maio 01, 2011

"Temos é que ser gente, pá!" (ou A Actualidade de Um Imortal)

"O que é preciso é criar desassossego. (...)
Quando começamos a procurar álibis para justificar o nosso conformismo, então está tudo lixado! Acima de tudo, é preciso agitar, não ficar parado, ter coragem, quer se trate de música ou de política. E nós, neste país, somos tão pouco corajosos que, qualquer dia, estamos reconduzidos à condição de 'homenzinhos' e 'mulherzinhas'. Temos é que ser gente, pá!"

José Afonso, 1985 (cit. por Viriato Teles)

10 comentários:

  1. Cabeça inchada, morena, dói, dói, dói...

    ResponderEliminar
  2. Rabos de palha... cabeça inchada... é cada imagem...

    ResponderEliminar
  3. Só queria poder encontrar no YouTube as imagens da entrevista que lhe fizeram na comemoração dos 10.º aniversário do 25 de Abril. É assustador como, se tirássemos a data em rodapé e ele estivesse vivo, aquilo poderia ser hoje: a alusão ao FMI, as novas gerações a braços com o desemprego, a auto-desresponsabilização da população em geral e dos governantes em particular...

    ResponderEliminar
  4. Pois... vi isso ainda há pouco aqui pelo Facebook. Se encontrar envio-te.

    ResponderEliminar
  5. Pois, pois... Sempre grande, o Zeca, sempre a caminho da Utopia - o único local, aliás, onde ele gostava de passar férias.
    E a transcendência da coisa não está em procurar uma alavanca para mudar o mundo de sítio, mas apenas pontapear aquela merdita daquela pedrita com que tropeçamos todos os dias ao sair de casa... e que alguém ali colocou por qualquer razão que nem vem ao caso, mas que não retiramos por mero comodismo ou conformismo ou paralisia cerebral.

    ResponderEliminar
  6. E depois admiramo-nos de o caminho estar entupido... com grandes montes de pequenas pedritas.

    ResponderEliminar