fevereiro 01, 2013

Posso responder eu ao Sr. Fernando Ulrich?

"Se os sem abrigo aguentam, por que é que nós não?"
Fernando Ulrich
Ontem, 31/1/2013, durante a conferência de apresentação dos resultados de 2012 do banco BPI (lucro de 249,1 milhões de euros)

O "patrão" do BPI decidiu explicar a sua polémica (e famosa) declaração "Ai aguenta, aguenta" (em Outubro de 2012), relativamente à questão de se o país aguenta mais austeridade.


Eu vou responder-lhe:
Os sem abrigo aguentam porque não sabem que os bancos, raiz da actual crise, originada pela especulação financeira, são ajudados pelos Estados, à custa de dinheiro que estes roubam nos salários de quem trabalha, no preço dos produtos e nos serviços essenciais.
Se os sem abrigo tivessem a noção de que o BPI teve em 2012 uma ajuda do Estado português de 1.200 milhões de euros, para tapar o buraco resultante das perdas acumuladas, não teriam o mínimo de consideração pelo que o presidente do BPI pudesse ou não dizer.
Se os sem abrigo soubessem que os resultados do BPI resultam, em grande parte, de ganhos obtidos pelo diferencial entre o que pagam pelo dinheiro que pedem emprestado e o dinheiro que emprestam a quem precisa, sendo que esse diferencial resulta, numa parte significativa, das tais ajudas do Estado, que têm de se financiar com juros que têm que ser pagos maioritariamente pelos que pagam impostos, no mínimo dir-lhe-iam para ter vergonha na cara e para estar caladinho.

5 comentários:

  1. De bolso cheio todos assobiam !!!

    ResponderEliminar
  2. Grande Paulo Moura, concordo em absoluto contigo.

    ResponderEliminar
  3. Este fernando ulrich além de estúpidos é um incompetente e ignorante. De facto para quem vai buscar ao banco (contribuintes portugueses) 60 mil euros por mês fala de farto .... Por causa de La… como este é que Portugal está como está. Vamos todos fechar as contas no BPI. É a única maneira de se vingarmos deste jago.

    ResponderEliminar
  4. O gajo é mesmo uma besta.
    As respostas que ele deu hoje em sede parlamentar foram de uma arrogância e estupidez inacreditáveis.

    ResponderEliminar
  5. E depois, como o Paulo diz e muito bem, não vejo qual a fineza empresarial de emprestar dinheiro ao Estado, que o Estado lhe deu previamente. O Banco empresta e depois o Estado paga-lhe juros, com dinheiro..... que nos suga em impostos.
    Passos Coelho, Gaspares, Relvas e Ulriches é tudo uma mesma panela cheia de merda a querer fazer acreditar serem canteiros em flor-

    ResponderEliminar