setembro 27, 2014

Deputados e professores - dois pesos, duas medidas

Li este artigo sobre «Assembleia da República. Quanto custa um deputado?»

Alguns excertos:

"Há uma particularidade no salário dos deputados que tem um peso considerável no valor final que cada um dos 230 pode receber. É que um deputado com morada em Lisboa recebe substancialmente menos que um outro que tenha sido eleito, por exemplo, pelo círculo de Braga ou pelo de Faro. Isto acontece porque ao valor base do vencimento é acrescido, todos os meses, o "abono" (uma espécie de compensação financeira) pela distância a que o parlamentar se encontra do seu local de residência, e que é calculada em função das viagens que realize mensalmente.
Para se deslocarem até às suas casas e voltarem, os deputados recebem 0,36 euros por quilómetro, atribuído uma vez por semana (no caso dos deputados eleitos pelas regiões autónomas, têm direito a uma viagem de avião paga entre a capital e a região autónoma respectiva, enquanto os eleitos pelos círculos de emigração na Europa têm direito a duas viagens de avião por mês).
Mas há outros extra a somar ao valor base. Por cada dia de trabalhos parlamentares em que participem, os deputados recebem mais 36 cêntimos por quilómetro para cobrir a viagem entre a sua residência na zona de Lisboa e a Assembleia da República.
Há ainda uma "ajuda de custo" por cada dia de actividade. Neste caso, os deputados que residam no concelho de Lisboa ou nos concelhos vizinhos (Oeiras, Cascais, Loures, Sintra, Vila Franca de Xira, Almada, Seixal, Barreiro, Amadora e Odivelas) recebem 23,05 euros, "a título de ajuda de custo em cada dia de presença em trabalhos parlamentares", de acordo com o "estatuto remuneratório". Para quem viva fora desses concelhos, o valor foi fixado nos 69,19 euros."

A minha pergunta é: por que motivo os professores podem ficar a 600 ou mais Km de casa, podem andar de terra em terra, numa vida de ciganos. durante anos e anos (isto tudo se tiverem a «sorte» de ficarem colocados), e os custos de alojamento e de transporte são por sua conta, sem qualquer ajuda por parte da sua entidade patronal, o Estado?


6 comentários:

  1. Isso queria eu saber...Para além de não serem ajudados ainda somos mal tratados!

    ResponderEliminar
  2. As mordomias dos políticos nunca os saciaram...por isso se dedicam a sacar aumentos apenas para eles...

    ResponderEliminar
  3. E por aqui, nestas bandas, que (dizem) Cabral descobriu, os "daputada" recebem Auxílio-paletó (ou facto aí na linguagem lusa). Se o imóvel funcional, em Brasília, não lhes agrada, ainda recebem um valor - bastante alto - para alugarem o que eles chamam de "melhores acomodações".
    Tal como aí, nossos professores ganham miséria,estão sendo esculachados, esfaqueados e assassinados nas escolas, e a educação que deveria ser prioridade, acaba indo para o esgoto.
    Cambada de ladrões! O que mais me dói nisso tudo é serem chamados de "representantes do povo".
    Meu representante o cacete! Porque esse tipo não recebeu meu voto! Mas ainda tem eleitor que se vende... e aí a merda fede pra todo lado.
    Depois, não querem as manifestações, as greves... as revoluções!
    Mas já foi longe quando a briga era mesmo por ideologias em favor do coletivo. Hoje, a calhar, se der uma boa dentadura (nem precisa ter a arcada dentária necessária), e uma cesta basiquinha que dê pra alimentar a família uns 3 dias,o eleitor estará votando em safados dessa espécie.

    ResponderEliminar
  4. O problema começa por aí, Mamãe: a falta de memória das pessoas.

    ResponderEliminar
  5. O mal maior disto tudo,
    é que é o caldinho
    adequado
    para os "salvadores da pátria".
    É deste descontentamento geral,
    deste dizer "basta",
    que a voz de um doido
    surge na escuridão
    destrajado
    de luz
    e esperança.
    E lá se cai outra vez
    numa ditadura que costuma ser
    sempre pior do que o mal
    que se vivia,
    só que aí
    impera
    o sentido
    do sílêncio,
    a quietude da morte,
    até que fartos da mordaça,
    a salvadora salvação
    morra.
    Por isso, amigos, falemos,
    falemos alto e sempre.
    A solução
    está sempre em nós,
    e não nos messias....

    ResponderEliminar