janeiro 04, 2011

mensagem de ano bem bom

Perante o arrazoado mais ou menos infame, mais ou menos balofo, vazio de conteúdo ou, até, mais ou menos idiota das ditas mensagens de natais e anos novos que vamos ouvindo nesta época, do tipo bolo-rei de terceira categoria, seco e pobre em frutos, por parte dos organismos oficiais, porque não a hei-de emitir também eu, cidadão português comum, classe média, europeu, ocidental, nem-Nato-nem-Pacto-de-Varsóvia – como se dizia –, nem anti, nem pró «economias emergentes» e sem convicção especial em salvadores providenciais mais ou menos embrulhados na neblina dos dias?

De facto, sendo certo que de médico e de louco cada um tem um pouco – e quem diz médico, dirá político, ou economista ou simples filósofo com a mesma ligeireza – porque não aventurar-me eu em panaceias de curandeiro da urbe e da plebe?

Então, cá vai uma mão-cheia bem intencionada de propostas avulsas, daquelas, claro, de que o inferno se vai enchendo:

- Em 2011, faça um pouco mais e melhor do que em 2010. Verá que tudo lhe parecerá mais e melhor do que no ano anterior! E se o que fez foi uma porcaria muito grande, verá que o reconhecimento dos demais, ao longo deste ano, será muito mais óbvio e é sempre gratificante sermos reconhecidos, nem que seja pelos piores motivos – olhe-se para os exemplos que vêm de cima, de quem (des)norteia este Portugal de nós todos, e apure-se se tal facto lhes causou alguma mossa...

- Em 2011, pense um bocadinho mais nos outros. Verá que os outros pensarão um bocadinho mais em si… que mais não seja sempre que lhes entupir a caixa de correio electrónico com pps da treta, ou os inundar de mensagens facebookianas perfeitamente irrelevantes, para que eles fiquem capazes de o estrangular mal lhe ponham a vista em cima.

- Em 2011, combata o aumento do custo dos combustíveis como faz um amigo meu que vai para 20 anos a meter sempre a mesma importância de combustível na sua viatura… não gastando assim nem mais um cêntimo, ano após ano. Claro que, actualmente, já tem o carro pousado sobre quatro cepos e transporta a gasolina num jerrycan, apenas para poder pôr o motor a trabalhar ocasionalmente. Mas a verdade – como punhos! – é que não gasta nem mais um cêntimo em combustível, quaisquer que sejam os aumentos, e cumpre assim o nobre objectivo a que se propôs!

- Em 2011, dedique-se à apanha sazonal da azeitona ou de qualquer outro produto agrícola, aí durante uns seis mesitos do ano. Nos restantes seis dedique-se de corpo e alma ao Fundo de Desemprego – verá que companhia não lhe faltará, circunstância expedita de desenvolver novos conhecimentos e de, assim, se lhe abrirem novas expectativas relacionais… para a apanha, na próxima época, de um qualquer outro produto agrícola sazonal, porventura.

- Em 2011, se está a pensar comprar casa… não compre uma, compre duas. Mas tenha o cuidado de as adquirir junto de um estabelecimento de ensino superior. Vai habitar uma delas com a sua família e aluga a outra a vinte alunos deslocados e, talvez até, a um ou dois professores, com os respectivos arrendamentos totalmente isento de impostos – o Estado não quer saber disso para nada e não o incomodará – , o que lhe permitirá fazer face ao duplo encargo e, com boa gestão, talvez até amealhar algum… Pelo lado dos alunos, ensardinhados na casa alugada, a proximidade intensa com os demais colegas poderá promover novas e interessantes experiências. Há aqui, pois, uma vertente social não despicienda.

- Em 2011, esqueça tudo o que lhe sugeri acima e inscreva-se mas é nas «jotas» de algum dos partidos com futuro ou com presente. Aqui as tácticas poderão ser diversificadas, mas tente ser, ao mesmo tempo, um imenso bajulador do «chefe» e um chato terrível junto dos seus pares. Com duas ou três fintas de corpo, lá pelos vinte e quatro anos está director (ou mais…) de uma empresa pública, pelos vinte e cinco estará na Assembleia da República e, a partir daí, o céu não é o limite. Ah, e já poderá contar, colateralmente, com duas reformas asseguradas, aí a partir dos trinta e dois ou trinta e cinco anos. Qualquer paralelo com situações parlamentares actualmente existentes é pura coincidência, claro.

