cancro do cólon está à volta dos 5%, o que, aumentado de 18%, não chegaria bem a 6%, como máximo. Mais ainda, essa taxa não vai aumentar de 5% porque nós já consumimos esses produtos, isto é, 18% dos 5% de portugueses que desenvolvem cancro do cólon não seriam doentes se não consumissem estes produtos. Não me parece, pois, que, depois da notícia, os portugueses comecem agora a consumir carne vermelha e carne processada a toda a mecha, só para aumentar os tais 18% a ver se validam os dados da OMS. Se hoje se parassem todos os consumos, a taxa baixaria nem 1 ponto percentual, para os 4 e picos.
E esta hein?

1 comentário:

  1. Claro que está muito bem vista e além do mais, os Espanhóis já deram a resposta ao estudo fazendo eles um estudo onde demonstram que comer presunto ajuda a prevenir o cancro do cólon.
    Portanto, vou continuar a comer o petisco como sempre fiz: de vez em quando com um belo tintol.
    E esta, heim? ;)

    ResponderEliminar