dezembro 06, 2011

Abolição de feriados - o cúmulo do SIMPLEX

A opinião do Charlie:

"Para que uma data emblemática nunca o deixe de ser, é necessário em primeiro lugar dar-se-lhe o ênfase merecido. Se o dia 1 de Dezembro nada diz à grande maioria dos Portugueses, este facto deve-se quase a cem por cento à atitude dos responsáveis pela transmissão dos valores nacionais e universais.
Disciplinas como História, Filosofia, Literatura, etc. têm sido sucessivamente relegadas para planos secundários e «esqueciários», como se a vocação do Homem não fosse mais a do seu crescimento espiritual em primeiro lugar, onde a componente material se situa apenas no suporte do primeiro dado.
Tenho conhecido, na área da minha actividade, jovens e brilhantes engenheiros completamente ignorantes em relação a quase tudo o que saia do seu âmbito profissional.
Como não sou o centro do mundo, esta situação deverá ser o perfil médio da classe que nos irá governar no futuro e que, em grande medida, já estão presentes nos quadros executivos, de um modo geral. Só assim se compreendem certas decisões em relação a disciplinas fundamentais como a Filosofia. É confrangedor assistir-se a programas como «O elo mais fraco» e outros, onde a ignorância à volta de factos fundamentais é a tónica.
Será quiçá importante para quem domina a economia transformar Homem Sapiens em Homem Carneirus, Consumidoris, Estupidiz, Pagantis e Não Bufantis.
Se este perfil é o que caracteriza a nova geração Portuguesa, que o actual presidente ajudou a formatar aquando das suas responsabilidades, então receio bem que o dia um de Dezembro, se referendado, continue a ser feriado. Não pelas razões Históricas, de brio nacional, dando assim um mote para que lutemos pelo que é nosso, mas antes pelo motivo que mais agrada aos homens da cartola: mais um dia para que a carneirada se enfie nos Hipers de focinhos enfiados nas prateleira a consumir sofregamente os fardos de palha embalados em caixinhas de telemóvel... e quejandos."

5 comentários:

  1. pronto....
    lá ficaria todo molhadinho se se cumprissem dois itens: ser eu gaja e o tema, algo de positivo...
    :((

    ResponderEliminar
  2. Bem que podias fazer isto sempre...

    ResponderEliminar
  3. O que nos vale é que há-de aparecer por aí um tal de José Seguro que vai combater com todas as forças esta cena da abolição de cada feriado, lutando pela abolição de apenas meio dia...

    ResponderEliminar
  4. Meio dia ehehehe, e que tal, meia noite??? <:D|o-<

    ResponderEliminar
  5. Não lhes dês ideias que não precisam!

    ResponderEliminar