maio 15, 2013

«respostas a perguntas inexistentes (252)» - bagaço amarelo

ser pragmátic@

Existe por aí uma mania qualquer de considerar que o pragmatismo é a melhor coisa do mundo. Ser pragmático é optar pela eficiência em detrimento da emoção e do intelectual. Enfim, abdicar de tudo para ser eficiente. Ainda hoje, em conversa com uma amiga que se orgulha de ser pragmática, percebi que ela abdica de grande parte do tempo que tem para estar com quem Ama, em nome das horas extras no emprego.
Trabalha mais, vive menos. Tem orgulho nisso.
O problema das pessoas pragmáticas costuma ser a morte. Não há nada mais pragmático do que a morte, já que no fim morremos todos. Quem abdica de alguma da sua vida antes da morte está a morrer antes do tempo. É isso que é ser pragmático e é isso que o mundo nos diz para sermos hoje em dia.
Eu orgulho-me de não ser pragmático. Costumo pôr a minha vida antes de qualquer outra coisa. Desculpem qualquer coisinha, mas nem a merda do produto interno bruto, nem a dívida externa portuguesa, nem as imposições da Troika me convencem a abdicar de mim mesmo. Opto pela vida. Quando me deixam, claro.
Sou pragmático o suficiente para perceber que o pragmatismo é uma merda. É a força de quem ainda não percebeu a lógica da existência, ou seja, do Amor.
Devia ser proibido ser pragmático. Por mim, a lei devia obrigar-nos a ser líricos, inúteis e crianças de vez em quando. Não é por nada de especial. Só para sermos felizes. Só para que a vida não passe por nós sem que passemos por ela.


bagaço amarelo
Blog «Não compreendo as mulheres»

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Escreves coisas que... tomara eu... e ainda agradeces?!

      Eliminar
  2. Vivo no mundo da utopia...Sofro bem menos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é quando aterras na realidade. Ou tens uma grande autonomia de voo?

      Eliminar
  3. Belíssimo texto. Tomara eu ser o autor. Estava tentado em lê-lo em público, numa sessão de toastmasters.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ivar Corceiro (Bagaço Amarelo) concerteza que não se importa. Eu próprio também estou a pensar ler este texto num econtro de «leitão com poemas», na próxima semana.
      Toastmasters é o quê? Mestres a fazer tostas?

      Eliminar
  4. Toastmasters é uma coisa gira, sem ter a ver com culinária ou doçaria. Um Club para estimular as artes e manhas de falar em público. Queres ir lá que te convido. Quartas feiras, das 19,00 às 20,30 horas, em Coimbra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh, pá... que raio de hora... começa exactamente quando eu chego a Coimbra e acaba quando eu já tenho que estar a fazer 1 hora de digestão, para conseguir dormir descansadinho...
      E é pena, porque deve ser bem interessante...

      Eliminar
  5. Texto curto, simples e muito bom! António, obrigado por partilhares este texto na sessão dos Toastmasters! Se o texto já é muito bom "per si", a tua apresentação conseguiu torná-lo um pouco melhor!
    Abc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tony, como é que apresentaste o texto? Tenho curiosidade.

      Eliminar