janeiro 31, 2014

Sono Trocado Baralha Genes

Muito a propósito da questão da mudança horária a que estamos sujeitos duas vezes por ano, vem publicado uma notícia na revista do semanário  "Expresso"  que cita a "Proceedings of the National Academy os Sciences " onde está, - para consulta pública-, um estudo sobre as implicações na saúde ao nível genético da alteração do sono.
Dado que um dos argumentos apresentados com algum.- convenhamos-, tique de enfado e sobremacia  nas respostas, é o de não haver estudos, apresento pois um feito por entidade cujos créditos não me compete pôr em causa.
Sendo por isso pertinente no contexto da luta contra a mudança da hora, tomo a liberdade de transcrever parcialmente do original, o texto que a seguir se apresenta:

*****
        Um novo estudo publicado na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences " descobriu uma relação estatisticamente significativa entre a indisposição  associada ao jet lag e ao trabalho nocturno e a perturbação do metabolismo e a actividade molecular.
A partir de uma experiência desevolvida com 22 homens e mulheres com idades compreendidas entre os vinte e dois e os vinte e nove anos, o Sleep Research Center da Universidade de Surrey descobriu que a sintonia genética do corpo - programado para estar a dormir de noite e estar acordado de dia- se altera quando os verificam alterações nos ciclos do sono. Durante três dias os participantes foram sujeitos a uma experiência em que se transformava um dia normal num novo dia com vinte e oito horas, alterando por completo  os seus ritmos biológicos.
As amostras de sangue retiradas a cada um dos indivíduos antes e depois da experiência permitiram a comparação da actividade genética: no início 6% dos genes apresentavam um ritmo biológico saudável; no final, mais de 97% ficaram dessincronizados, podendo verificar-se a escala, velocidade  e rapidez dos danos causados por se estar acordado durante a noite. Náuseas, alterações de humor, e da temperatura corporal são algumas das alterações. A investigação permitiu ainda identificar quais o genes associados  aos ciclos do sono e à actividade diária e quais resultam do funcionamento do nosso relógio biológico....(...) 

Assinado M.J.B.

****
Sem mais argumentos de ordem mais ou menos vaga ou subjectiva, era bom que de algum modo os inertes burocratas mudassem a postura institucional e aborrecida quanto ao tema da mudança da hora e se limpassem a este guardanapo.


2 comentários: