maio 14, 2011

As novas escolas secundárias são lindas, não são?

Pois... mas não foram feitas para o bem estar e a saúde, dos alunos, professores e funcionários.
O programa Biosfera, da RTP2, alertou para os problemas das escolas secundárias que foram remodeladas pela empresa Parque Escolar EPE:



Uma amiga minha, professora numa destas escolas "muito lindas", fez o seguinte comentário a este programa:
"Dei uma escapadela ao trabalho e vi o vídeo. Já tenho visto alguns programas «Bioesfera». Os que vi foram de qualidade, reconheci-lhes rigor e cuidado de apresentação da informação. Mas mesmo que não tivesse este registo na minha memória o simples facto de viver dentro de uma escola «parque escolar» fez-me abanar a cabeça em jeito afirmativo durante os 6.27 minutos do vídeo. Quem me visse diria «Ou tem Parkinson ou está a concordar!».
Infelizmente tenho que concordar (ressalvo as intervenções do Sr. da Parque Escolar)! Sofri horrores de frio nos laboratórios durante o inverno, com temperaturas de 7 e 8 graus medidas com sensores de laboratório altamente fiáveis e agora sofro com o calor deste Verão antecipado. Se abrimos uma janela o sistema dispara e o barulho é tal que me julgo um «pardal parvo que fez ninho no motor de um avião».
Muito teria para conversar sobre isto mas o dever burocrático-administrativo da função docente (que já teve tempos mais interessantes) chama-me. Vou fazer mais uma grelha de monitorização para que os números não faltem!
Que falte o conhecimento, o desenvolvimento de competências, o investimento na construção da cidadania e tudo o mais que gera pessoas capazes de nos garantir uma reforma condigna, mas que não nos falte a estatística!
Desculpa o desabafo e obrigada pelos registos que nos vai enviando.
(assinatura legível)"

3 comentários:

  1. Este será um dos mais acabados exemplos do «faz-de-conta» em que esta desgovernada postura dos governantes (?) é pródiga.

    Depois, pode dizer-se que a obra de melhoramento é bestial,e que se gastaram nela não sei quantos milhões, e que isso é que é bom para as massas, e que o país deu um salto do caraças a caminho dos parceiros europeus... E de seguida, bem vistas as coisas no terreno e onde mais dói, tudo é uma falácia, uma disfunção, onde a única realidade consistente é a quantidade de dinheiro desbaratada.

    Por força das circunstâncias conheço uma mão cheia de situações destas. E todas enfermam dos mesmos males. Como podemos calar e não denunciar?

    E não se trata de estar sempre a «dizer mal», trata-se sim de denunciar esta actual prática de instituir normas e procedimentos «pràfrentex» qe estão absolutamente minados na sua aplicação prática.

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  2. Eu já não consigo aturar mais o Ministério da Educação!

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