agosto 02, 2011

A Cleptocracia, e a doutrina das privatizações.



http://usdebt.kleptocracy.us/

Na imagem, à direita das defuntas torres gémeas tendo aos seus pés um avião em cima dum campo de futbol ao lado da estátua da liberdade, a torre em notas de 100 dolares necessária para cobrir a dívida.

... Na altura em que dois irmãos judeus foram libertados do campo de concentração, um tirou uma lata de conserva do bolso das calças e vendeu-o ao outro que por sua vez o alienou de imediato a outro ex-prisioneiro, beneficiando de um considerável lucro. Meses depois, o primeiro re-adquire a mesma lata, põe-a em cima da mesa da cozinha e ausenta-se. Quando regressa vê o segundo a lambuzar-se com a sardinha. - Desgraçado!- grita em desespero. -O que foste fazer, oh Deus... isso não era para comer! Era para vender...


Quando Dom João I assassinou o Conde de Andeiro, iniciou oficialmente o processo político que iria salvar o país da eminente ameaça que Castela fazia pender sobre a soberania Lusa. Uma vez instalado na cadeira do Poder, e certamente como forma acimentar empatias e vincar laços, o primeiro representante da dinastia de Avis resolveu premiar com abundante quantidade de moeda a nobreza e diversos elementos da burguesia que com ele tinham colaborado - e de cuja colaboração continuava a necessitar já que a guerra com Castela continuava-. Passada a euforia inicial, o preço real desta medida – impensada, dirão uns, inevitável dirão outros-. foi dramática. A consequência foi uma inflação histórica. O período entre 1384 e 1422 conheceu valores como 500% de aumentos dos preços médios dos bens de consumo, e perdas de valor real de moeda quase cinco vezes mais altas: um real de prata do reinado de D. Fernando, seu antecessor, valia no fim deste ciclo, dezanove vezes menos, ou seja, 1900% abaixo do que o seu valor de lançamento


O risco de bancarrota era mais do que eminente. Por um lado, havendo excesso de moeda, não correspondida por bens efectivos produzidos internamente, os metais nobres saíam do País pelo processo de troca com o exterior, ou seja; importação. Por outro lado, esta saída era feita a baixo valor, pois o dinheiro estava desacreditado e embora se tratasse de ouro e prata, era vista no estrangeiro como sendo de menos valor. A situação era desesperada. Os metais ameaçavam escassear e entrava-se no limiar do paradoxo que consistia em não se ter moeda, e mesmo assim esta valer nada, um cadinho explosivo de onde o pior se poderia esperar. Uma vez que não era possivel recolher moeda nem impor medidas impopulares, com a Espanha sempre a espreitar a oportunidade para tomar de salto o nosso trono, e tudo isto num cenário acompanhada dum crescente descontentamento popular, apenas uma solução foi encontrada: aumentar o território onde a moeda pudesse passar a circular e ser aceite como boa. Para o lado de Espanha, não era fácil e os dois países continuariam em contendas por mais de um século, sendo as fronteiras duramente disputadas e defendidas.
Assim, e após a reunião em Torres Vedras onde foi sabiamente aconselhado, o Rei de Portugal deu inicio ao processo da expansão marítima. O congresso extraordinário levado a cabo nessa ocasião determinou a tomada imediata de Ceuta e o avanço ao longo das costas de África. Este processo conduziu o País à sua Era Dourada como é sabido, e que culminou já em pleno Século XVI com a descoberta do Japão. Pelo caminho tinham ficado sob influência cultural e económica, vastos territórios em África, Brasil na depois chamada América do Sul, e Asia. A pressão interna motivada pelo excesso de moeda diluiu-se totalmente quando esta se expandiu por novos mercados, circulando primeiro por todo o Norte de África onde era aceite por boa nas novas praças as quais, sob domínio Português, produziam da Europa, pela via da comercialização dos tão apetecidos produtos exóticos vindos do Oriente, um extraordinário retorno aos cofres nacionais

