outubro 22, 2011

A mudança de hora será "aborrecida mas útil"?

O João é um excelente companheiro das lides virtuais.
Há poucos dias a São Rosas perguntou no blog «a funda São»: "Também achas, como eu, que mudar a hora duas vezes por ano não é nada erótico?"
O João comentou: "Não gosto do horário de Inverno, mas entendo as razões que conduzem à mudança da hora, e é por isso que não assino a petição. Por aborrecido que seja, é útil."
A São Rosas pediu-lhe que ele detalhasse essas razões. Aí estão... e a minha resposta:

"Olá Paulo,
Não há grande ciência nisto... se a DST tiver de ser abolida, provavelmente é a de Verão que interessa abolir e não tanto esta. I.e., se deixássemos de observar a mudança de hora, seria na hora de Inverno que teríamos de ficar.
A mudança de Inverno para Verão tem por objectivo retirar "dia" ao começo da manhã e dar mais uma hora de sol ao final do dia (levando a que no pico, às 21h ainda seja dia, o que é, convenhamos, estranho. As 9 da noite são sempre 9 da noite). O objectivo de dar mais essa hora - artificialmente - seria o de permitir às pessoas ter mais tempo para socializar com horas de sol. A nossa saúde (física e mental) gosta de sol. Estive uma semana na Suécia em Dezembro, com dias minúsculos, e foi mau.
Quando voltamos ao horário de Inverno, fazemos o oposto, estamos a dar mais uma hora de luz solar à manhã, e a retirá-la à noite. A vantagem disso é que as pessoas vão trabalhar de dia e evita-se a sensação algo desagradável de acordar durante a noite, e sair para trabalhar também de noite.
Existem argumentários diferentes. Mas tanto quanto sei, a adaptação dos ritmos pessoais à presença de luz solar tem sido sempre o principal motor para manter a DST. Mas mesmo isso é motivo de aceso debate.
Entre quem discute o assunto, parece estar demonstrado que o nosso relógio interno se regula não tanto pelo relógio mas sim pela efectiva altura do Sol, acabando desse modo por andar muito mais em GMT/UTC do que em qualquer outro fuso.
A melhor solução, a meu ver, seria sempre a de adoptar horários móveis. Não vejo por que razão uma coisa que começa às 8h00 tem de começar às 8h00 todos os dias do ano, e não pode mudar conforme o ritmo dos dias.
João"

Consulta e assina a petiçãoOlá, João
É como dizes: não há grande ciência e é precisamente isso que me lixa.
Na petição, não se sugere a hora a fixar. Mas por que motivo teria que ser a actual hora de Inverno? Nada obstaria a que se fixasse a actual hora de Verão. Fosse como fosse, a ideia da petição é que se termine com alterações artificiais, duas vezes por ano, com os incómodos que isso traz às pessoas.
Tu próprio referes que a hora de Verão dar mais uma hora de sol ao final do dia “é, convenhamos, estranho”. E que “parece estar demonstrado que o nosso relógio interno se regula não tanto pelo relógio mas sim pela efectiva altura do Sol”. Claro que sim! E por isso mesmo o que está a ser feito é artificial, antinatural, confuso…
A tua sugestão dos horários móveis seria, em meu entender, um remendo para um buraco… que pode, pura e simplesmente, ser tapado.
Bem hajas pelas tuas indicações. Pensava que terias argumentos que eu desconhecia mas tens as mesmas informações que eu tenho. Diferimos apenas na opinião sobre o que deve ser feito.
Abre aço!
Paulo Moura

Nota adicional - tudo (e é muito) o que já li a favor da DST aponta como vantagens alegadas poupanças em iluminação. Os (também muitos) estudos e artigos que li e questionam estas alegadas vantagens da DST, refutam essas poupanças em iluminação ou mostram que são compensadas por aumentos de outros custos (nomeadamente  electricidade ou outras fontes de energia para aquecimento e arrefecimento).

4 comentários:

  1. Conheci há uns anos um cavalheiro que entendeu comprar um fato por ocasião duma visita a uma feira, dessas que a tradição trouxe até aos nossos dias.
    Queria a circunstância ser o feirante um indivíduo de etnia cigana.
    "Quanto custa o fato, por favor?" indagou o putativo cliente
    "Ai, este? Custa-lhe vinte notas"
    "Vinte contos??? Isso é muito caro"
    "Ai caro? Então mas só custa vinte notas.... repare senhor, são sete a calça e treze o casaco..."
    "Não! Isso é muito caro"
    " Ai espere! Nã abali, Faço uma atenção, freguês! Pode ficar por seis contos a calça e catorze o casaco!!!"
    "Não, isso ainda é caro" Respondeu o visitante.
    " Ai, então faço-lhe cinco notas a calça e quinze o casaco e temos o nigoiço feito!"
    O freguês lá pensou e acabou por levar a coisa pelo preço que no fim de tanta conversa era exactamente o mesmo que incialmente tinha sido proposto.
    Esta anedota é perfeita para ilustrar o que eu pessoalmente acho desta coisa da mudança do horário.
    Se tiramos uma hora ao dia de manhã, o dia não mingua nem cresce mas nós é que nos temos de levantar uma hora mais cedo, comer uma hora mais cedo sem ter ainda fome e ir para a cama quando apetecia estar a ler, a escrever ou ver um pouco de televisão, ou beber um copito com amigos, ou fazer o que bem nos apetecesse. Regressando ao início, lá teremos que nos levantar uma hora antes outra vez... :(((((
    A contracapa deste disco de mau gosto é o inverso, mas no entanto as horas de sol não aumentam nem diminuem por efeito da mudança de horário, o que diminui, no meu caso e no caso de muitos como eu é a disposição durante o tempo em que o corpo se obriga a regular todo um ritmo biológico, a criar referências memoriais que tem a ver com a inclinação do sol, o nível de iluminação e a direcção das sombras.´
    Não é de todo indiferente como se pode ser levado a pensar, que as mudanças de horários não nos provocam danos. Provocam de facto e a diversos níveis, tanto físicos como psicológicos.
    Por isso, eu , fraquinho, já se vê, assino e assinarei todos os pedidos e abaixo assinados.

    ResponderEliminar
  2. E pronto, lá tenho eu que fazer um post com o que escreveste...
    (bem que me podias ter poupado esse trabalho)

    ResponderEliminar