junho 27, 2015

Se fores bom menino, levas. Se fores mau, serás exemplo.


Na minha aldeia, em períodos de alguma carência, havia dificuldade em obter crédito bancário. Lembro-me de as pessoas irem pedir dinheiro a particulares, sabendo que teriam de pagar juros de 20% à cabeça. Então, quando precisavam de 1000 contos, tinham de pedir substancialmente mais. Eram diálogos de surdos como estes:
- Viva, sr. F. pode emprestar-me 1000 contos para plantar uma vinha e poder comer neste inverno, já que o verão foi carrasco?
- Com certeza, sr. C. Estão aqui os 800.
- Mas eu preciso mesmo de 1000.
- Ah, está bem, então tome mais 200, para perfazer a conta, mas, já agora, dê-me os 40 relativos aos juros deste, ou seja, leve 960.
- Eh.... mas eu não tenho onde conseguir esses 40. Preciso mesmo de 1000.
- Vá, pegue lá os 40 então, mas dê-me de volta 8 de juros.
- Onde é que vou buscar os 8 contos? Não posso.
- Certo! Tome lá os 8 e dê-me um conto e seiscentos, que fica assim.
- Isso é que não posso, pois nem um tostão tenho em casa e preciso mesmo dos mil contos, certinhos.
- O que a gente não faz para ajudar um necessitado. Que seja pelas almas do Purgatório. Tome lá então os 1600 escudos e vou guardar só os 320$.
- Mas eu não tenho nem notas nem moedas. Preciso mesmo dos .........
E eis como, aplicando o paradoxo de Zenão, o prestamista embolsava mais de 249 contos para cobrar juros a 20% sobre mil contos, que deveriam ser apenas 200. Pelo seu lado, o sr. C. saiu do negócio com uma dívida de 1250 contos, cujos próximos juros já no valor de mais de 250 contos teriam de ser pagos no início do ano seguinte de empréstimo.

Ah, esta história não tem nada a ver, mas li que se a Grécia aceitar o acordo até segunda feira, o BCE irá devolver-lhe 1,800 milhões de euros que lucrou com os juros da dívida grega até ao momento e as restantes instituições (BCE + FMI) promoverão um reforço total de 15,2 milhões, para poder cumprir os seus compromissos com... o BCE + o FMI!!!! Se se portar mal, o BCE não devolve os lucros que à Grécia pertencem para a Grécia pagar os 1700 que deveria até 30 de junho.
Pois, a minha história não tem nada a ver. Ou será que tem?

8 comentários:

  1. Brincaram assim e tiveram sempre a bênção do governo.
    Depois roubaram,depenaram os que lhes pediram um pouco de ajuda.
    Hoje nem eles dão conta de tantas e tão pesadas falcatruas.
    Neste país onde não se faz justiça.

    ResponderEliminar
  2. ... entretanto ...
    e se o povo vergar a Grécia?

    ResponderEliminar
  3. tudo para glória do deus Mercado e proveito dos prestamistas..

    ResponderEliminar
  4. Mas o mercado não é as pessoas?
    as pessoas que COMPRAM com o dinheiro que GANHAM do TRABALHO?
    De repente, o MERCADO é uma quantidade de chulos que se apropriam do valor do trabalho acumulado ao qual se chama CAPITAL,
    E eis senão quando que o trabalho sobra e o dinheiro falta.
    As pessoas que criaram com o seu trabalho o volume de capital produzido, já não podem fazê-lo rodar nesse processo a que se chama COMPRA.
    E capital que não roda definha e os detentores do capital, que passaram a ser o MERCADO, só deixam libertar algum se em retorno ainda se tirar mais valor-trabalho do processo de troca.
    Sôfregos e curtos de vista, exigem sempre mais em cada ciclo, como quem retira a água de um tanque para concentrar mais e mais o número de peixes que pode apanhar por cada metro cúbico,
    E no dia em que a concentração é a maior de sempre mas o número absoluto de peixes é o mais baixo que alguma vez se viu, então a culpa é sempre da falta da água ou dos peixes, mas nunca deles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Charlie, este comentário, tal como está, merecia ser um post.

      Eliminar
  5. Olha, caro Antonino, que essa historinha, se não era a do Ali-Babá e os Quarenta Ladrões, é só mesmo porque os ladrões são mais do que aqueles que a historinha refere. E o Ali-Babá se calhar é mais Aki-Bobó...
    Ora, sai mais uma boca anarca e foleira: mercados e bolsas, não se pode extingui-los?

    ResponderEliminar
  6. Olha, caro Antonino, que essa historinha, se não era a do Ali-Babá e os Quarenta Ladrões, é só mesmo porque os ladrões são mais do que aqueles que a historinha refere. E o Ali-Babá se calhar é mais Aki-Bobó...
    Ora, sai mais uma boca anarca e foleira: mercados e bolsas, não se pode extingui-los?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ali-Babá e os quarenta ladrões das Finanças....

      Eliminar