julho 19, 2011

Manobras militares - ainda a propósito de corrupção...

... a Margot fez aqui o seguinte comentário:

"(...) lembrei-me de uma cena com o orçamento do exército.
Há uns anos, muitos anos..., trabalhava eu numa empresa que fabricava hardware e software, veio a divisão do orçamento do Exército pedir-nos uma demonstração do software que nós vendiamos para fazer folhas de cálculo. Estranhámos o pedido, porque nós só vendíamos sistemas de maior porte e não fazia sentido terem que comprar um mainframe para instalar uma folha de cálculo. Por isso tentamos perceber a razão de tão estranho pedido e a resposta veio rápida: «Já tentamos ver as folhas de cálculo que há para PC´s, mas não dão para o tamanho da que nós já temos hoje e que ainda tem que crescer...»
Pedimos-lhes então o ficheiro para convertermos para o nosso formato e lhes fazermos a demonstração. O ficheiro ocupava 3 discos (que hoje seria o cagagésimo de uma pen, mas na altura era um tamanho absurdo) e quando o lemos o que é que vimos?
O orçamento anual do exército português!
No dia da demonstração, apresentaram-se mais de uma dezena de oficiais fardados. Mostrámos a dita folha a correr maravilhosamente na nossa máquina, mas explicámos-lhes que uma folha de cálculo não era propriamente o software indicado para gerir o orçamento de uma organização. E até lhes mostramos o que nós, empresa americana com delegações nos 5 continentes, usávamos na nossa própria empresa, para eles verem as vantagens que tal ferramenta dava. E foi quando eles nos disseram, muito certos do que estavam a dizer: «ah, mas nós aqui na nossa folha podemos alterar os dados todos à vontade, mesmo em orçamentos de anos anteriores, e isso dá-nos muito jeito».
Ah, tão ingénuos que éramos..."
Margot

8 comentários:

  1. Só é inacreditável para quem não conhece o mundo muito particular em que a "arte" militar manobra.
    Afinal, a "defesa" é a uma actividade em que se constrói destruindo para evitar que o inimiga construa, destruindo-nos...

    ResponderEliminar
  2. Lá me trocaste tu as voltas aos neurónios :O)

    ResponderEliminar
  3. Fónix, não é fácil perceber estes raciocínios trolhómagalas...
    :)

    ResponderEliminar
  4. Reserva de incorporação depois de me embicarem para Santa Margarida. Havia excesso de contigente para o CGM...
    Gastei as poupanças para dois anos de tropa em dois dias de copos no bairro (no bairro do Charquinho, claro).

    ResponderEliminar
  5. Alista-te e encontras muitas mais "anedotas".

    ResponderEliminar