janeiro 12, 2014

Aristides Sousa Mendes - programa «Grandes portugueses da RTP1» de 2010









6 comentários:

  1. Já tive oportunidade de te contar que este homem, para mim, é o ser mais altruísta que a nossa nação pariu. Sempre que quero marcar a minha posição de ser português e não me sentir menor perante as outras nações, evoco este nome grande do nosso tempo. Não há descobridor, não há desportista, não há político que lhe possam chegar à altura dos joelhos. Basta perguntares a alguém: Conheces o filme 'A Lista de Schindler'? E todos dizem, sim, grande homem, salvou mais de mil judeus da morte ao empregá-los na sua fábrica. Eu respondo: Aristides multiplicou esse número por 30 em dois dias e duas noites e não foi preciso que eles trabalhassem para si. Perdeu tudo por cá., mas ganhou a oliveira no jardim da paz.
    E digo-te mais: quando eu voltar a dizer a alguém que antes do Eusébio deve ir este Homem para o Panteão Nacional e essa pessoa me disser que não o conhece ou me perguntar em que posição jogava, juro que me atiro a ele e o estrafego!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estrafegarias muita da população de Portugal...

      Eliminar
    2. É, passados já sete sete décadas, ainda politicamente incorrecto falar noutro tom.
      Aristides faria o mesmo fosse por quem fosse que se visse acossado pela Besta.
      Daí a passar-se uma esponja por cima dos lobbies Judeus que apoiaram de facto Hitler na primeira fase da sua ascensão, ou querer-se minorar, ou até negar o Holocausto como ultimamente se tem tentado em várias frentes fazer, vai um passo enorme.
      Mas o facto é este: os Judeus eram também Alemães.
      Numa declaração de intenções devo dizer que ou ligado por afinidades familiares a pessoas que pertencem à fé Judáica.
      Seguindo então: Hitler era um paranoico e ponto. A razão pela qual conseguiru levar o povo Alemão atrás dele são da mesma ordem das razões que estão por detrás da explosão colectiva após a espera pelos D. Sebastiões e Messias Salvadores.
      O que é um facto é que os Banqueiros Judeus financiaram a máquina militar Nazi. Empresas como a Kuhn & Loeb ligadas nada menos que a Prescott Bush, (sim, avô da avantesma que apesar de ser "too stupid to be president" conseguiu dobrar o mandato), foram entre muitos outros, como a Ford etc etc apoiantes do grande milagre industrial-militar alemão.
      Os alemães perderem a guerra e ainda bem, digo eu....
      Mas não engulo suavemente a enguia que me querem enfiar pela guela.
      Nem Aristides tem culpa das sacanices gigantescas que os judeus tem levado a cabo na Palestina, nem os palestinianos são flor que se cheire, mas foram corridos das suas terras e postos literalmente a viver num segundo ou terceiro plano de cidadania.
      E como a História é numa primeira fase contada pelos vencedores, poucos foram os que se atreveram a aproveitar o distanciamento decorrente do tempo passado e ter uma leitura abrangente e desapaixonada sobre o segundo grande conflito mundial.
      ~Houve exterminio em massa nos campos de concentração? Não temos razões para duvidar dados os inúmeros testemunhos. Um horror, a desumanidade levada ao extremo.
      Mas o que fizeram os vencedores da guerra com os prisioneiros?
      Talvez não se saiba mas foram obrigados sob pressão das armas a fazer a desminagem dos terrenos, não só das minas alemãs mas também das dos Aliados.
      Contudo, após a guerra muitas centenas de milhares de minas continuaram a surda ameaça sob o solo.
      Foi então que surgiu o surto de mão de obra barata, importada também de Portugal.
      Tenho a certeza que em relação a tudo isto Aristedes, por ser uma figura de moral superior, seria contra.
      Por isso não me sabe muito bem o "sequestro" dessa figura impar da nossa nacionalidade.
      Se vivesse hoje seria certamente uma voz a elevar-se em desfavor do muito que se passa na terra que no após guerra, muitos dos que ele salvou chamam agora de terra sua.

      Eliminar
    3. Já te disse que adoro as tuas análises críticas ao que nos dão como verdades verdsadinhas?

      Eliminar
    4. Já a São Rosas tem a mesma conversa....
      Será.... que ainda aparece por aí o Nelo?

      Eliminar