Sobre este tema em particular, Naomi Klein, escreveu "No Logo, ou o Poder das Marcas" em que precisamente aborda e escalpeliza todo o complexo mecanísmo psicológico de algo que está na génese desta crise financeira: " o VALOR!" Como muito bem o Mário Sérgio diz, nada justifica que um par de sapatos, feitos aos milhares em série, onde a sua expressão material e tecnológica é a que está à vista, custe mais do que um complexo aparelho de televisão. Mas de facto, os sapatos custam isso porque há quem lhe dê esse VALOR. E porque há procura para esse VAlOR. E possivelmente não haveria tanta procura se eles tivessem outra expressão monetária desse VALOR. No fundo é o paradoxo da lei da oferta e da procura que deveria fazer baixar o preço de um artigo quando este sofre de uma grande apetência e a oferta acompanha essa procura. Podemos dizer que não há limite para a produção de sapatos de certas marcas, icons de uma determinada corrente cultural, mas o seu preço, contrariamente ao dos televisores que tem vindo a baixar, não desce...
Estou encantado com este video e dou-lhe os meus sinceros parabéns por tê-lo trazido aqui.
ResponderEliminarÉ de uma actualidade gritante.
Hoje mesmo indiquei o seu blogue a todos os meus contactos para que vejam e oiçam esta conferência.
Agradeço e desejo um bom domingo.
Também achei que é um video que merece ser divulgado.
ResponderEliminarBom domingo, Luis Coelho.
Sobre este tema em particular, Naomi Klein, escreveu "No Logo, ou o Poder das Marcas" em que precisamente aborda e escalpeliza todo o complexo mecanísmo psicológico de algo que está na génese desta crise financeira: " o VALOR!"
ResponderEliminarComo muito bem o Mário Sérgio diz, nada justifica que um par de sapatos, feitos aos milhares em série, onde a sua expressão material e tecnológica é a que está à vista, custe mais do que um complexo aparelho de televisão. Mas de facto, os sapatos custam isso porque há quem lhe dê esse VALOR. E porque há procura para esse VAlOR. E possivelmente não haveria tanta procura se eles tivessem outra expressão monetária desse VALOR. No fundo é o paradoxo da lei da oferta e da procura que deveria fazer baixar o preço de um artigo quando este sofre de uma grande apetência e a oferta acompanha essa procura. Podemos dizer que não há limite para a produção de sapatos de certas marcas, icons de uma determinada corrente cultural, mas o seu preço, contrariamente ao dos televisores que tem vindo a baixar, não desce...
Tu e a tua mania de simplificares o que é complexamente... simples.
ResponderEliminarPôxa!!! Se este cara fundar uma igreja, eu vou ser crente! ;-)»
ResponderEliminarE, com a devida vénia, já mora no Sete Mares.
ResponderEliminarPutisgrila, né, mêrmão?
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