dezembro 12, 2011

E o preguiçoso sou eu?!

Vejam as estatísticas da OCDE sobre horas de trabalho na Europa em 2010:


Os Portugueses trabalharam, em 2010, uma média anual de 1.714 horas. Os Alemães trabalharam, em média, 1.419 horas. Os Franceses, 1.554 horas.
Ou seja, os Portugueses trabalharam mais 20% que os Alemães e mais 10% que os Franceses.
E o total de dias de férias anuais? Os Portugueses, com 22 a 25 dias, são os que têm menos férias dos países desta lista.
Vão enganar o raio que os parta!

6 comentários:

  1. Acho que se trata apenas dum problema de fusos horários: toda a gente sabe que os alemães trabalham muito mais do que os portugueses. Por exemplo: tenho fornecodores alemães que me chegam a enviar duas encomendas no mesmo dia e despachadas à mesma hora. Não lhes ocorreu ainda a ideia de meter tudo na mesma caixa e evitar que EU PAGUE DOIS PORTES. Perante a resposta de que poderiam ENVOLVER AS DUAS CAIXINHAS DE FITA ADESIVA LARGA e fazer assim UM SÓ VOLUME, ficaram estupefactos. Até adivinhei os seus pensamentos: estes malandros do sul, os estratagemas que eles arranjam para trabalhar menos e pagar menos ainda.
    Perante isto, o que querem que lhes diga?
    Matacões, quadrados, pouco inventivos e conservadores, que devem o grande salto económico de que agora se pavoneiam à ajuda de todo o mundo, nós incluidos: Eis o que eu posso dizer dos Germanos. mas não digo, fico calado, não vá algum ler estas linhas e em vez de mandar duas ecomendas no mesmo dia e á mesma hora, enviar-me uma ecomenda peça por peça, e aí sim eu seria um malandro do caraças!!!

    ResponderEliminar
  2. Mas ficarias entretido durante uns dias, a juntar as peças... com instruções em Alemão.

    ResponderEliminar
  3. imaginativos somos. Trabalhar trabalhamos e a questão da produtividade, grosso modo, deve-se à ausência quase total de gestores, não aos trabalhadores que, em países onde há verdadeiros gestores produzem tanto ou mais do que qualquer outro trabalhador. Em Portugal há muitos "patrões" e + fura-vidas.

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida. As empresas que funcionam bem, dão cartas aqui e lá fora.

    ResponderEliminar
  5. Tal e qual.
    Trabalhamos que nos fartamos, muitas vezes como as mulas à volta duma nora, fartam-se de andar e não passam do mesmo sítio...

    ResponderEliminar