julho 23, 2012

Paraísos fiscais?! A sério?! E a malta que pensava que o dinheiro se tinha evaporado!...

«Super-ricos “escondem” mais de 17 biliões* de euros em paraísos fiscais»
Notícia aqui.
Fiquem com alguns excertos:

"(...) O estudo foi feito pelo norte-americano James Henry, para a Tax Justice Network, organização com sede em Londres que tem por objectivo combater os paraísos fiscais. (...) Os dados coligidos dizem apenas respeito a património financeiro depositado em contas bancárias e de investimento, até ao final de 2010, deixando de fora activos como propriedades móveis e imóveis.
(...) Ainda assim, o cálculo mais “conservador” presente no estudo “The Price of Offshore Revisited”, como o classifica James Henry, resulta num valor equivalente ao tamanho das economias dos Estados Unidos e do Japão juntas.
(...) O antigo economista-chefe da McKinsey, empresa norte-americana de consultadoria financeira, sublinha no entanto que “este estudo são muito boas notícias”. “O mundo acaba de localizar uma grande quantidade de riqueza financeira que pode ser convocada para contribuir para a solução dos problemas globais mais prementes”, sugere James Henry.
(...) O UBS, o Credit Suisse e o Goldman Sachs são os três bancos privados que gerem mais activos em offshores, em todo o mundo, ainda de acordo com o mesmo estudo."

* Um bilião são mil vezes mil milhões (os anglo-saxónicos, que saltam a designação “mil milhões”, chamam trilião ao que os portugueses contam como bilião).

O Raim bem tinha razões para andar desconfiado!


4 comentários:

  1. Não só os Anglo-Saxónicos, mas também os Germânicos e não queiras saber as confusões e chatices por que passei. A par das "Neladas" tipo "sebola" e nunca escrever duplos "s" a par de "cuanto custa" usar a cedilha por tudo e por nada, etc, ainda tive de fazer uma coisa impossível que era trocar a noção de bilião e trilião, que nunca consegui e à qual devo bons amargos de boca e reprimendas dos professores, absolutamente ignorantes quanto às diferenças nesta matéria: simplesmente nem davam crédito ao facto de eu lhes dizer que tinha aprendido de outra forma. Por isso passei a dizer, mil milhões, um milhão de milhões etc,,,,
    Quanto ao resto, e o importante do post, tanto dinheiro, nem existe não é?
    Fisicamente, não é possivel produzir tanta nota. Por isso, o que está em jogo é um sistema de poder anquilosado e podre, profundamente corrupto que omite a função mais importante da posse da riqueza: quanto mais propriedade, mais responsabilidade...

    ResponderEliminar
  2. Pois....e como eles não ouvem a bem, depois não se admirem de ter que ser a mal....
    O problema nessa altura é a que decorre da esperteza deles de libertarem algum do dinheiro que naõ querem largar, para pôr na não dos que lhes vaõ defender os interesses, ou seja, andamos depois à pancada uns com os outros para que eles continuem escandalosamente ricos

    ResponderEliminar