maio 11, 2011

Uma árvore genealógica que todos os que nos governam deveriam conhecer

Em Betanzos, uma povoação galega, sede de concelho e situada perto d'A Corunha, onde para além de um centro histórico simpático, existe ainda um parque temático conhecido como El Pasatempo que é único no seu género.

Trata-se de um "parque enciclopédico", construído no final do século XIX/início do século XX por 2 irmãos, os García Naveira, beneméritos nascidos em Betanzos que, após fazerem fortuna no estrangeiro, regressaram à sua terra Natal onde decidiram contribuir para o bem-estar dos seus conterrâneos, construindo escolas, obras de assistência social e este parque, no qual incluíram alusões às maravilhas que encontraram nas suas viagens à volta do Mundo, isto para além de várias lições sobre os aspectos do quotidiano.

Entre as referências à pirâmide de Quéops, ao canal do Panamá ou ainda a reconstituição de uma gruta, com estalactites e estalagmites, é possível encontrar esta curiosa árvore genealógica do Capital:

Vendo associados ao Capital, termos como "constancia", "ahorro", "firmeza", "honor", "economia", "trabajo", "orden", "prevision", "entendimento", "voluntad", "caracter" e "rectitud", leva-nos a colocar a questão: Serão os nossos governantes demasiado evoluídos ou estes irmãos García Naveira é que eram mesmo do século passado?

12 comentários:

  1. Grande descoberta, Caetanito!
    Esses irmãos García Naveira eram Marcianos. Só podiam!

    ResponderEliminar
  2. Marcianos são os tais que fabricavam camisas, não é?...
    Ou será que eram gravatas???

    ResponderEliminar
  3. Não foi só isto que descobri! Calma que vai já uma posta-choque para o blog porcalhoto.

    ResponderEliminar
  4. Este «arbol» é de um lirismo tão grande que os manos galegos só podiam mesmo ser do tempo dos românticos exacerbados...

    Se estivessem em Portugal, pelos dias que correm, seriam embalsamados e metidos ali pelo Museu de Arqueologia... Provavelmente na portaria, que sempre faziam as vezes de um funcionário que não existe. :-(»

    ResponderEliminar
  5. É verdade, camaradas pá, mas tal como diz o Orca, é um árbol e construido à imagem das "árvores da vida" presentes em todas as estruturas religiosas e esotéricas.
    A própria árvore de onde Adão e Eva terão pecado não é mais que uma deriva bíblica desse conceito.
    Encontramos muitas variantes das árvores da vida consoante as épocas históricas e correntes filosóficas em vigor.
    A sua estrutura representa uma hierarquia circular interdependente subordinada a um elemento tanto irradiador como aglutinador, que tanto pode aparecer no centro da figura, como no topo ou na sua base. Esta estrutura representativa remete para a mística nas "mandalas" que condensam na sua forma circular de padrões repetitivos o sentido final do homem na sua relaçao com o cosmos, recuperando mais uma vez a noção de hierarquia e interdependência subordinada sempre à complementaridade.
    ( conceito que modernamente o Homem através da ecologia redescobriu)

    ResponderEliminar
  6. E.... com o ataque de tonteira que o suporte dos blogues atravessou, lá ficaram os comentários pelo caminho, algures no limbo dos bits e bytes perdidos pela fiarada da rede mundial

    ResponderEliminar
  7. Raios partam os engenheiros do Blogger mais as operações de manutenção...

    ResponderEliminar
  8. A 14 de Maio diziam:
    "Nearly all posts since Wed. are restored, now bringing back comments from last couple days. They should be back this weekend or sooner."

    ResponderEliminar