- Em 2011, solicite um financiamento à banca ou ao FMI ou ao Diabo e abra (mais) uma grande superfície; de seguida, contacte algumas organizações humanitárias e disponibilize espaço nessa mesma grande superfície para a recolha de bens alimentares e outros adquiridos e pagos pelos solidários concidadãos, em sucessivas campanhas contra a fome, o frio ou o que seja. Fará um vistaço, socialmente falando, e vai assegurar um escoamento dos seus produtos muito acima das expectativas de qualquer prospecção de mercado mais optimista.    

Como vê, caro concidadão, a crise pode ser uma janela de oportunidades… nem que seja de alumínio anodizado. Basta puxar pelo bestunto, abdicar de qualquer racionalidade e, bem no fundo, estar-se nas tintas para o próximo.

- Jorge Castro

13 comentários:

  1. Tu adoras as janelas de alumínio anodizado.

    ahahahahahahah

    Ano bem bom também para ti (se houver novas oportunidades)

    ResponderEliminar
  2. Ele há coisas que integram o meu imaginário. Que seria deste país sem o alumínio anodizado? ;-)»

    ResponderEliminar
  3. O meu imaginário passa mais pelo anis escarchado :O)

    ResponderEliminar
  4. Ah ... Ganda Castro.
    Olha, no que diz respeito às campanhas de solidariedade, não podia estar mais de acordo contigo. Não te cito nomes pois os olhos e ouvidos do Imperador estão por todo o lado e ainda tramavam o desgraçado que me chamou para eu VER in loco o que se passa numa das contralojas de um Hiper; . Caixas e mais caixas de leite pelo chão, sacos de arroz rebentados de quedas, verdura e fruta aos pontapés, caixas de chocolate etc etc, tudo coisas que caem para o chão durante as descargas, mas a sua recolha é vedado ao pessoal, mais que vedada, é expressamente interdita.
    Eles estão simplesmente proibidos de as poderem apanhar, sob pena de acção displinar e ameaça da perda de emprego. (e foi esta País que de Cravos fez Abril)
    Quando vejo depois os - certamente bem intencionados- voluntários a pedir para que colaboremos com qualquer coisa para mitigar a fome a quem precisa, fico - tal como o Jorge- pior que estragado. É que o negócio da caridadezinha é feita à custa dos consumidores, e o srs Hipers arrecadam mais uns largos milhões e ainda se rogam a vaidades por terem colaborado nas campanhas. Ora porra! Com as calças do meu pai sou um homem. Vejam lá se eles dizem que em "tal dia" 5 % das receitas é para a campanha para dar o exemplo e em solidariedade? Falo só em 5%, que é muito pouco comparado com os 100% que nos é solicitado oferecer em cada cada artigo nessas campanhas...

    ResponderEliminar
  5. Isso é um belo tema para um post (ou muitos).
    Sempre pensei na negociata que é para os hipermercados esta caridadezinha... mas assim não me sinto sozinho.

    ResponderEliminar
  6. Meus caros, quando comecei a referir esta reflexão sobre a recolha de bens nas grandes superfícies para os bancos alimentares, colhi e colho, invariavelmente, um ar de espanto do meu interlocutor e, logo, o comentário do tipo «- Olhe que é capaz de ter razão, nunca tinha visto a coisa por esse lado...».
    E é isso que nos vai afligindo: o povo parece incapaz de pensar - claro que os «sucessos» educativos de Sócrates e Cª. vão contribuido muito para esta anestesia geral.
    Por aqui, já somos três a pensar o mesmo - e eu nem tenho rebuço qualquer em confessar que também tenho alinhado com essa demagogia para maior enriquecimento das grandes superfícies. Mas parei e pensei um bocadinho...
    Até já fiz um artiguito sobre isso... mas ainda não saiu publicado.