Esta forma de resolver crises económicas não foi original e ao longo da História, inúmeros exemplos, como no caso dos Romanos, ilustram as saidas encontradas e que passaram pela anexação de novos territórios. Assim e logo a seguir ao momento Português, também os Ingleses, Holandeses, Franceses e Espanhóis seguiram este curso e expandiram a sua influência pelo mundo.
Mas o que fazer quando não há mais território físico para conquistar? O caso do sucesso do Dolar Americano é bem um exemplo moderno do que atrás se citou: uma moeda aceite por boa em todo o mundo permite que a área real de influência seja de facto também as partes do mundo onde ela é, mais que aceite, disputada e desejada.
Mas, e repito, o que fazer quando não existe mais território físico para exercer influências?
A resposta é muito simples, inventa-se. A forma de inventar território é projecta-lo para o futuro criando-se uma coisa a que se dá o nome de crédito. Acredita-se, ou faz-se acreditar numa dinâmica de crescimento permanente e isso corresponde de facto a uma expansão económica de perfil parecido com a conquista de novos territórios que hão-de trazer retornos.
O perigo disto reside contudo nas distorções inevitáveis a que o processo se sujeita, animado que está da lógica de crescimento permanente, quando a sua dinâmica atinge expressões de progressão geométrica. Boaventura Sousa Santos explica que não pode haver crescimentos económicos infinitos: o planeta é finito, a nossa capacidade de consumir bens também, mas toda esta crise actual assenta de facto nisto: não havendo mais mundo para um sistema assente no crescimento, projectou-se para o campo, já não das expectativas, mas dum transcendente mundo sito algures no futuro, toda a lógica desse crescimento.
A imagem em cima demonstra bem o absurdo a que se chegou. Tal como no tempo de D. João I, a hiper inflação produzida pela injecção de tamanha quantidade de moeda traria a desgraça não só à América mas a todo o sistema mundial. O dolar, ainda apreciado apesar de disputar prestigio e território fisico de circulação com o doente Euro, seria sujeito a uma depreciação incalculável.
A solução, a única solução, foi esta que o Obama conseguiu ver aprovada; divida, crédito, projectar os pagamentos dos incontabiliões de dolar para territórios do futuro, sempre para o futuro, onde ninguém pagará coisa alguma pois essas quantidades de dinheiro são simplesmente impagáveis. Outros países já tinham feito o mesmo antes, o nosso país não é excepção. Gerir uma divida elevada sem preocupação outra que não seja cobrir o serviço da dívida.
E foi aí que os “mercados” acordaram. De algum modo, a imposição da União Europeia em limitar os défices terá contribuido para a desconfiança subitamente instalada no seio dos emprestadores de dinheiro. De repente viram que tinham entre mãos uma mercadoria, - a dívida- que apenas em quantidade muito reduzida correspondia à segurança de bens de facto, sendo o grosso projectado para um hipotético crescimento futuro passivel de cobrir os valores acrescentados do expectável lucro . De pés assentes na terra iniciaram o único caminho que acharam seguro: fazer com que essa quantidade de bens, reduzida embora face à quantificação da dívida total em moeda, passesse para as suas mãos.
Assim, os mercados não querem que se paguem as dívidas. Eles sabem, despertos que estão, que são impagáveis e se alguém as pagasse, o dinheiro libertado traria uma imediata inflação com a consequente perda de valor do mesmo (se calhar o verdadeiro valor); um péssimo negócio para os clientes das agências de rating.
Avançam então os abutres com as receitas: alienação de empresas, privatizações, impostos e penhoras, em resumo, a mudança efectiva de propriedade. É esta a verdadeira motivação, garantir a posse do valor real, agora e neste instante, pois aquilo que eles tem entre mãos, melhor que ninguém, sabem não ter já qualquer valor agora e neste instante, pois o futuro cobrável está a um prazo em que estaremos todos mortos...


Charlie

45 comentários:

  1. Vénia também correspondida, mas com as devidas precauções, sempre voltado para a parede, pois eles andem aí e todo o cuidado é pouco.

    ResponderEliminar
  2. Nesse particular, a tua melhor companhia é uma lésbica.

    ResponderEliminar
  3. Charlissimo Comentador de Economês:

    A minha humilde e também cheia de vénias encostadas às paredes açafata repleta de parabéns, pela forma como debitou ( quanto a créditos estamos falados...)este texto que, extenso embora, nos (este nos não é magestático, eu falo por mim, mas calculo que também a outros ledores avidos de absorção de conhecimentos de caracter macro económico) nos, escrevia eu, abriu umas portas cognitivas que eu ( agora assumo!) na minha já provecta idade e por enquanto gozador de merecida(?) e descontada(?) reforma nunca tinha aprofundado de forma tão preclara, já que as minhas leituras e congeminações se orientavam para outras veredas.

    Agora, sem "Rodriguinhos & adjectivações gongóricas":

    Charlie: PARABÉNS PELO TEXTO

    ResponderEliminar
  4. Ou, como diria um colega meu, sem funfuns nem gaitinhas.

    ResponderEliminar
  5. Muitíssimo obrigado Eduardo, por todas as razões apontadas e em particular por fazer referência à provecta idade, que é como se sabe, a idade da sabedoria. Por esse motivo em especial, muito me honra o destaque consubstanciado em tão amáveis palavras. Um abraço. Quanto aos funfuns e gaitinhas, é a Dona São useira, costumeira e vezeira em guloseimas e tira-teimas (não é nada disso, é só para rimar, e ela é uma menina linda, ó se é...)

