janeiro 08, 2013

Espelhos

A ser verdade o célebre adágio segundo o qual somos, antes de mais, aquilo que os outros pensam de nós, não posso deixar de temer que a vida de cada um seja uma gigantomaquia de personas (e, pelos vistos, todas legítimas) em tensão.
Se um dia perdermos o norte relativamente ao que sabemos que somos, ao que quisemos e ousámos construir, não passaremos de esquizofrénicos em busca da aprovação alheia, assistindo de camarote à luta do eu consigo próprio.

E não, nem sequer estou a pensar em Cristiano Ronaldo.

14 comentários:

  1. Pois eu penso no Messi... e naquele fato que nem o Stevie Wonder ousaria usar :O)

    ResponderEliminar
  2. Será que o Ronaldo tem sequer noção consciente da luta dele com(contra) ele próprio? Qual será a imagem que o espelho devolve ao ego do craque?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu fazes cada pergunta... teria que perguntar isso a uma filósofa...

      Eliminar
    2. Oh Charlie... pobre Ronaldo, pobres de nós: antes do Ronaldo, perguntemo-nos (foi o que tentei fazer): temos NÓS consciência (as noções são sempre conscientes) dessa luta?
      Apreciar os outros é fácil, tratar de nós é que é uma chatice!

      (São, eu devo ser a única pessoa à face da terra que achou piada à fatiota do Messi, confesso)

      Eliminar
    3. E pronto, já respondeu a filósofa :O)

      Anita, eu também achei piada. Fartei-me de rir :O)

      Eliminar
    4. Pois eu a esta hora estou mesmo é preocupado com a luta terrivel que Ronaldo está a travar com o seu outro eu diante do espelho. Distante do irracionalismo, algures entre a razão vital de um Gasset e um idealismo de Kant, que importância tem a irracionalidade de um titulo que um portador de um fato azarado recebeu, mal atribuido e que por acaso até lhe pertence? Quem é Messi para ser armado em melhor jogador do mundo?
      Acaso será emanação divina?
      Não, porque ninguém responde do Olimpo.
      Para que é que o homem precisa dos herois senão para que estes reacendam a palidez dos crepúsculos dos deuses?
      O fato de Messi não cumpre neste contexto um propósito desconstrutivo extraordinário?

      Eliminar
    5. Mal "acomparado", o fato do Messi teve o mesmo "propósito desconstrutivo" (chiça que estás com pedalada, tu!) do que eu tenho em cima do meu armário na empresa: uns óculos que em vez de lentes têm tiras, tipo estores, tudo em amarelo. Não os uso... mas estão lá... e só os tiro do armário quando vou de férias.
      Se o Messi, com o ato dele, usasse aqueles óculos, isso sim, seria um "propósito desconstrutivo extraordinário".

      Eliminar
    6. Ha ahahahahahahahahaha :):):):):): :D

      Eliminar
    7. Pois eu confesso a minha profunda ignorancia (desculpem, nao tenho acentos)> nao percebi nadinha do que disseste, Charlie, nem sequer da referencia a Ortega y Gasset (suponho que se trate do mesmo Gasset) ou a Kant, pelo que admito ate a lacuna no conhecimento tecnico. Entao quando entram o Messi, o Ronaldo e o Olimpo para lhes fazer companhia, retiro o meu time de campo, por manifesta incapacidade intelectual para vos acompanhar.

      Eliminar
    8. Bem... então que direi eu?!...

      Eliminar
    9. Eu sei la... Ha sempre um momento, nestas discussoes, em que sinto que perdi qualquer coisa. Como nao perdi, so pode ser mesmo ignorancia minha, porque pareco ser a unica a parecer estar perante um texto em neerlandes.
      (o Firefox hoje esta louco e nao me deixa por acentos, perdao por isso)

      Eliminar
    10. Voces nao tem gosto em picar-se mutuamente?
      (solidariedade com a tua falta de acentos)

      Eliminar
    11. Conheces-me melhor do que isso, São... :)
      Eu não me pico, chateio-me e vou-me embora, qual menina amuada (dizem uns) ou gaja que não tem pachorra para perder tempo (dizem outros) - porque picar-me com gente com quem não concordo é pura perda de tempo. Discutir é bom, perder tempo é péssimo.
      Quando digo que não percebo alguns dos comentários, estou a falar a sério: ali em cima não percebi puto. Eu, incapaz, me confesso.

      Eliminar
    12. Oh, já tens acentos? Assim perde parte da piada :O)
      Ana, por te conhecer e ao Charlie também é que estranho as vossas picardias.

      Eliminar