março 07, 2015

«O que sempre terá querido saber sobre a poda» - António Pimpão

As duas últimas duas semanas e meia passei-as na minha quinta, em Caria, em habituais, necessários e laboriosos trabalhos de poda, que ficou a meio por já não conseguir levá-la até ao fim duma só vez. Daqui a dias lá tenho que retomar o serviço interrompido.
Para quem desconheça ou receie a atividade da poda atrevo-me a recomendar, fruto da minha experiência, que façam como eu: avancem sem receio, pois é daquelas coisas que se só se aprendem e só se aperfeiçoam, praticando. A experiência é, neste caso, muito mais importante do que a teoria.
Para se ficar a saber um mínimo de poda, ou para melhorar o desempenho, não é indispensável a frequência de cursos de formação ou andar de livro na mão, qual Kama-Sutra, a ensaiar ou praticar as diversas posições e técnicas, desde a tradicional, à francesa, passando pela inglesa ou pela californiana. Nada disso! A poda aprende-se no próprio ato, praticando. É um pouco como conduzir um carro: não se pode estar sempre a pensar nos instrumentos e na forma de os manejar; deve-se ser espontâneo e encontrar aquele automatismo desprendido, deixar-se lavar mais pela intuição do que pela racionalidade, até descobrir o ritmo mais adequado. Como referido acima, isto só se consegue com o treino. E não vale desesperar ou desistir.
Claro que nestas coisas da poda, o saber é importante mas a ferramenta também conta muito, não ficando atrás. No caso da ferramenta, o que posso dizer é que o tamanho não importa: a qualidade é que é decisiva, sobretudo se quiser que dure e evitar grandes esforços.
Em termos de técnica, esta deve ser adaptada às circunstâncias. Por exemplo, é muito diferente dar uma poda em árvores nuas (de folha caduca) ou vestidas (de folha perene).
Estando nuas, a poda torna-se mais fácil pois está tudo ali à vista, é só assestar a ferramenta.
Já no caso das vestidas, o assunto muda de figura e torna-se complicado, pois toda aquele emaranhado dificulta a visão e a própria ação, sendo necessário, previamente, meter os dedos para arredar os empecilhos.
A poda é igualmente diferente consoante se trate de árvores jovens ou velhas.
Quando são novas e, por isso, viçosas, apresentam-se bonitas, vigorosas, pujantes, tenras e macias. A ferramenta penetra nelas facilmente, até rechinam ao seu contacto. Neste caso, a poda não é cansativa e acaba por ser um prazer. Aqui deve haver uma preocupação com a sua formação. E convém deixá-las bem abertas. Inclusive, o serviço pode, com vantagem, ser feito de pé.
Tratando-se das velhas, a poda terá que ser sobretudo de manutenção. Não surpreende que se torça o nariz quando tem que se fazer o serviço, pois são mais duras, secas, angulosas, e de casca grossa Para se fazer alguma coisa de jeito tem que se estar para ali a serrar. Gemem ao passar a ferramenta. E é um trabalho cansativo, tem que se andar sempre no sobe e desce.
Num caso e noutro é preciso atenção aos filhos, que devem ser evitados por serem muito sugadores de energia.
É curioso - e isso mais parece uma ilusão de ótica - que, antes da poda, e mesmo durante, os paus, vistos de baixo, parecem enormes. Porém, acabada a poda, e já por terra, o seu tamanho, estranhamente, torna-se muito minguado, parecendo ter diminuído para menos de metade. E, no entanto, o pau é o mesmo, só varia o ângulo de visão!
É à medida que o trabalho avança que se fica a saber melhor o que deve ser feito a seguir, e como. Quando se chega ao fim fica-nos um sentimento de satisfação que logo se esvai ao constatar que se tem que começar a seguinte. Mas o melhor é sempre nem pensar em quantas ainda faltam, para não desanimar.
Não me considero um especialista da poda. Talvez porque comecei já tarde. No entanto, acho que estou em condições de ajudar quem do assunto perceba menos do que eu. Por isso, fico à disposição de quem precisar e o solicitar, seja com a ferramenta seja com o know-how.

António Pimpão

PS – Ao reler o texto, suspeito que o mesmo possa ser suscetível de uma segunda leitura. A ser isso verdade, confesso que não foi esse o meu propósito, pois só tinha uma em mente (que não é de mentir). E a que pensei foi exatamente essa em que também está a pensar. Claro que quando se escreve não se está livre de espíritos malévolos darem uma interpretação diferente. Daí, lavo as minhas mãos.

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Pimba, Pimpão! Entendes mesmo de poda.
    E sabias, que deve-se podar sempre? A planta, após podada, vibra. Seus ramos e a folhagem renascem, ficam mais viçosas. Mesmo que tenhas começado tarde o ofício da poda... garanto-lhe que deves saber da poda com muito mais qualidade do que qualquer pessoa jovem, mas inexperiente.
    Eu, se tivesse tempo, praticava a poda diariamente. Vontade não me falta. Eu mesma, após a poda, passo as mãos suavemente pelo pau podado, para que entenda que crescerá de novo, ainda mais vigoroso.Que é preciso massacrar um pouco, para poder se erguer... firme.
    Os troncos agradecem esse trato, ao "meio", do ambiente.
    E eu também só tive intenção de falar sobre a poda neste sentido, e não naquele outro.
    Bem, uma boa poda para todos nós.

    ResponderEliminar

    ResponderEliminar
  3. Pois, pois... a única tarada aqui sou eu, tá visto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois São. Hoje estive a podar um arbusto (rapazinhos, que adoro, mesmo soando a pedofilia) do meu quintal. E de vez em quando lá ia um raminho que não devia ter cortado. Pensei num dito popular que, se não existe, deveria existir: "Não adianta chorar sobre ramo podado".

      Eliminar
  4. Já sobre as pernadas podidas podemos e devemos tecer os mais elevados encómios sobre os leites derramados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Charlie...e tu assistirias a um mar de "gabolices": todos querendo mostrar os dotes da poda, e de como em muitos casos o leite derramou.
      Mas estou falando do "amapazeiro". De tronco forte, vistoso e generoso, sai uma seiva que, na região do Amapá (Região Amazônica), substitui o leite de vaca. Aliás, é um energético e com alto teor de proteína.
      E tem também "muirapuamba, usada também como energético. O caboclo amazônico, que é muito namorador, usa-a bastante,porque é um excelente estimulante sexual natural.
      Olha só como falar em poda nos leva a muitos caminhos!

      Eliminar
    2. Pois para mim continua a ser o único :O)

      Eliminar
    3. E eu não sei! Para ti só existe o caminho da poda.

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. bem argumentado!

    é o que se chama saber da p(h)oda...

    ResponderEliminar
  7. Estas meninas sabem como tratar bem de um pau.
    No fundo nada como elas para saberem o vigor que uma boa poda lhes proporciona.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns! Excelente crónica Prof. A. Pimpão. Como o compreendo bem! Ando tb há quase quinze dias ( ainda sem ter acabado) de volta das minhas pereiras e macieiras e , percebe- se , pelas suas palavras o quanto é conhecedor do assunto de que fala . Diga - se , aliás , e sem falsamente encomiar, que de si , outra coisa não era de esperar. Foi dos mais competentes professores que tive na FEUC. Quanto a mim , que também gosto da poda e a considero uma excelente prática ( em muitas vertentes ) , este ano comecei-a tarde mas , para a poda , como para outras coisas , nunca é tarde ( e à tarde também é boa de praticar). Bem Haja

    ResponderEliminar