maio 06, 2014

«O que é feito da "alínea j" do ponto 2 do Programa do MFA?»

Boa pergunta feita pela AJA (Associação José Afonso) - Núcleo da Região de Aveiro!

O programa do Movimento das Forças Armadas tinha nas suas medidas imediatas um ponto 2 com o que a Junta de Salvação Nacional propunha decretar, entre outras alíneas, a j):

"Medidas que conduzam ao combate eficaz contra a corrupção e a especulação"




5 comentários:

  1. E olha que as medidas eras "imediatas", e o documento é de setembro de 1975.
    Queridos, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.
    Assim, tendo-se passado 1 dia, desde 19/09/1975, e nada foi feito... é bem capaz de vocês ficarem à espera - por mil anos - dessas tais "medidas que conduzam ao combate eficaz contra a corrupção e especulação."
    Tal e qual aqui.

    Vou comer um <•)))))< em intenção. Amém.

    ResponderEliminar
  2. No caso específico do momento que atravessamos, acho ainda mais certeira a referência à especulação. Foi a especulação que nos trouxe - e mantém - na merda.

    ResponderEliminar
  3. Corrupção é o que há mais e sobre especulação, a austeridade que nos está a levar tudo a começar pela alegria de viver, aí está ela, bem vivinha e instalada em todas as ramificações do sistema por todo o mundo.
    Não se consegue combater isto com as armas tradicionais. Estamos metidos no mesmo sarilho dos Troianos. Metemos o cavalo dos cifrões portas adentro e os corruptos comprados pelos especuladores estão por todos os lados a arrasar o nosso modelo de existência e convívio.
    Uma estratégia?
    Fosse eu o general e espalharia o boato entre as minhas hostes para que as hostes adversárias acreditassem que num determinado ponto o saque seria milionário. O boato teria a mensagem apensa de que seria impossível vencer os ocupantes, e isto para que os meus ficassem poupados.
    De seguida, com os meus a salvo, faria com que os ocupantes acreditassem que o ponto do saque estaria fortemente defendido e que os defensores estariam prontos para tudo.
    Depois era só esperar que os atacantes se aniquilassem ao atacar mutuamente cada um do seu lado o muro atrás do qual esperariam encontrar o tesouro.
    Mas isso seria esperar demais de umas cabeças totós, que o melhor que consequem são os discursos lineares, enfadonhos e totalmente vazios

    ResponderEliminar
  4. Charlie, meu General Sun Tzu! Estás melhor do que ele,em A Arte da Guerra.

    ResponderEliminar
  5. Sou um guerreiro ávido de paz, custe ela as guerras que custar.... :(

    ResponderEliminar