agosto 30, 2012

Discurso do Presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, na Rio+20

Discurso do presidente uruguaio durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio +20.

Como recomenda o Jorge Castro, "ouçam-na, de ponta a ponta, e reflictam um pouco no conteúdo daquele discurso e da atitude de cada um perante a vida. O que queremos, o que fazemos, o quanto temos para fazer enquanto a vida se escoa em minudências que «forças alienígenas» nos vão impondo... e a vida aqui tão perto."

6 comentários:

  1. Todas estas coisas que o presidente diz, são óbvias, evidentes, naturais. Não entendo como se continua, no mundo do economês, a projectar cenários para a solução da crise com futuros e contínuos crescimentos económicos se a mãe-de-tudo, a Terra-Gaia-Natureza está exausta e já em défice.
    De facto, o cenário futuro é de decréscimo e só pode ser assim: mesmo em economês, quem de 5 tira 7, só pode fica com um défice de 2, se houver em algum lado esses 2 acumulados.
    E ultrapassada a abstracção do dinheiro que é um mecanísmo que pode inventar valor, a verdade última conduz da sua característica fiduciária para o campo do concreto e aí surge a revelação: os milhares de biliões não tem correspondência, motivo pelo qual os "mercados" passaram dos títulos para o assambarcamento dos valores reais com predominância para os produtos do sector primário: os alimentos. Eles prevêem o que está eminente que é a fome generalizada e a sobrevalorização consequente das produções agrícolas.
    Mudar é preciso, mas como mudar se estamos enfiados nesas báias que apenas permitem ver os cenários que os manipuladores deixam e desejam?

    ResponderEliminar