junho 08, 2011

Falácia 'ad hominem', Dra. Ana Gomes!!!

Se eu me chamasse Ana Gomes e fosse deputada europeia pelo PS e tivesse uma bocarra maior do que o bom senso, neste momento estaria a pensar seriamente em inscrever-me num dos Cursos de Verão da Católica, designado por Pensamento Crítico e Argumentação e leccionado por esta vossa criada, onde eu teria todo o prazer em ensinar-lhe que atacar alguém (no caso, o Dr. Paulo Portas) em termos pessoais e de forma gratuita (dando à coisa os contornos da insinuaçãozinha barata que não especifica e fazendo comparações insultuosas que não fundamenta), pode ser uma bela forma de tentar deitar abaixo alguém de quem não se goste, mas não passa disso mesmo: uma tentativa não só reles e desesperada mas, mais ainda: falaciosa. E se a senhora, ainda assim, não percebesse, convidaria os meus alunos da licenciatura que, em coro, lhe diriam como é frágil o discurso que recorre à falácia: se o interlocutor estiver atento (o que não é difícil, quando a ad hominem é tão clarinha), não só não convence como nos reduz à nossa (sua!) insignificância e é vergonhoso.
Claro que, para perceber isto, era preciso que possuísse a capacidade de ter vergonha na cara, mas não se apoquente, para a próxima elaborarei e proporei um curso rápido de Ética elementar que, ao que vejo, seria muitíssimo útil.

22 comentários:

  1. Isto vai entrar numa espiral de defesa-ataque que não augura nada de bom...

    ResponderEliminar
  2. Não creio, São. O Paulo Portas é mil vezes mais esperto do que esta senhora: vai saber usar este ataque gratuito em seu benefício e não me admiraria nada se ainda lucrasse com o assunto.

    ResponderEliminar
  3. Na verdade a senhora tem um problema: bebe demais e depois é...o descalabro.

    sinais-de-fumo.blogspot

    ResponderEliminar
  4. Oldmirror - Não sei se essa é a verdade, só sei é que está a cometer o mesmo erro da senhora, atacando-a quanto aos seus hábitos e não ao que ela diz. É que beber demais não implica necessariamente ser desrespeitosa, mal-educada ou imprudente, como ela foi...

    ResponderEliminar
  5. Como é que dizia o outro:
    "À mulher de Cesar, não basta ser séria, tem de mostrar que o é"... ou seria "À mulher de Cesar não basta mostrar que é séria, tem de o ser"...??? já não me lembro qual é que deve ser... o melhor é serem as duas...

    ResponderEliminar
  6. Eduardo, neste caso, quem é a mulher de César?

    ResponderEliminar
  7. Oh São! Tantas e tantos, tontos que nós somos..., olha só para a classe politica, para a classe empresarial, para a classe juridica, para a classe jornalistica, para... olha, será que hoje já nos vimos ao espelho???

    ResponderEliminar
  8. Eça é que é Eça. Nisto, não gostamos de nos ver ao espelho... ou então vemos pessoas muito lindas, sem quaisquer defeitos...

    ResponderEliminar
  9. (Ó São, tens que tirar do espelho a foto do tubarão...)

    E quanto à Ana Gomes, é apenas mais um caso sintomático da loucura mansa que invade aos poucos o nosso bravo tecido partidário.

    ResponderEliminar
  10. Aos poucos?! Isto está tão entranhado neles, que nem com lixa nº 5 sai.

    (deixa lá estar a tua foto que afugenta as traças)

    ResponderEliminar
  11. Lá está: outra vez a ética! Isto é lixado, AnaAndrade, porque a malta não sabe como ou onde se compra tal estranho produto e, depois, dá nisto... e, às vezes, ainda dá em pior.

    A Ana (a outra senhora Gomes) parece, por vezes, que tentou enveredar por esse árduo caminho de pesquisa e de procura, mas alguém lhe terá vendido um pó branco garantindo pelas alminhas que eram 250 gr de ética em pó... mas, afinal, não eram e a mulher-política trocou-se toda.

    Esta, na verdade, não lembrava ao Diabo. E deu, ainda para mais, um tal ar de ressabiamento no pós-eleitoral em tempo de perda, que só lhe faltou fazer beicinho...

    O Paulo Portas, que é vivaço, com mais uma mão-cheia destas ainda chega a primeiro ministro, em próxima legislatura.

