julho 07, 2011

A posta no lixo despejado à porta deles

Reprimo a custo uma daquelas bujardas que às vezes me saem quando vos digo que o que a Moody’s merecia era que fossem dez milhões de portugueses a despejarem o lixo ou mesmo a defecarem à sua porta.

Sim, eu sei que esta é uma forma um nada suja de pôr as coisas. Mas quando penso que andou a Padeira de Aljubarrota a distribuir fruta nas moleirinhas dos castelhanos para virem agora uns engravatadinhos sinistros chamar lixo a uma das nações mais antigas da Europa passo-me.

E agora vou prosseguir.

Podem vir os teóricos da coisa à vontade com as suas explicações lógicas e razoáveis para existir aquilo do rating, podendo até fazerem prova do cariz imprescindível desse mecanismo para podermos continuar a comprar Mercedes a leasing.

Dêem a volta que derem jamais conseguirão fazer-me entender e ainda menos aceitar que meras empresas consigam arruinar um país com base no seu trabalho que, e isto faz mesmo muita diferença, até pode estar mal feito.

A Europa governada por passarocos capazes de deixarem que a sua União seja rapinada desta forma não pode permitir este tipo de situação, esta destruição financeira de países por ordem decrescente da sua aflição nas contas que destrói as vidas das respectivas populações.

Não há lógica que possa sustentar esta condição de países reféns das suspeitas, repito: suspeitas de que algo possa correr mal no futuro a menos que passemos a reconhecer as bolas de cristal como instrumentos científicos.

Portugal está em maus lençóis por uma questão de palpite dos fulanos de uma empresa com nome de restaurante de fast food. Digam-me lá se isto faz sentido nas vossas cabeças ou nas vossas algibeiras cada vez mais depenadas por estes especuladores estrangeiros…

Algo está profundamente errado no esquema que foi montado em torno do capitalismo que abraçámos e aí não há volta a dar. Dúvidas havia, esta pena capital aplicada pelo sistema, esta humilhação nacional, dissipou-as.

Perante factos deste calibre, o nacionalismo surge no horizonte em letras gordas como única opção ao nosso alcance para compensar a ausência de capacidade de resposta por parte da União Europeia à qual se exigiria uma posição firme e imediata que, de resto, poderá surgir agora, tarde demais para os gregos e para nós, por aparecer agora a Espanha na cauda do pelotão e ser óbvia a sua condição de próxima a ser literalmente lixada pelos desmandos das agências de rating e dos interesses obscuros que as suas decisões irão favorecer.

Eu não aceito ver o meu país a morrer às mãos destas jogadas financeiras de um sistema medonho, de uma dimensão paralela que não tem lugar no mundo se permite estes trambolhões na condição de vida das pessoas e das nações.

Prefiro-nos pelintramente sós.


8 comentários:

  1. Portugal abaixo do Bangladesh???
    Mas a gente alguma vez ficamos a dever a estes cães ou seja a quem for?
    É correr com eles e não lhes dar nem mais um tusto. E custam bem caro, os serviços de trampa que já se provaram bons nas avaliações da Enron e outras...
    Estou mesmo fornicado com esta situação, mas mesmo.

    ResponderEliminar
  2. A coisa é tão infantil e simples que o povo já a resumiu há séculos na sua provecta sabedoria popular e que se condensa na expressão: " Quem desdenha quer comprar".
    Querem as nossas empresas por tuta e meia e agora que ´há já um banana vende-patrias que se dispos a baixar as calcinhas entregar o ouro, eles andam a ver se o conseguem por meia tuta. Isto até se pode resolver muito rapidamente, sem crises outras que não sejam para os ladrões. Nos países àrabes cortam-lhes as mãos direitas. A mesma mão - a deles - que serve de matriz inspiradora nesses que ainda há três dias no programa "prós e contras" da RTP1,desfilavam e entoavam loas ao sistema livre e autoregulador dos "mercados". Carvalhas, que foi bem gozado pelos seus pares, qual mágico da bola de cristal, disse exactamente o contrário, e eis que bruxo adivinhou!!!
    Dava um doce para ver a cara amarga dos tais que pensavem que por ter à frente do nosso burgo um liberal que os grao mestres liberais iriam levantar o rating. Nada disso, senhor Passos Coelho e congéneres, os senhor são um ignorantes e ingénuos,infelizmente. De filosofia não entendem ponta de corno e de psicologia ainda menos. Mas poderiam desfilar umas quantas páginas de História, essa parte do conhecimento Humanano que condensa de forma interactiva, entre outras áreas, as duas disciplinas atrás referidas e recuperar a passagem onde se refere que Roma não paga a traidores.
    Nem então, nem hoje,- ninguém lambe um dedo mindinho que seja, uma vez que o pote de mel esteja nas mãos dos ladrões...

    ResponderEliminar
  3. Alca-qualquer-coisa-acho-que-é- Seltzer, para as dores-de-murro-no-estômago...acho que alivia...

    ResponderEliminar
  4. Também acho que ajuda a digestão de caldeiradas de sapos...

    ResponderEliminar