outubro 17, 2011

Falácia de falsa precisão

15 de Outubro de 2011
O primeiro-ministro justificou a eliminação dos subsídios de Natal e de férias apenas na função pública, até 2013, pelo facto da média salarial ser superior à que se regista no sector privado.
"A verdade é que em média os salários na função pública são 10 a 15% superior à média nacional", disse Pedro Passos Coelho.

Esta é uma falácia de falsa precisão - números apresentados com suposto grande «rigor» mas que escondem «cascas de banana».

Quem analisa estatísticas a fundo sabe que as médias são quase sempre uma grande... «mérdia».
Neste caso, basta verificarmos que estamos a comparar dois universos bem distintos: do lado dos funcionários públicos, têm um peso significativo professores, médicos, magistrados, enfermeiros... e tantos outros com formação superior. No universo dos trabalhadores do sector privado há um peso enorme de pessoas sem qualificações ou simplesmente com formação básica. Um outro factor que enviesa os dados é o número de chefias que há em muitas entidades públicas. Comparem as remunerações estrato a estrato, profissão a profissão... e deixem-se desta «grande mérdia»!
Ah! E para já não falar num facto que é «esquecido» com muita - demasiada - facilidade: os funcionários públicos não conseguem evitar que as suas remunerações, ou pelo menos parte delas, não estejam sujeitas a pagamento de impostos.

5 comentários:

  1. Já te disse hoje que ODEIO falácias e quem as comete intencionalmente?! Os sofismas põem-me louca, sobretudo porque vivemos numa sociedade acrítica, que engole médias e estatísticas e números emanados de gente que não tem credibilidade nem para cantar o Atirei o Pau ao Gato (por sinal, outra cantiguinha bem enervante e anti-pedagógica!).

    ResponderEliminar
  2. ... mas o gato não morreu!
    (valha-nos ao menos isso)

    ResponderEliminar
  3. Mas a Dona Chica,
    ca
    assustou-se
    se ~
    com o berro,
    com o berro, ~
    cu
    gato deu.

    Pronto, respeitemos os pruridos da Ana, enfim, coisa de gaja ensinadora.
    Mas digam lá se não apetecesse mesmo, mas mesmo, mesmo, mesmo, de atirar o pau ao coelho!?

    ResponderEliminar
  4. Olha, nem de propósito:

    http://ainanas.com/must-see/atirei-o-pau-ao-gato-versao-para-politicos/

    ResponderEliminar