novembro 14, 2015

Ataques do "Estado Islâmico" em Paris.

Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis

(Gilbert Chesterton)

Os ataques ontem em Paris, mostram o quanto a Europa e todos nós, temos andado na estrada ao lado, preocupados com coisas comezinhas tais como percentagens e défices, fingindo não ver na faixa contígua, como estávamos a ser ultrapassados pela Besta, cada vez mais gorda e forte.
Uma Besta cujo poder crescente mesmo à nossa porta se via nos rostos de horror dos muitos que preferem correr o risco de morrer afogados do que nas chamas desse inferno que julgávamos longe.
Sim, meus amigos e amigas, estamos muito próximos do fascismo, do obscurantismo, do totalitarismo, da perda de liberdade de expressão, e por causa disso tudo, da própria liberdade de pensamento, livre e abrangente. 
Pese embora todos os meios, ou se calhar por causa deles, a inteligência e a estupidez são a combinação perfeita para derrubar o que julgamos de uma firmeza inabalável....
Estamos a caminho de nos tornarmos reféns do medo, e, pelas mãos dos meios trazidos pelo conhecimento, de entrarmos nas trevas de um período de ignorância e preconceito.
A LIBERDADE é o bem mais precioso e mais frágil de que as sociedades podem usufruir, uma flor delicada. E não nos iludamos, os ataques de ontem além das vítimas, foram ao coração da LIBERDADE...
Note-se bem e para memória futura: os ataques de ontem, mais do que um sucesso dos terroristas, foram um bálsamo para os xenófobos e extremistas de direita, eles de igual modo interessados num modelo de sociedade fechada e exclusora, repressiva e limitadora da liberdade de expressão.. Exactamente o que os terroristas a coberto do tema religioso tem vindo a fazer no Médio Oriente.





Sem comentários:

Enviar um comentário