    ResponderEliminar
  6. Ai que o Nelo vai ficar "puçesso, melhér..."

    ResponderEliminar
  7. És como o sistema que à falta de terra, novas terras no futuro inventa: não tendo tu corpo para tanto amar, inventas corpos para o teu corpo se dar...

    ResponderEliminar
  8. Isto é um sacana dum tratado, ganda Charlie.

    ResponderEliminar
  9. E vais ver quando ele concluir o estudo «a religião e o culto fálico na região Oeste».

    ResponderEliminar
  10. Um abraço cúmplice, ganda tu que és Barão..;)

    ResponderEliminar
  11. O pior é mesmo a "mudança efectiva de propriedade". É que é mesmo uma maçada. Por cá, ali na rua, fechou a florista e abriu uma loja de "recolha" de ouro. E eu que estava tão habituadinha a passar entre as flores e os vasinhos, resta-me agora pousar os olhos numa sala branca com uma mesa e três cadeiras. Ainda por cima acho que os novos pólens me causam alergia, pelo menos sempre que lá passo fico com comichão.

    ResponderEliminar
  12. Em Coimbra, na Baixa, os polinizadores de ouro já ganham aos Chineses.

    ResponderEliminar
  13. Pois por cá também é um a cada esquina. E do que vejo, o polinizador ali do lado parece estar a ter bastante mais audiência que a florista. Ainda não investiguei, mas, por acaso, tenho uma grande curiosidade pela rota daquele ouro.

    ResponderEliminar
  14. O ouro, Libelita linda e Sãozinha boazona...segue o caminho do estrangeiro, da mesma forma que toda a água, dê as voltas que der, vai parar ao mar...
    Vai tudo lá para fora... :((
    Precisamos mesmo de que os nossos genes de D.João I sobressaiam deste torpor insano que deixa o caminho livre aos ladrões. Temos que regressar ao mar e ir buscar o ouro que anda a correr para lá.....

    ResponderEliminar
  15. E não poderíamos assumir as nossas costelas católico-apostólico-romanas e expulsar os vendilhões do templo?

    ResponderEliminar
  16. Para o estrangeiro? Ocidente? Oriente? Médio Oriente? Deve haver algum sítio onde ele esteja a sedimentar em grandes quantidades...

    ResponderEliminar
  17. Não sedimenta. Cresce em altura.

    ResponderEliminar
  18. Olha lá para cima, para a imagem que o Charlie pôs. Fálica, Noé?

    Agora vai aqui: http://www.nakheelharbour.com/

    ResponderEliminar
  19. E agora, aqui:

    http://www.arabesq.com.br/Principal/Turismo/TurismoArtigo/tabid/147/ArticleID/747/Default.aspx

    ResponderEliminar
  20. Diz um velho aforismo que as fortunas nunca se extinguem, mudam é de dono---

    ResponderEliminar
  21. Fortunes follow their Master's voice.

    ResponderEliminar
  22. Devem ser surdas, as gajas, que eu farto-me de berrar e nem com binóculos as vejo...

    ResponderEliminar
  23. Fecha os olhos e passa-lhes pelo corpinho em suavidades.

    ResponderEliminar
  24. Ganda torpedo, Sãozinha! Bom... sempre fico mais satisfeita sabendo que há para aí erecções dessa dimensão...

    ResponderEliminar
  25. Não quero que te falte nada ;O)

    ResponderEliminar
  26. A São sabe mesmo o que gaja que é gaja aprecia..., ou nao fosse ela a gaja que é...

    ResponderEliminar
  27. (Eu tenho cá para mim que ela ainda vai perceber o que é bom e mudar de lado... não sei... é um palpite...)

    ResponderEliminar
  28. Isso é que ia ser um reviralho do camandro!
    :))))

    ResponderEliminar
  29. Eu diria mais: um revirandro do camalho.

    ResponderEliminar
  30. Lá está a Sãozinha a puxar para o seu negócio dos cortinados, lá na rua da lanterna vermelha, onde o Bigodinho Faz-me Jeito tem o tal sótão e coiso....

    ResponderEliminar
  31. Podemos chamar-lhe um nicho de mercado :O)

    ResponderEliminar
  32. Sim, podemos. Até porque não há melhor metáfora do que esta: tu fazes do teu nicho* um mercado alargado..

    * nota, só para os lerdos: nicho entendido como espaço entre as pernas onde uma pessoa se anicha...

    ResponderEliminar
  33. Nunca. Nicho fundo, sim. Alargado, não!

    ResponderEliminar
  34. Pois...quer-se dizer que tu Não Afundanichas mas Afundasoas

    ResponderEliminar
  35. Isso mesmo. Não sou a larga São!

    ResponderEliminar