janeiro 25, 2014

O Pidesco do CARRO pela Factura Electrónica

Toda a gente (os que pela idade cabem no intervalo da memória vivida) se lembra dos Bufos da Pide, depois batizada para DGS.
Por vinte escudos, algo assim como os actuais dez cêntimos de €uro, denunciavam as conversas que tínhamos às mesas de café.
Na cidade onde vivo e vivi a maior parte da vida também conheci pessoalmente uma personagem deste jaez. Tínhamos por hábito, na transição dos anos sessenta para os setenta do séc XX, portanto já no final do Estado Novo, umas tertúlias num determinado café.
A configuração do estabelecimento dava um certo recato a um cantinho onde apenas uma mesa cabia e que fazíamos rodear por cinco ou seis cadeiras no espaço feito só para quatro. Uma floreira a fazer de separador com o resto do espaço dava o remate final.
Aí dávamos volta aos livros proibidos, os filmes censurados, a situação política, a par das notícias da BBC e das  músicas que ouvíamos em primeira mão na velha Onda Longa de AM em que emitia a Radio Luxembourg. Em voz baixa apenas confiávamos no empregado de mesa, ele mesmo, segundo se constava, detido em tempos pelos esbirros da polícia política e por isso alvo da nossa admiração.
Fazíamos os pedidos das torradas, ou das imperiais com caracóis, enquanto ele discretamente, sempre em voz baixa,  também nos dizia pontualmente algumas coisas concordantes com as linhas dos nossos pensamentos..
Foi um espanto quando depois do 25 de Abril, nos arquivos locais da Pide o dito emergiu como um dos informadores com a folha de serviço onde constavam além dos nossos nomes, os pagamentos dos tais vinte escudos por cada dica passada. Coisas tipo, livro X, ou programa de rádio da BBC em dia Y, etc além das nossas opiniões e em particular no que me toca, o livro "Dinossáurio Excelentíssimo"do saudoso Cardoso Pires
Palavra de honra que a primeira coisa a vir ao cimo quando saiu a ideia brilhante do carro sorteado via factura foi a cara simpática do tipo que nos bufava.
E é precisamente essa sensação de dejá vu que me toma sempre que ao meter gasolina ou pago o café o empregado me pergunta pelo número de contribuinte.
Não é por nada, mas o ficheiro da pide sai-me logo assim à frente dos olhos.
Traumas, filhos... traumas..




3 comentários:

  1. Hoje perguntaram-me num restaurante se queria factura. Quando disse que não, o empregado ficou a olhar para mim e perguntou-me o número de contribuinte. "Não quero factura", tive que repetir perante a admiração dele.

    ResponderEliminar
  2. Ud. no Pide la factura?
    Ni yo, ni yo....

    ResponderEliminar
  3. Recordações ainda frescas e que dia a dia se parecem ressuscitar...neste mundo de desigualdades cada dia está pior. Os sacrifícios são para os mais desprotegidos...os aumentos são para o elenco governativo...
    Afinal onde pára a igualdade dos sacrifícios...

    ResponderEliminar