fevereiro 16, 2015

Cuidado com o que os Bancos vos debitam!

Queixa Eletrónica ao Provedor de Justiça

Data/Hora Entrada: 16-02-2015 11:05:40

1. Identificação
Nome completo: xxxxxxxx Moura
Endereço corr. eletr.: xxxxxx@gmail.com
Endereço: xxxxxx
Telef./Telemóvel/Fax: xxxxxx
Sigilo: Não

2. Queixa

Entidade(s) visada(s):
Banco de Portugal? Governo? Os bancos em geral (no meu caso, o Millennium BCP)

Razões:
Em Julho de 2014, vi a minha conta bancária no Millennium BCP debitada em € 50 por um "débito directo" de uma entidade "Saúde +". Questionei o banco e disseram-me que era uma autorização que eu teria dado (não dei!) e que esta "Saúde +" é "uma entidade registada no sistema financeiro, que envia para o banco um ficheiro com o NIB e o valor a debitar. O BCP assume a idoneidade da entidade".
Tentei contactar esta "Saúde +" e só encontrei uma página internet, que estranhamente só tem um formulário de contacto e um fax:
http://www.saudemais.pt/contactos.html
Enviei várias mensagens pelo formulário e as únicas respostas que tive foram "automáticas", a agradecer o contacto ("Confirmamos a recepção do seu e-mail, daremos seguimento ao mesmo o mais rapidamente possível").
Entretanto, o Millennium BCP reembolsou-me o valor e cancelaram a autorização de débito directo desta entidade.
Mesmo estando o meu caso resolvido, entendi - e entendo - que este abuso pode ser feito penalizando outras pessoas, pelo que pedi ao Millennium BCP que esclarecessem isto e tomassem medidas para que não voltasse a acontecer. Nada recebi de concreto até hoje.
Contactei também o Ministério da Saúde em 1/11/2014 e, até hoje, também só recebi um e-mail a dizer "O seu contacto foi recebido com sucesso no Portal do Governo de Portugal. Seremos tão breves quanto possível na resposta".
Entretanto, em Setembro de 2014, tive mais um débito na conta, agora de outra entidade: "Obvienredo". Não faço ideia de que entidade é esta! Neste caso, numa pesquisa na internet, descobri que é Obvienredo - Actividades de Ginásio Fitness Lda, com sede em Mem Martins. O Millennium BCP limitou-se a aplicar o mesmo da situação anterior: reembolsaram-me o valor, cancelaram a autorização de débito directo e disseram-me que "vamos comunicar este problema para ser averiguado, juntamente com o que reportou em Julho". Até agora, não soube de mais nada.
Cumprimentos,
Paulo Moura

3 comentários:

  1. Já passei por isso. E é desgastante resolver uma situação dessas,pelo descaso. A impressão que se tem é que nós estamos incomodando, ou que fazemos caso do valor que nos tiram, descaradamente.
    Pois eu faço caso, sim. Se pequeno valor é retirado - sem explicação alguma - de centenas de correntistas,quanto isso implica aos cofres do Banco?

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    1. É que é mesmo isso, Mamãe. Quando exigi ao Banco que este assunto fosse tratado de uma forma global - porque a minha situação ficou resolvida mas imaginei a quantidade de pessoas que foram vítimas desta burla mas não se aperceberam - disseram-me que "vai ser tratado". Quando insisti passadas umas semanas, adivinha a resposta... como é que adivinhaste?! "Já está a ser tratado". Como? Não responderam!

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  2. Quando o BES me roubou uma pipa de massa ainda pensei em reagir de outra maneira, mas agora que vemos os desgraçados que ficaram sem o dinheirinho que tinham que de bom que era foi comido pelo Banco Mau, vejo como não me valeria de nada.
    O melhor foi acabar lá com a conta, Ufff
    Um sossego....

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