outubro 03, 2013

«Noite Negra» de André Coutinho - um livro que merece um grande efe-erre-á!


Coimbra deixa sempre muito para contar a todos os que passam pela sua Universidade, de raízes profundas e velhinhas mas todos os anos rejuvenescida.
Infelizmente, são muito raros aqueles que partilham essas suas histórias em livro.
André Coutinho nasceu em Vale de Cambra em 1988 e veio para Coimbra tirar uma licenciatura em Serviço Social pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade. Depois de concluir os estudos, escreveu o seu primeiro livro, «Noite Negra», editado agora pela Chiado Editora.
André Coutinho aproveitou a sua experiência como estudante para criar esta ficção, em que nos leva a percorrer os cantos, recantos e encantos (isto saiu-me bem, não saiu?) de Coimbra. E ao longo das 268 páginas, nas noites de Coimbra há lugar para tudo: diversão, paixão, aventura e mistério.
Recomendo para todos os que conhecem Coimbra... e também para os que querem compreender por que razões (ou melhor, emoções) esta cidade nos seduz e cativa de forma perene.
Deixo-vos um excerto da página 60:
"Quando nos sentamos, vi como a Margarida era maravilhosa. Senti a força do destino, impondo as suas mãos sobre nós, como um gigantesco íman que nos impele para o pólo oposto. Como era possível sentir um amor assim, um fogo ardente invisível de Camões, por alguém que até então não conhecia? E, no entanto, eu sentia-o. Sentia-o bem dentro do meu ser, tal como Pedro sentiu o poder do mesmo amor, defronte da sua bela Inês. Os dois, ainda sem conhecerem o futuro, apenas poderiam suspeitar que contra aquele amor proibido se levantariam os céus, a guerra, a dor, a morte e todas as forças cósmicas, com o único intuito de os destruírem com a sua inveja. A minha esperança era que as mesmas forças cósmicas, ao invés de nos destruírem, nos abraçassem, em redor do sonho, onde ainda hoje, Pedro e Inês se contemplam, num vento, sem tempo nem fim, habitado unicamente pela força invencível da paixão."
O livro «Noite Negra» pode ser adquirido nesta página da Chiado Editora ou na FNAC.

4 comentários:

  1. magnífico !!!!!
    Vou ter que compra-lo,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É interessante. Só é pena ter algumas gralhas que poderiam ter evitado numa revisão minimamente atenta, que o livro merecia.

      Eliminar
    2. Muito obrigado pelos comentários! Em relação às gralhas, concordo que estas ultrapassam o desejável e o desejável é sempre o número 0. Estas ficaram a dever-se essencialmente à minha inexperiência no campo literário. Assumo inteiramente a responsabilidade pelas mesmas e não culparei terceiros. Apenas posso prometer que no futuro esse aspecto será melhorado, pois procuro sempre evoluir em tudo o que faço e aprender com os meus erros! Abraço

      Eliminar
    3. André, bem haja pela "visita".
      As gralhas não são algo que estrague o livro. A mim é que saltam aos olhos tanto que até me chateia :O)
      Se quiser, não me custa nada fazer uma lista dos erros e enviar-lha por e-mail, para uma eventual 2ª edição. Basta que me envie um e-mail (jpcpmoura@gmail.com)

      Eliminar