outubro 20, 2011

«Fevereiro, o pobre» - por Diogo Oliveira

Mensagem recebida do Diogo Oliveira, a propósito da nossa petição «Não à mudança de hora»:

"Exm.º Senhor Presidente da Comissão da Petição «Por favor não me mexam na hora»


Em primeiro lugar gostaria de fazer a minha declaração de interesses. Acho muito louvável esta iniciativa e, como tal, não sou a favor nem contra. Posto isto vamos ao que interessa.
O verdadeiro problema dos portugueses não é terem problemas. Todos têm problemas. É conhecerem a solução mas nunca a atacarem directamente, atacam sempre pelo lado mais fácil, pelo lado mais fraco.
Peço desculpa aos signatários desta petição, mas aqui também se ataca o lado mais fraco. Ataca-se a hora porque não se tem coragem de atacar a verdadeira raiz do problema, o calendário gregoriano e os seus filhos maiores, os anos e os meses.
Já alguém reparou na maldade que há séculos se faz ao mês de Fevereiro? Já alguém reparou que Dezembro, Janeiro e Março têm 31 dias e que o infeliz do Fevereiro tem apenas 28 dias?
Claro que toda a gente reparou, mas ninguém teve a respectiva coragem. É que todos têm medo de mexer nos direitos adquiridos dos poderosos. Imaginem que tiram um dia a um destes meses para dar ao pobre do Fevereiro.
Então se estes meses já brincam com o Fevereiro de quatro em quatro anos... Sim, porque aquele dia a mais não tem nada com acertar as estações, são é os outros meses a brincar com o pequenito. Estou a imaginar o Janeiro em anos bissextos a convocar o grande plenário dos meses e declarar:
- Caros irmãos, para compensar esta injustiça com o nosso irmão mais pobre vamos promovê-lo, mas como ele não está habituado e poderia esbanjar os dias sem qualquer aproveitamento vamos fazê-lo gradualmente e, por isso, este ano vamos atribuir-lhe mais um dia.
E no ano seguinte o mesmo Janeiro:
- Irmãos, estamos em crise, a troyka dos anos diz que não aguenta mais um dia este ano, vamos ter de poupar nos próximos três anos. Vai ser publicado um decreto que tira um dia aos meses que ultimamente receberam mais um dia do que os outros.
Caros peticionários, é claro que isto só pode ser os meses fortes a gozar.
E porque é que ninguém tem coragem de mexer com o calendário gregoriano?
1- Se a proposta fosse apresentada ao concílio dos meses ela era de imediato aceite só que, como os meses têm raízes latinas, estava a confusão instalada. Cada um dos meses pensaria que, como há sete meses com 31 dias, iriam mexer em todos, menos no próprio, é claro.
2- A usual coragem portuguesa. «Deixa-me é estar quietinho porque se eu chateio algum destes meses mais poderosos ainda fico sem o Natal, o Ano Novo ou a Primavera».


Senhor presidente, chegou a altura de ter coragem e resolver os problemas que nos assistem. Venho por esta forma solicitar a sua Exº. que nos dê a honra de nos liderar na petição:
«Mais dois dias para o mês de Fevereiro já».
Quanto a quem tiramos estes dias depois vê-se, que eu também não quero ficar sem Natal.
Diogo Oliveira"
___________________________________
Agora que já brincámos... a sério, assina a petição «Não à mudança de hora»:

Consulta e assina a petição

6 comentários:

  1. Eu cá, bem vistas as coisas, também sou gajo para subscrever esta. Já agora, assim c'umàssim, vou-me a todas...! E pelo-me pela defesa dos mais fracos, sejam cães, ou gatos, ou meses de Fevereiro, ou a Bruni, coitada, tão parideira, que tem de aturar aquele emplastro Sarqualquercoisa que, ainda por cima, passa a vida a pôr-lhe os palitos com a chancelerina. Questão de gostos, muito mais do que de Agostos, para entrar no tema em apreço...

    Dois dias para Fevereiro, já! Abaixo as desigualdades, daqui a um bocadinho! Todos diferentes, todos iguais, lá mais para o ano!

    E se o Orçamento geral para 2012 não contemplar esta justíssima e tardia reivindicação, prponho a dissolução do Parlamento e a eleição de outro pior! Ou melhor! Ou qualquer coisa...

    ResponderEliminar
  2. O Diogo vai gostar do teu apoio :O)

    ResponderEliminar
  3. Pois eu, após este momento de fino humor, ao qual se seguiu um outro não menos interessante e Orquiano, sou a acrescentar o que se segue:
    Gostaria eu de ver nascer o Sol sempre à mesma hora, mas já que a terra tem a inclinação sobre o seu eixo de rotação que faz os dias ficarem maiores e menores de forma sucessiva e aparentemente infinita, pois que se deixe o gajo subir ao horizonte à mesma hora que em cada dia sempre nasceu.
    Mudemos sim o tamanho dos meses:
    Fevreiro é o único mês tem o tamanho verdadeiramente primitivo: o ciclo lunar de 28 dias e mais um toquezito. Na Antiguidade, os anos eram seguidos pela lua, e depois no fim do Ano para acertar a coisa com o Solsticio faziam-se uns dias de festa grossa, para receber o Sol que aí vinha de novo a aumentar os dias, com bacanais de monta etc. As semanas seguem as quatro fases de sete dias da lua, coisa que ainda se continua a fazer por todo o mundo.
    Esta mania de sermos um composto orgânico, natural, mas julgarmos que estamos acima das leis da natureza tem-me dado muito que pensar de facto, é uma das razões mais importantes pelas quais me bato fortemente contra estas mudanças de horário. Tiram-me o sono, a disposíção e fazem-me funcionar mal durante bastante tempo e depois quando a coisa já está mais ou menos afinada, lá vem outra parvidade igual.
    Xi.... :(
    Melhéres nã á cu caguënte, diria o Nelo

    ResponderEliminar
  4. Pois, Charlie... mas há, pelos vistos, 9.999.794 portugueses que se estão a marimbar para isto.O meu colega Diogo é só um desta... maioria silenciosa.

    ResponderEliminar
  5. Shiuuuuu....
    Estão a dormir enquanto nós ainda estamos acordados, mas mais logo, é ao contrário.
    Estás a ver, uma espécie de sodomia a meias, ora agora dromes tu ora agora drumo eú...

    ResponderEliminar
  6. És capaz de ter razão. A esta hora, num domingo, o Diogo deve estar a dormir.

    ResponderEliminar