junho 27, 2005

A quem interessa governantes à prova de lapsos?!

«É um pronunciamento sobre um despacho do Governo Regional de um tribunal dos Açores, que não é de Lisboa nem respeita à República Portuguesa, portanto não respeita ao nosso sistema»
Maria de Lurdes Rodrigues, ministra da Educação
[a respeito de decisões distintas tomadas por um tribunal dos Açores e outro de Lisboa]

O que foi dizer Maria de Lurdes Rodrigues! A comunicação social e os sindicatos caíram-lhe em cima. Mesmo depois de ela ter assumido o lapso.
Aos jornalistas, sindicatos e pessoas que cometeram estas falácias «3 em 1» - peixinho vermelho, ridículo e espantalho - recomendo fortemente que leiam o livro «Persuacção - o que não se aprende nos cursos de gestão»:

Peixinho vermelho – quando alguém introduz algo irrelevante para o tema em discussão, mudando de tópico, como manobra de distracção;

Ridículo – tentativa de reduzir ao ridículo o oponente. Em discussão racional, reduzir ao ridículo é um mecanismo para terminar argumentos, menosprezar o seu oponente e criar inimigos;

Espantalho – pôr palavras na boca do interlocutor, de forma caricaturada (isto é, distorcida ou exagerada), para tornar os seus argumentos alvos mais fáceis de crítica (o espantalho «afugenta» os bons argumentos).

2 comentários: