junho 02, 2014

«Reflexões em Dó Maior - X» - António Pimpão

As corporações profissionais têm um poder imenso em Portugal, o que vai a par de só conseguirem analisar os factos à luz dos interesses egoístas das classes que representam.
A Ordem dos Enfermeiros é nisso exemplar: ao mesmo tempo que luta, para cima, contra a Ordem dos Médicos, porque entendem ter conhecimentos profissionais suficientes para receitar certo tipo de medicamentos, lutam, para baixo, contra os técnicos das ambulâncias para que estes, em casos de emergência, não possam, sem a presença de um enfermeiro, administrar injeções de glicose a pacientes transportados que dela precisem. A glicose é um mero açúcar, não faz qualquer mal; a sua falta pode ser fatal.
Se isto não é olhar só para o umbigo, não sei o que o possa ser.

António Pimpão

2 comentários:

  1. Se a seriedade do assunto o permitir, diria que, bem vistas as coisas, a questão me parece óbvia: olhando desmesuradamente para cima, ao mesmo tempo que se olha desmesuradamente para baixo, e sabendo nós que, em termos gerais, só temos dois olhos que vêem, a focagem recairá, mais tarde ou mais cedo e inevitavelmente, num ponto central... que é onde se costuma localizar o tal umbigo...

    ResponderEliminar