    ResponderEliminar
  7. Tu colhes um ar de espanto? Sortudo! Eu sou tratado como indigno de ser humano. E desprezado pelos «benfeitores» domingueiros. Hoje recebi um e-mail que dizia isto: "Três dias antes do Natal, assistia calmamente ao Telejornal da RTP1 quando vi a grande notícia da noite: o presidente da EDP a levar dois saquinhos de papel com roupa usada e um brinquedinho (usado) para uns caixotes de cartão, cheios de coisas usadas para oferecer no Natal. Fiquei comovida. Que imagem de boa pessoa, que gesto bonito: pegar num fatinho usado do seu guarda-vestidos que deve ter uns 200 e num pequeno brinquedo de peluche, e depositar tudo no caixote de cartão para posteriormente ser redistribuído? À administração da empresa? Não, a notícia explica que é para oferecer aos pobrezinhos, que estão a aumentar com a crise. Primeiro, pensei que estava a dormir e um pesadelo me fizera voltar ao tempo de Salazar, à RTP a preto e branco ou à série da Rita Blanco «Conta-me como foi».
    Mas não, eu estava acordada e a ver o presidente da EDP no Telejornal da RTP 1 (podem ver o filme na net) posar sorridente para as câmaras, a levar um saquinho a um caixote, que não era de lixo, mas de oferta (...)."

    ResponderEliminar
  8. Em primeiro lugar, o medronho não está esquecido heehhh, deixa só o ladrão fazer a ocasião.
    O Presidente da EDP. A tal empresa que parece uma árvore de natal, pois sempre que há uma despesa qualquer a cobrir, penduram-na na nossa factura da energia: é a taxa de radiodifusão, é a eco-taxa, é a taxa a propósito das energias renováveis e por aí fora ad infinitum.
    Tão ridiculamente cínica esta atitude do Sr Presidente. Um pouco como a ceia de natal do Bush - too stupid to be president- no Iraque, em que ele pousou para as câmaras da tv a fingir o gesto de trinchar o perú para a soldadesca. Apenas fingiu para as tv presentes, para o momento do take pois o peru era de plástico, - coisa vulgar nos adereços do cinema-, tão plástico quanto o gesto de largueza de alma deste nosso Edepista Presidente. A única diferença é a de que após o momento mediático, os soldados no Iraque comeram de facto uma ceia de peru que entretanto tinha sido previamente confeccionada para o efeito, enquanto que por cá duvido que alguma criança tenha ao menos tido o prazer de tirar os olhos ao peluche, como quem diz que não gosta de ter areia atirada sobre os ditos.

    ResponderEliminar
  9. E eu a pensar que estavas com medronho...

    ResponderEliminar
  10. Boa Orca!
    Até se respira melhor só por saber que ainda há quem tenha o sotão ventilado e os neurónios a funcionar, além do talento de uma escrita impecável.
    Já agora... uma "amiga" em comum teve a gentileza de me oferecer o "Auto das Danações"... Parabéns! Excepcional! Obrigada a ambos... ;)
    Quanto ao resto... este 2011 promete...

    ResponderEliminar
  11. Que bom ver-te por aqui, Libelita!
    Uma amiga (sem aspas) danada só poderia oferecer um auto das danações ;O)

    ResponderEliminar
  12. Obrigado, Libélula, pelo comentário ao Auto.

    Quanto ao mais, sobre o senhor presidente, de ursinho e fatiota à ilharga, é a treta do costume: passa-se o ano a criar pobres e, em vésperas de Natal, chega-se ao desplante de promover uma lavagem dos pés - literal e verídico! - aos sem-abrigo...

    Quando o ridículo não tem fronteiras e é elevado ao desconchavo mediático a que assistimos, parece que o céu não é o limite. Nem a hipocrisia o tem.

    Agora, o que eu acho supimpa é imaginar o sem-abrigo, de Armani, a pedir à porta de algum centro comercial. Ainda corre o risco de receber uma proposta de casamento de alguma Lili Caneças...

    ResponderEliminar