dezembro 01, 2013

Cristóvão Colombo e a história dos Mapas de Piri Reis

O primeiro texto do Charlie aqui sobre Cristóvão Colombo e o Novo Mundo recebeu vários comentários muito interessantes. Entre eles, este do Pedro Laranjeira, que tem um livro sobre este tema:

"Ora bem, o título «O que sabia Cristóvão Colombo sobre o Novo Mundo? I» tornar-se-á extremamente esclarecedor se tomarmos em atenção a história dos Mapas de Piri Reis, que publico aqui.
Vejamos:
Piri Reis era um Almirante otomano que viveu entre 1465 e 1554, de seu nome Hadji Muhammad.
É autor de um Mapa-Mundi que fez em 1513, onde incluiu descobertas de Colon, que citava frequentemente. Esse mapa encontra-se actualmente no Palácio de Topkapi, em Instambul, Turquia e ficou conhecido como «O Mapa de Piri Reis».
Hadji Muhammad era descendente de Kamal Reis, outro Almirante turco, lutou e venceu no Mediterrâneo e na costa ocidental de África as marinhas espanhola, veneziana e genovesa, acabando por ser derrotado pelos portugueses, o que lhe valeu ser mandado decapitar pelo Sultão.
O que há, então, de curioso, sobre estes mapas?
Foram trabalhos começados muito antes do mapa final em 1513, entre os quais o primeiro mapa que incluía as duas costas americanas, do sul e do norte, com exatas referências ao Brasil, que bebeu de navegações portuguesas feitas em segredo antes de 1500.
Piri Reis conhecia a circunferência exata da terra e reproduziu-a com dados referentes à Antártida que datam de uma geografia existente 4000 anos antes de Cristo. Isto mostra que as suas fontes eram muito antigas, o que é comprovado por referências a dados do tempo de Alexandre o Grande (332 A.C.).
Uma experiência curiosa aconteceu quando se tentou sobrepor a área do Mediterrâneo no mapa de Piri Reis com a de um mapa moderno: estava lá tudo, mas fora de sítio.
Até que alguém se lembrou de sobrepor o mapa sobre a superfície de um globo: milagre,ficou tudo no sítio!
Ora bem, chegaram até nós afirmações de que Cristóvão Colon estava na posse dos mapas do almirante turco, que terá sempre tido consigo e levado nas suas viagens. Será verdade?... Tudo o indica, pelo conhecimento exato que tinha dos mares por onde navegou.
Assim, Churchill nunca teve razão ao alegar idiotamente que «Colombo não sabia para onde ia, nunca soube onde estava e tudo isto feito com o dinheiro dos contribuintes». Aliás, como o Tenente Coronel Brandão Ferreira tão humoristicamente costuma comentar, «Colombo sempre soube para onde ia, sempre soube onde estava e, se o fazia à custa do dinheiro do contribuinte, dado que o contribuinte era o espanhol... quanto mais melhor!»
Portanto, a viagem de descoberta do Novo Mundo não foi uma aventura às cegas, foi um projeto baseado no melhor conhecimento que a ciência de então possuía.
Portanto, que sabia Cristóvão Colon sobre o Novo Mundo?... eu diria: TUDO!"
Pedro Laranjeira
Escritor e jornalista (e vice-versa)
Presidente da Associação Dr. Manuel Luciano da Silva

Nota do autor para mim - "Esta história não é conhecida nem tem sido divulgada por ninguém, é a primeira vez que é publicada, no link que te enviei e fará parte da próxima edição (3ª) do meu livro, se tiver paciência para isso… portanto é tua em primeira mão!"

2 comentários:

  1. O Pedro Laranjeira tem toda a razão quando chama idiota ao Churchill,
    Aliás, quando chama idiota ao Churchill, não é bem ao figurão em pessoa.
    Ele é antes de mais o estereótipo da estúpidez dos Bifes, sempre armados em superiores.
    Eles que nunca descobriram nada, que têm como icone os piratas do tipo do Francis Drake, condecorado por roubar e piratear.
    Ao largo da nossas costas Algarvias jaz um navio português cuja missão foi correr com os xicospertos de ingleses e holandeses que iam no encalço do nosso esforço.
    Desde abater navios e bombardear fortins alheios, tudo esse navio fez pelas costas dos mares cujos caminhos nós (re) descobrimos.
    Afundou já com as terras lusas à vista, pois nas refregas tanto se dá como se leva e com rombos no casco não resistiu.
    Bem diferente a massa de que éramos feitos, nos tempos de hoje, sacam-nos tudo à má fila e com o beneplácito, e até concordância activa dos deveriam defender o valor maior colectivo-

    ResponderEliminar
  2. Quanto aos mapas, já conhecia alguma coisa ha´bastante tempo através de um livro que foi na altura da minha juventude uma referência em determinados círculos,
    Trata-se do "Despertar dos Mágicos" de Louis Pauwel e Jacques Bergier.
    Fui ao meu sótão rabiscar nas estantes e dei com o dito um pouco maltradado pelo tempo.
    As referências aos mapas de Piri Reis sâo curtas mas coincidem em tudo o que o Pedro escreve.
    Os mapas obedecem a uma projecção ortogonal especial o que fez com que durante muito tempo fossem considerados fantasiosos. No entanto, depois de ter-se descoberto a matriz correcta , o conteúdo da revelação espantou o mundo científico. Algo semelhante mas quanto a mim, mais simples foram as descobertas das "pilhas de Bagdad".
    Fico ardendo em curiosidade para ler a obra do Pedro mal ela saia

    ´´

    ResponderEliminar