janeiro 21, 2011

Breve reflexão de estranheza em período eleitoral para a Presidência da República

Num alargado círculo de relações e apesar de todos sabermos que o voto é secreto, mas também porque muito boa gente já assumiu a Democracia como modo de vida, tive artes de, também eu,  ir fazendo a minha sondagem, limitadinha, a pobre - como, aliás todas as sondagens -  mas despretensiosa.

Coisa negra e contraditória, pois sou dos que consideram que as sondagens, publicamente anunciadas, deveriam ser ilegalizadas por serem descaradas condicionantes ao livre arbítrio de cada livre pensador – que deve ser cada um de nós. Mas como vivemos no reino da rebaldaria das éticas, olha...

O certo é que lá fui ouvindo um e outro, independentemente de conotações partidárias, e obtive um resultado clamoroso: há gente capaz de anunciar o seu voto em todos os candidatos, excepto num, a saber, Aníbal Cavaco Silva, aquele das origens humildes, dez anos de desgoverno e vai para cinco de apagada presidência  e outras menores minudências.

Mas como tanto guru, sondagem, opinativo de rádio e televisão a darem-nos como garantida a sua definitiva e esmagadora vitória, vão ver que – a concretizarem-se tais poderes divinatórios – teremos ali um candidato eleito pela «maioria silenciosa»... ou também há povo que engana o povo? Uma das duas ou as duas juntas, só pode...! 
 

11 comentários:

  1. Podes juntar a tua sondagem à minha que o resultado é o mesmo. No Cavaco, só um amigo nosso que é surdo e toca bombo mas que não digo quem é!

    ResponderEliminar
  2. O quê? Ele é desses? E tu deixas? Tira-lhe o bombo!

    ResponderEliminar
  3. Tão activista como da Académica. Só por isso não lhe tiro o bombo.

    ResponderEliminar
  4. Porque não voto Cavaco.
    Pode até ser boa pessoa, sei lá.
    Mas é apenas um pobre professor, vivendo num T0, cheio de dificuldades, ainda por cima aumentadas nestes tempos de crise pelos cortes orçamentais e agora também de ordenado.
    Se fosse alguém com nome na praça, jogador e vencedor na Bolsa (essa coisa tão complicada) e proprietário de vivendas, rodeados de outras pertencentes a craques e génios financeiros que fizeram carreira no BPN. Vivendas isentas de sisas e impostos e outras aleivosias, esse alguem seria um icone a seguir, um Messias, um lider. Alguém capaz de fazer-se ouvir no contexto internacional e usar os seus pergaminhos de brilhante economista para por os usurarios, que nos levam o coiro e cabelo em juros, na ordem.
    Mas assim....acho que irei inverter para a Monarquia, e votar num Rei, desde que não seja Bolo.

    ResponderEliminar
  5. Carago, Charlie... até a mim me doeu e não tenho nada a ver com isso!

    :O)

    ResponderEliminar
  6. É a única certeza que tenho, para amanhã. De resto, confesso uma absoluta confusão, que se resolverá entretanto, nem que seja a desenhar acessórios aos senhores, que bem precisam de algo personalizado.

    ResponderEliminar
  7. Mas que bela companhia! Assim, até estou capaz de aguentar o bombo...

    Como diria o Charlie, ainda que dizendo outra coisa, também eu votaria naquele que não sendo o que é, diz que não é o que é,para nos convencer que é uma coisa completamente diferente. Assim, perante outros que se passam por ser o que não são, vejo-me constrangido a votar naquele que é, não sendo...

    (Eventualmente, remeto o resultado da charada para o Sete Mares, mas vocês já adivinharam, decerto...)

    ResponderEliminar
  8. Como o voto é secreto, eu cá não digo que vou votar no defensor da minha família :O)

    ResponderEliminar
  9. Ai amigo Orca.
    Se o povo tem
    aquilo que merece,
    então mereço certamente
    o fogo fátuo
    que ja farto
    nas veias
    me esmorece...

    ResponderEliminar
  10. Vês? Vês? Passai a publicar como posts estes vossos comentários.

    ResponderEliminar
  11. Vês? Vês? Passai a publicar como posts estes vossos comentários.

    ResponderEliminar