junho 21, 2011

Carta de Intenções

...ciclicamente e de forma especial em alturas de crise, surgem homens, sonhadores, utópicos, voluntariosos, loucos, ou antes, avançados demais para o seu tempo...
Este post que escrevi em 2008, talvez se adapte a todos os tempos mas certamente e de forma especial a estes momentos dificeis que atravessamos. Cuidado, peço a todos, cuidado com os Messias...
Carta de Intenções

Faz já um bocado que lá fora, após a passagem duns vultos brancos, as luzes se apagaram e é à luz de um coto de vela que secretamente escrevo estas linhas.
Levantei-me esta manhã com a certeza de ter nas mãos
o passo seguinte, o mais importante talvez, da Humanidade.
Durante anos li, estudei, comparei as evoluções das Sociedades e as suas degenerações.
Interiorizei como tantas vidas, em vez de cumprirem o destino elevado da sua condição humana, se perderam inutilmente em miséria e sofrimento.
Em vez de amor, poesia e uma existência dirigida ao crescimento interior, apenas o seu contrário: a perpetuação da escravidão, corrupção e prepotência, ódios e guerras derivadas dos interesses quase sempre de minorias de que resultou o Homem espartilhado, limitado, prisioneiro entre fronteiras.
As fronteiras... Essas fontes desnecessárias de permanente tensão, quando afinal somos todos homens e mulheres do Mundo que apenas desejam ser felizes e cuja única fronteira natural é o limite da vida em felicidade sempre pronta a ser expandida mais além.
Por isso, reflectindo esta ânsia da Humanidade que tem sido mantida quase subliminar, e bem ponderadas as acções a empreender, tomei a firme decisão de dar este passo.
Sei que durante os primeiros tempos terei de usar a força para impôr tão elevados princípios, e quiçá fazer uso disto que mais detesto: a Guerra! Mas não vejo outro meio de, no espaço curto de uma vida, produzir um resultado tão importante e pelo qual toda a Humanidade aspira desde os seus primórdios.
O fim justifica amplamente os meios!
Arrancarei ainda este ano com as minhas Forças, destruindo fronteiras, derrotando exércitos, e num arraso desta podre Ordem antes instituída, levarei por todo o lado os grandes e generosos ideais que farão o Homem finalmente cumprir o seu destino.
Quando todo o Mundo estiver conquistado, por cima dos maiores monumentos olharei o Sol de frente e sob a minha coroa de Imperador abrirei as mãos num gesto generoso de abnegação do poder e em completa dádiva. Finalmente um coro de milhões de seres, numa fraternidade humana ciente da sua igualdade, elevar-se-á aos céus em hino de alegria e liberdade.
A Humanidade entrará numa nova etapa, as artes florescerão, os amantes serão os novos Senhores da Terra e o sorriso será o rosto de cada ser humano. Finalmente começará a ser escrita a nova e eterna página gloriosa da sua História colectiva.
É esta a minha missão. A missão da minha vida.
Agora vou pousar a caneta, apagar a vela e as sombras dançantes que projecta no corredor e deitar-me, pois amanhã cedo encetarei todo o processo que levará a Felicidade à conquista do Mundo.
Esperem por mim, pois em breve estarei ao vosso lado.
Ah...quase que me esquecia de apresentar-me.
Vosso servidor, sou
de meu nome abaixo assinado:

Napoleão Bonaparte, o Corso...

Charlie

15 comentários:

  1. Já eu não tenho tido problemas com os messias. Cá para estes lados os Mexias me bastam...

    Ainda assim e mesmo sabendo bem essa acutilante máxima de que o poder corrompe, também é verdade que, uma vez por outra, desperta um louco a gritar que teve um sonho, embrulha-se nuns farrapos branco-sujo e parte, de sandálias ou descalço, em busca da salvação da Humanidade - estava mais a lembrar-me de um misto de Luther King com Ghandi, temperadinho com Mandela, mas o Cristo também servirá, para espíritos mais crentes...

    As mais das vezes limpam-lhe o sarampo logo ao virar da primeira esquina, como também sabemos. E tanta vez é a nossa própria indiferença que arma a mão do matador.

    Mas às vezes, lá singram, dando com o seu exemplo exemplos ao mundo e pagando, geralmente, a maior das facturas que imaginar se possa... e passando a decorar, em forma de poster, as paredes dos quartos da multidão de jovens inconformados.

    O teu alerta tem, entretanto, todo o cabimento no actual contexto nacional. Não vejo o Passos Coelho como salvador nacional... Mas temos de lhe dar, pelo menos democraticamente, o benefício da dúvida - que o benefício da dívida já ele nos deu a nós...

    Enfim, sigamos os passos do Passos, esperando que não sejam perdidos, com a margem de manobra que ele talvez necessite. E fustiguemos violentamente a primeira comprovada sacanagem.

    Até lá, para o bem e para o mal, o homem ganhou largamente as eleições - pelo menos na contabilização dos que votaram, que são os únicos a poderem ser contados. A ele o governar.

    E para o fazer bem, nas actuais circunstâncias, nem carece de se arvorar em salvador da Pátria. Mas, curiosamente, até o será se for bem sucedido.

    (Vejam bem, eu para aqui a dar uma de laranjinha apologético... Ao que isto chegou!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E os Passos, mais do que perdidos, foram desgraçados, amigo Orca...... :(

      Eliminar
    2. E os Passos, mais do que perdidos, foram desgraçados, amigo Orca...... :(

      Eliminar
  2. O OrCa está laranja! O mundo está perdido!

    ResponderEliminar
  3. Eu tive um Opel, o corsa...
    :)

    ResponderEliminar
  4. E os tubarões são meio corsários...

    ResponderEliminar
  5. Uma mistura explosiva: sopa de barbatana de tubarão seguida de coelho bem passado em sumo de laranja...uffff

    ResponderEliminar
  6. Paulo Moura, pelos vistos já ouviste falar da minha perna de pau.
    Não acredites, é boato. Pelo menos a parte da perna...
    :)

    ResponderEliminar
  7. Charlie, a sopa de barbatana de tubarão faz desenvolver tumores malignos nos sovacos, por detrás das orelhas e no púbis.
    Nunca comas disso, a sério!

    ResponderEliminar
  8. Podes ficar descansadinho, que eu, je,barba tanas de tu, barão? Nã...obrigadinho, ó Selachimorpha Elasmobranchii,Chondrichthyes, Chordata ,
    Barbatanas só se for o Nelo a pegar-lhes...

    ResponderEliminar
  9. Shark, eu ponho-me sempre a pau.

    ResponderEliminar
  10. Ou não fosses tu gaja gulosa e sempre posta a pau...

    ResponderEliminar
  11. Vocês brincam, mas a verdade é que até o Pinóquio era de pau feito...

    (Ó, Sã, eu laranjinha? Vade retro, carais! Aquilo era assim em jeitos de um supônhamos e ora-deixa-lá-ver-estes-gajos...)

    Então e quando um homem feito, para estar a pau, tem de estar de pau feito, também podemos chamar-lhe Pinóquio?

    ResponderEliminar
  12. E no DiciOrdinário tens um familiar do Pinóquio em que o que cresce quando mente não é o nariz.

    ResponderEliminar