    Às vezes, alguns destes compinchas «de esquerda» até me fazem chorar... Deve ser o efeito cebola.

    ResponderEliminar
  12. Pois ANA....
    Não me queria meter neste vespeiro, e à parte a linguagem "desbraguilhada" da outra Ana, desta feita Gomes, sou a dizer que o tal Portas é menino para isso tudo que ela diz e muito mais...
    Para que conste, ele perdeu todos os processos que os visados pelo jornal Independente que ele à altura chefiava, lhe levantaram por calúnias e difamação.
    A subida ao poleiro do CDS foi feita através dos golpes e facadas nas costas de Manuel Monteiro que são do domínio público.
    Já ministro e fazendo uso da experiência no campo do jornalismo, manipulação de informação e outras que tais, ele DE FACTO comandou uma agência de desinformação que actuou como sabemos nos meios políticos corroendo e decapitando as lideranças da oposição.
    As investigações foram arquivadas e duas procuradoras afastadas pois mexer com ultrapoderosa corporação da justiça como quis fazer Socrates o louco, resulta de facto tarefa impossível, a não ser que surga por aí algum conde de Monte Cristo ou coisa que valha.
    O processo Moderna, os submarinos, e sabe-se lá mais o quê em que ele está envolvido, fazem de Paulo Portas - e não desculpando a linguagem imprópria da A-Gomes- flor que não se cheire...

    ResponderEliminar
  13. Jorge - Também a mim...!!!

    Charlie - Se reparaste, em nenhum momento ataquei ou defendi Paulo Portas, porque não é isso que está em causa. Se ela tivesse dito que o senhor não era fidedigno porque perdera todos os processos por difamação, enquanto jornalista, ou mesmo se tivesse aludido ao modo como se supõe que terá "traído" Monteiro, eu não teria escrito este post. Mas não, a senhora (para não lhe chamar "a louca") comparou-o a Strauss Kahn e mais não disse. E isso, desculpar-me-ás, não só é lamentável como é difamatório (ups, é uma chatice quando quem com ferros mata, com ferros morre...) e, por isso, criminoso.
    Paulo Portas não é flor que eu queira cheirar, certamente, pese embora lhe reconheça uma eficiência política acima da média. Mas não é por isso que sinto necessidade de o atacar de maneira vil. E eu até poderia, porque não tenho historial diplomático nem as responsabilidades da Dra. Ana Gomes. Mas, e numa alusão ao que diz o OrCa, nunca tentei comprar uma coisa chamada Ética; sei o que ela é e tento pô-la em prática.

    ResponderEliminar
  14. É verdade ANA e lamentável ...:(

    ResponderEliminar
  15. Sabem, meus queridíssimos amigos, o que me aflige, muito para além de qualquer outra consideração?

    Primo, que eu não possa, de todo estar a discutir isto convosco no dia 02 de Julho, com abraços, beijos e tudo o que me está a apetecer, depois de um opíparo almoço em que fiz de conta que alguns amigos me acompanhavam numas tiras de choco imperdíveis...

    Secundo, que não haja uma São que me dê o conforto de promover um outro encontro com as almas que interessam.

    Olhaide... Eu tenho um encontro previsto lá para Setembro, perto da Mealhada, com um tal de leitão e a correlativa cabidela que é um acto cultural de elevadíssimo gabarito. Vocês não serão gente para alinhar?

    A São irá e o Paulo também. E vocêses??

    ResponderEliminar
  16. E a falta que tu vais fazer a 2 de Julho... chuif...

    ResponderEliminar
  17. OrCa - Não vais no dia 2??? :(
    Em Setembro?! Leitão?? Com a São e o Paulo e contigo e com quem mais vier? Olha, como diz um amigo meu, eu estou dentro!!

    ResponderEliminar
  18. Só irei se lá estiver o São Paulo

    ResponderEliminar
  19. Lá para Setembro lá traque (terá que) ser. Mas, Ana e Charlie, preparem-se para conviverem com malta que nem se consegue perceber para onde entram tantos comes e, principalmente, tantos bebes.

    ResponderEliminar
  20. Já estou a gostar, só com a descrição.

    ResponderEliminar
  21. Olha que nunca vi tanta garrafa (e, pelo meio, algumas garrafas daquelas magnum)a secar...

    ResponderEliminar