novembro 07, 2012

Coimbra vai liderar debate nacional sobre o problema da baixa natalidade

Comunicado do Movimento «Ideais do Centro»:

Apoiar as famílias, evitar o deserto demográfico
Ideais do Centro - sábado 10 de Novembro, pelas 14h, na delegação do INATEL de Coimbra

"Para além das intervenções já divulgadas serão intervenientes entre outros:
Jorge Carvalho Arroteia, Professor catedrático aposentado da Universidade de Aveiro, Sónia Marques, psicóloga, que foi prejudicada na sua carreira profissional numa grande empresa nacional, após ter ficado grávida, Fátima Ramos, presidente da Câmara de Miranda do Corvo, recentemente premiada pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, Senhor Prof. José Barros (Diretor da Área de Gestão Integrada de Saúde Materno Fetal dos HUC-CHUC) e da Senhora Dr.ª Fernanda Águas (Diretora da Maternidade Bissaya Barreto – CHUC).
Do grupo dinamizador dos Ideais do Centro estarão Cândido Ferreira, médico de Leiria, Arnaldo rebelo, advogado em Alcobaça, António Queirós, professor e Jorge Antunes, advogado, de Coimbra, Vítor Lobo, Professor aposentado da Universidade de Coimbra, José Veludo especialista em sustentabilidade da Segurança Social e ex dirigente da UGT.
O Objetivo é sensibilizar a classe política e as elites nacionais para a necessidade de olhar para o futuro de Portugal e não só para o imediatismo contabilístico.
A economia é importante mas nenhum país será viável sem rejuvenescimento da população e sem apoiar os jovens.
Infelizmente as elites nacionais parecem incapazes de definir uma visão de médio prazo .
O Movimento ideais do Centro pretende confrontar a opinião pública com as questões fundamentais para o futuro dos portugueses, assumindo pretender Discutir ideias, afrontar poderes, mudar o regime, salvar a democracia.
Portugal enfrenta um elevado deficit democrático, com a comunicação social concentrada em Lisboa e desprezando os eventos realizados no restante território. Esta comunicação social esta refém das mesmas pessoas, que há décadas emitem as mesmas análises e soluções gastas e que na sua maioria são corresponsáveis pela crise que Portugal enfrentar.
Cabe a Coimbra, e a outras cidades, recusar o papel de organizadora de plateias onde os oradores vindos de Lisboa se limitam a repetir aquilo que diariamente defendem nas televisões. Compete-nos usar a capacidade crítica, intelectual e científica existente em Coimbra para se apontar soluções novas, inovadoras, capazes de construir alternativas para Portugal.
O debate será introduzido por intervenções do Dr. Rui Nogueira, médico de Família, e da Dra. Maria Emilia Santos, assistente social.
Este encontro contará com a participação de algumas organizações que estão ligadas a esta problemática que apresentarão os seus diagnósticos e apresentarão as suas propostas.
A Ordem dos Médicos estará representada pelo Dr Carlos Ramalheira.
A Associação de Planeamento Familiar ( APF)estará representada pelas Dra. Marta Correia ( Técnica de serviço social) e Dra. Elsa Vasco ( Medica Obstetra).
A Associação Portuguesa das famílias Numerosas (APFN) será representada pela Dra. Ana Poiares Maduro Cid Gonçalves , secretaria geral da APFN.
A Diocese de Coimbra estará representada pelo DR Jorge Cotovio, em nome do Sec Diocesano da Pastoral Familiar (SDPF).
Esperam-se ainda várias outras intervenções por parte de outras organizações sendo certo que muitas pessoas intervirão no debate com ideias próprias.
Há um afunilamento do pensamento político em Portugal, hoje confinado ao vazio ideológico e programático dos partidos e a meia dúzia de opinion makers e intertainers que ocupam o espaço informativo. O “Movimento Ideais do Centro” quer combater este deserto de ideias, arejando o debate da política nacional.
O “Movimento Ideais do Centro” não pretende um encontro estéril, “científico”, com debate de apresentações teóricas. Queremos discussão de ideias práticas, que permitam afrontar a realidade instalada, com conclusões, sugerindo medidas politicas e propostas concretas, que permitam mudar o rumo de esvaziamento populacional do território.
Sentimos que o poder político partidário, no governo e na oposição, anda obcecado com problemas contabilísticos e financeiros imediatistas, muito importantes, mas que não devem impedir objetivos patrióticos de médio e longo prazo.
As elites nacionais e as organizações morais mostram um divórcio acentuado dos reais problemas de Portugal, sem qualquer visão de médio longo prazo.
Com este encontro o Movimento Ideais do Centro deseja contribuir para recolocar a política no centro do debate, menorizando a politiquice e a contabilidade financeira."

Pelo Movimento Ideais do Centro
Jaime Ramos
917 246 473
jaimeramos@cruzbranca.pt

2 comentários:

  1. O facto de ser Coimbra o local escolhido não poderia ter sido mais emblemático.
    Nenhuma sociedade por ser, tal como um corpo, saudável se os seus componentes não o forem, e estamos cada vez menos a se-lo.
    O problema da natalidade, tanto a sua carência como o seu excesso, é uma verdadeira bomba relógio e só a completa estupidez desta gentinha é que é capaz de julgar, no nosso caso, ser donos do tempo, que somos eternos e que as pessoas que morrem não deixam um vazio perigoso em todos os sentidos. Falta de- no mínimo- sentido pragmático...
    Como diz o ti Jokin, nem bestas são que ao menos essas deixam crias...

    ResponderEliminar